segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Timóteo sedia Centro Regional de Referência em Crack

Atendimento da unidade abrangerá as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço.


Por iniciativa do governo municipal, Timóteo foi um dos municípios selecionados pelo governo federal para a implantação do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas, que atenderá a Região Metropolitana do Vale do Aço. Em todo o país, serão implantados 45 centros que integrarão a rede nacional de combate às drogas.

“Essa é uma grande conquista para a população de nossa região”, comemora o secretário municipal de Assistência Social, Enéias Reis, frisando a importância da atuação integrada entre as esferas municipal, estadual e federal na área de segurança pública. No final do ano passado, a Prefeitura de Timóteo inscreveu seu projeto de enfrentamento às drogas na Secretaria Nacional Anti-drogas, sendo contemplado.

“A proposta do governo federal estabelece a participação de universidades, por isso convidamos o CEFET-MG , campus de Timóteo, para a execução do projeto por reconhecer a sua eficiência na área de gestão educacional e de capacitação profissional”, expõe o secretário. O Centro deve entrar em funcionamento em abril e será responsável pela capacitação de profissionais da área médica e de assistência social que lidam com a população em situação de risco.

Ações

Dentro das ações de combate e prevenção contra as drogas, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Assistência Social mantém convênio com as clínicas Clirec e Monte Sinai, que oferece tratamento para dependentes químicos. “Entendemos que a família não pode desprezar o usuário de drogas nas mãos dos traficantes. Ele precisa passar por tratamento especializado e depois ser inserido no meio social”, comenta Enéias Reis, lembrando que a Organização Mundial de Saúde classifica o consumo de drogas como uma questão de saúde.

Além dos convênios com o CRAS, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação, é parceira da Polícia Militar no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que atende as escolas do município.

Fonte:PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário