sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Douglas Willkys participa de solenidade de posse do TCE


Na última terça-feira o Conselheiro Antônio Carlos Doorgal de Andrada foi empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Inúmeras autoridades estiveram presentes ao evento entre elas o presidente da câmara de vereadores de Timóteo Douglas Willkys (PSB) e o prefeito da cidade Sérgio Mendes (PSB).

Andrada foi eleito por unanimidade, em Sessão Plenária, realizada no dia de 15 de dezembro do ano passado, juntamente com a Vice-Presidente, Conselheira Adriene Andrade, e o Corregedor, Conselheiro Sebastião Helvécio. .

O TCE é responsável pela análise das contas, papel de fundamental importância para que os gastos públicos sejam realizados de maneira correta. “Quando se há dúvidas quanto à prestação de contas de um município ou estado, elas precisam ser analisadas por um Tribunal, e se aprovadas, o prefeito ou presidente fica livre, caso contrário ele terá que esclarecer os pontos divergentes com risco de perder o mandato por improbidade administrativa, pode perder o direito de captar recursos do governo. Além de outras punições. Por isso, devemos sempre estar atentas aos gastos públicos. Fizemos questão de prestigiar a posse do novo presidente devido a seriedade com que este trabalho deve ser realizado e nosso respeito ao órgão.”, enfatiza.

Antônio Carlos Doorgal de Andrada


O Conselheiro Antônio Carlos Andrada substitui o Conselheiro Wanderley Ávila, que presidiu o TCEMG no biênio 2009/2010. Formado em Direito, Andrada é professor universitário licenciado de Direito Constitucional e Ciência Política, especialista em Direito Público /Puc-MG e em Controle da Administração Pública/CAD-Universidade Gama Filho e foi mestrando em Direito e Instituições Políticas/Fumec. Foi vereador, prefeito de Barbacena e deputado estadual por duas legislaturas. No TCEMG, onde tomou posse como Conselheiro em 16 de fevereiro de 2006, foi o coordenador-geral da Comissão Especial instituída para elaboração de anteprojetos para a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno do Tribunal de Contas, em 2008; o relator das Contas Governamentais do exercício de 2007, emitindo parecer aprovado em junho de 2008; e exerceu a Vice-Presidência desde fevereiro de 2009. No último biênio, atuou como Presidente da Primeira Câmara, Diretor-Geral da Revista do Tribunal e Coordenador da Comissão de Jurisprudência e Súmula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário