sexta-feira, 25 de junho de 2010

Parlamentar busca recursos para instalação de Centro de Zoonoses em Timóteo

“Queremos construir em nossa cidade um Centro de Zoonoses que não se limite apenas em aplicar inseticidas em animais abandonados”, Douglas Willkys.


A falta de um canil municipal ou Centro de Zoonoses no município de Timóteo tem trazido inúmeros transtornos à população. Apesar de haver no município especialistas no controle de animais e vetores o mesmo não possui um Centro especializado com canil municipal, o que permitiria aos técnicos realizar pesquisas e atender as necessidades dos moradores, que diariamente reclamam da presença de animais soltos nas ruas e dos problemas causados por eles. Timóteo conta apenas com um departamento de divisão de zoonoses que realiza serviços limitados por não possuir estrutura adequada.

Douglas Willkys (PSB) atento à essa necessidade, busca soluções para este problema junto ao Ministério da Saúde. Essa semana, em viagem à Brasília, Douglas reuniu-se com o gerente da Secretária de zoonoses Eduardo Caldas, a fim de reivindicar recursos para a construção de um Centro de Zoonoses, no intuito de propiciar melhorias para a departamento e otimizar os serviço prestados no município. Atualmente, o recolhimento de animais é feito apenas em casos extremos como ataque de Pit Bull ou cão raivoso, entretanto o serviço é realizado pela zoonose de Coronel Fabriciano que presta favor ao município de Timóteo, pois não existe nenhuma parceria entre as duas cidades.

Por meio do requerimento Nº 112/09 o parlamentar cobrou a não aplicação da Lei 2.656 do ano de 2006 que dispõe sobre o controle de animais e zoonoses, requerendo ao executivo municipal a previsão para a construção de um Canil. Além de contribuir para estudos de especialistas, o canil ou Centro de Zoonoses, atenderia também aos anseios dos moradores e comerciantes.”Meu empenho agora é para que, de fato, as melhorias sejam efetuadas, não basta apenas tentar combater a procriação desenfreada e aplicar inseticidas para eliminar pulgas e carrapatos. Queremos um centro capaz de desenvolver pesquisas que possam solucionar os problemas causados por inúmeros parasitas em nossa região, como caramujos africanos, infestação de abelhas, cupins e pernilongos, dentre outros”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário