terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto de Lei destina “fim” para lixo tecnológico em Timóteo

Atualmente os aparelhos eletrônicos são descartados juntamente com o lixo residencial, o que pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Preocupado com os prejuízos que este tipo de material pode causar ao meio ambiente o parlamentar Douglas Willkys (PSB) apresentou o Projeto de Lei 3.442/10, que visa a coleta seletiva do lixo industrial, comercial e residencial no município, bem como uma destinação correta para estes resíduos.

A todo momento o mercado tecnológico apresenta evoluções em seus produtos e os consumidores querem acompanhar estas novas tendências, mas onde descartar o aparelho que não nos atende mais? Esta sobra é chamada de Lixo Tecnológico e seu destino preocupa ambientalistas e autoridades atentas aos danos que este tipo de resíduo pode causar ao meio ambiente.

Segundo Douglas, o projeto tem como objetivo estabelecer um destino para este tipo de resíduo em Timóteo, o município tornará responsável por coletar e armazenar os resíduos e se necessário cobrar das empresas taxa específica para a realização destes serviços.


O projeto prevê ainda campanhas educativas em escolas, empresas e comunidades a fim de conscientizar as pessoas sobre o destino correto do lixo tecnológico e parcerias com empresas interessadas em retirar os equipamentos para reciclagem e reaproveitamento sem nenhum custo. Ao apresentar o Projeto de Lei, Douglas ressaltou a importância de se fazer a coleta seletiva. “Estes resíduos podem causar sérios problemas ao meio ambiente e somente o poder público tem condições efetivas de resolver, mediante correta intervenção”, afirma

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Minas Gerais produz 69 mil toneladas deste lixo por ano. E se for descartado de maneira irregular pode contaminar o solo por ser um produto tóxico, alguns podem demorar séculos para se decompor.

Nesta quarta-feira (16) o projeto será votado a redação final, em reunião ordinária e posteriormente será encaminhado ao executivo para sanção.

2 comentários:

  1. O que ficou votado? Qual foi resultado?

    Juan S. da Mata

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa. Parabéns!
    Temos interesse por todas as fontes ATX de computadores para aproveitamento de peças e até mesmo reparo das mesmas para reinserí-las no mercado novamente. Caso se interesse, favor contactar-nos pelos telefones (33)3345-1708 ou (33)03345-1371 para tratarmos de coleta das mesmas e possíveis acertos de acordo. Estamos no município de Chalé - MG (ALEONALDO & JOSELITO). Grato e sucesso no projeto.

    ResponderExcluir