quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Queda na arrecadação municipal preocupa legislativo de Timóteo

O presidente da casa propôs audiência pública para discutir perda do município.

Na tarde desta terça-feira foi realizada reunião ordinária da câmara de vereadores de Timóteo. Entre os assuntos discutidos estava a queda na arrecadação do município de cerca de R$ 22 milhões, ocasionada pela lei do “ICMS Solidário” que foi o que mais preocupou aos vereadores.

Para buscar entender os prejuízos que esta perda pode ocasionar ao município e como minimizar os impactos desta queda o presidente da Câmara Douglas Willkys (PSB) solicitou a realização de uma audiência pública. “Estamos preocupados com o que pode acontecer, pois ainda não sabemos que setores serão os mais afetados e como poderemos contornar esta situação. Por meio desta audiência poderemos discutir o problema com mais cautela”, afirmou Douglas. O dia, local e horário da audiência serão divulgados assim que definidos.

Presente na reunião o vice-prefeito e secretário de planejamento, Marcelo Afonso falou sobre a situação. “Já saiu R$ 17 milhões de uma vez do caixa do município. A realidade é muito mais dura do que a sociedade imagina. O ‘ICMS Solidário’ compensa as cidades mais pobres. Nós, ao perdermos mais de 20 milhões de reais, ficamos miseráveis. Os recursos disponíveis não pagam as contas de 2011. A crise econômica do final de 2008 foi a principal causadora dessa situação. Mas se nos últimos anos os gestores de Timóteo tivessem acompanhado o VAF, o resultado financeiro estaria melhor hoje. Essa audiência vai ser fundamental para encontrar uma solução inicial para esse problema”, resume Marcelo Afonso que informou a saúde e a educação serão os setores preservados da queda.

“Terceirização da UPA”

Já ao final da reunião o procurador do município, Hamilton Roque, respondeu há outros questionamentos dos vereadores entre eles o resultado do concurso público da área da educação, perdão das multas por avanço de sinal e terceirização da Unidade de Saúde do Olaria II (UPA). Segundo o procurador, que fez uso da Tribuna, o resultado do concurso sairia ainda nesta semana, as multas ainda estão sendo analisadas e quanto a UPA ele afirmou que a questão também está sendo discutida, mas antecipou sua opinião. “Estou convicto de que a gestão compartilhada do UPA é a melhor forma, mais eficaz para prestar serviços à comunidade”, afirmou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário