quinta-feira, 10 de março de 2011

Presidente da Federaminas  apoia  luta de Timóteo contra perdas do ICMS Solidário



O presidente da Federação do Comércio de Minas Gerais (Federaminas) Wander Luiz Silva, fez uma declaração de apoio ao prefeito Sérgio Mendes (PSB) por ele não deixar o ‘caos’ se instalar em Timóteo.

“Todos apoiamos a luta do prefeito, pois sabemos da importância de se romper barreiras e de se buscar um desenvolvimento com seriedade”, disse.

Na foto: refeito Sérgio Mendes, diretora Tânia Carvalho, presidente Federaminas e o novo presidente Hiler Félix

O posicionamento de Wander aconteceu na última quinta-feira (3), no teatro da Fundação ArcelorMittal/Acesita durante a posse do novo presidente da Aciati, Hiler Felix, do vice-presidente Antonio Teixeira e de vários outros membros da diretoria.

O prefeito foi muito aplaudido quando deu detalhes da diplomacia empregada para impedir que o caos se instale no município. Em vez de brigar, xingar, ficar reclamando da vida pela queda de R$ 22 milhões na arrecadação de Timóteo, Sérgio Mendes tem optado pelo diálogo e pelas negociações.

No início da semana, por exemplo, o prefeito se reuniu com o governador de Minas Antonio Anastasia para tentar convencê-lo a ‘acabar’ com o chamado ICMS Solidário, que fez Timóteo e outras 19 cidades perderem receitas milionárias em 2011.

Somente no Vale do Aço as perdas passam de R$ 60 milhões, já que Ipatinga e Belo Oriente também foram prejudicadas pela lei que visa, sem sucesso, tirar dinheiro dos municípios mais ricos para passar para os mais pobres.

“O governador é um homem técnico e está solidário à nossa causa porque mostramos a ele que a medida adotada é incapaz de resolver os problemas de arrecadação das cidades menores. Dá pouco dinheiro para esses municípios e deixa 20 cidades em estado de caos”.

Para defender a recomposição das perdas do ICMS, o prefeito lembrou ao governador o dinamismo da economia do município que governa, baseada em indústria, comércio e serviços, e cuja história supostamente teria começado com um arraial surgido no século XIX, a partir de uma venda (armazém) criada pelo comerciante Manoel Timóteo.

As argumentações surtiram efeito, o governador se comprometeu a criar mecanismos para amenizar as perdas do ICMS, como enviar recursos para construção de um acesso seguro ao contorno rodoviário do Vale do Aço e também para construção de um centro de distribuição. Esse último empreendimento deverá ser construído na Fazenda dos Maias, em um local usado como campo de pouso para pilotos de ultraleves. Os proprietários das terras já foram informados do projeto.

União

Falando à platéia de empresários e diversas autoridades regionais, o prefeito destacou a questão da segurança pública, dizendo que ainda neste mês, deverá ser feita a licitação do Olho Vivo, para instalação de câmeras de vigilância no Centro Comercial de Acesita.

O prefeito ainda lembrou a necessidade de união no Vale do Aço, uma vez que os desentendimentos não levam a lugar algum. Por esse motivo, inclusive, que Timóteo continua de fora da Amva e da Amdi, situação que se se depender de Sergio Mendes, só será revertida depois que as duas entidades estiverem unidadas para defender os interesses metropolitanos do Vale do Aço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário