Desde o início de seu mandato o vereador Douglas Willkys vem cobrando ações para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
No Brasil a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006 e atualizados em 2008, mostram que o índice de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é de 17,8% em relação aos 22,2 milhões de jovens que desenvolvem alguma atividade econômica.
Em Timóteo a situação também se repete. E isso tem sido uma preocupação constante para o vereador Douglas Willkys (PSB), o mais jovem da microrregião metropolitana do Vale do Aço. Desde o início de seu mandato Douglas vem cobrando ações de inserção do jovem no mercado de trabalho, em 2009 entrou com o requerimento de nº 236/2009 que pedi o cumprimento da Lei nº2,670 de 2006 que institui o “Programa de estímulo ao Primeiro Emprego” no âmbito do município. E ainda o requerimento de nº 237/2009 pedindo o cumprimento da Lei nº 2,770 de 2007 que Institui o Programa de Concessão de bolsa de estudos para o ensino médio ou superior nas escolas e faculdades particulares .
Veja no folder no final da matéria os cursos oferecidos e como se inscrever.
Visando melhorias para a juventude Douglas fez a indicação de nº 308/2009 que visa a construção de uma unidade do posto de atendimento do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem comercial na cidade de Timóteo com intuito de oferecer capacitação profissional aos jovens na área de comércio e serviços.
Neste mês a prefeitura de Timóteo abre 2 mil vagas de profissionalização para os jovens por meio do programa PROJOVEM que irá oferecer cursos gratuitos para pessoas com idade entre 18 a 29 anos em diversas áreas. O participante que tiver 75% de frequência no curso escolhido também irá receber um auxílio financeiro, além de vale transporte e lanche durante as aulas.
Para Douglas esta medida é uma AÇÃO positiva que poderá evitar o ingresso do jovem na criminalidade por oferecer-lhe opções de melhorias para qualidade de vida com dignidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário