quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prefeitura e Polícias comemoram avanços na segurança pública

Redução de 63% dos índices criminais e ampliação no número de inquéritos concluídos demonstram sucesso de parceria no município.

A Administração municipal empossada em outubro de 2010 comemora o sucesso da parceria com as polícias Civil e Militar no município, que através de convênios e outras formas de cooperação já resultou na redução em 63% dos índices criminais em Timóteo, aumento de 100% no volume de patrulhas, aquisição de novas viaturas, paralelamente a ampliação de 400% no número de inquéritos encaminhados ao Poder Judiciário e ao processo de implantação do programa Olho Vivo. O prefeito Sérgio Mendes homenageou, em sessão solene na Câmara Municipal, o Comandante da 85ª Cia da PM Sérgio Renato da Silva (representando a Polícia Militar) e o delegado Gilmaro Alves Ferreira (representando a Polícia Civil) pelo trabalho.

“Já sentimos uma melhoria efetiva nos serviços de segurança pública em nossa cidade. Isso mostra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais, aqui representados pelo Sérgio Renato e pelo Gilmaro, que têm sabido conduzir com excelência suas equipes na realização de diversas operações bem-sucedidas em Timóteo. Nos orgulha abrir os jornais e ficar sabendo de importantes prisões, inclusive de malfeitores que atuavam em nível nacional”, destacou o prefeito.

Mendes ainda elogiou iniciativas de integração com a comunidade, tais como o PROERD, que coíbe a iniciação no consumo de drogas entre os adolescentes ( Timóteo é a única cidade do estado em que o programa atende 100% das escolas) e a rede de vizinhos protegidos. Ainda, a estratégia de inteligência policial que permitiu eficácia ainda maior na conclusão de inquéritos, também foi lembrada.

DEDICAÇÃO

O comandante Sérgio Renato assumiu a condução dos trabalhos em Timóteo no dia 18 de fevereiro e focou seu trabalho neste período em proteger os cidadãos e a sociedade, garantir a segurança dos bens públicos e privados, além de coibir os ilícitos penais. “Em meus 20 anos de serviço na Polícia Militar sempre trabalhei guiado pela máxima de que a Justiça me impõe a obrigação de usar meus conhecimentos a serviço da sociedade. Sabia dos desafios que enfrentaria em Timóteo, mas pedi a Deus que me guiasse e iluminasse minha trajetória, e assim ele o fez. Tenho procurado agir sempre com muita transparência, dignidade e principalmente honestidade – qualidade esta que me orgulho de ter herdado dos meus pais”, disse o policial militar.

Renato também elogiou a parceria do município na atual gestão. “Nada disso seria possível sem a participação da sociedade e em Timóteo ela tem se mostrado cada vez mais atuante. Não poderia também aqui deixar de agradecer o prefeito Sérgio Mendes pela forma como tem atuado em relação à polícia, sempre com muito respeito, sem interferir em nosso trabalho, mas também se colocando como grande parceiro nas horas em que pode contribuir”, ressaltou.

Apenas em 2011, além da renovação do convênio pelo qual o município transfere recursos para apoiar as atividades da PM, a Prefeitura também viabilizou a aquisição de três novas viaturas 0 km, contribuindo para a ampliação do efetivo policial na cidade. Até o final do ano serão instaladas 25 câmeras de monitoramento em locais estratégicos, dentro do programa Olho Vivo, que tem apresentado ótimos resultados em todas as localidades em que já foi implantado. O prefeito Sérgio Mendes também renovou o convênio com a Polícia Civil.

COMPROMISSO

“Nos deixa muito felizes de ouvir nas ruas o reconhecimento a um trabalho que mudou muito nos últimos meses. Com o apoio da Prefeitura aliado à competência de profissionais exemplares como os homenageados desta noite, Timóteo se tornou uma cidade ainda mais tranquila e aprazível para sua população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão Marcelo Afonso.

Já o delegado Gilmaro Alves lembrou do tempo em que atuou em Timóteo como escrivão, quando foi estimulado pelo então delegado Francisco Pereira Lemos a prestar concurso público. “Tive imensas oportunidades, principalmente de poder trabalhar com homens como o delegado Lemos e o delegado regional João Xingó, com quem pude aprender muito pelo exemplo de dignidade e competência no exercício da profissão. Com a chegada do colega Sérgio Renato conseguimos então desenvolver uma forma mais célere de serviço de segurança pública, também com o prefeito Sérgio Mendes que sempre tem nos apoiado”, comemorou.

Por seu turno, o delegado regional João Xingó, que reside em Timóteo, disse ser justa a homenagem a Gilmaro e Sérgio Renato como representantes do esforço das duas polícias na promoção da segurança pública. Ele também elogio o programa social Bolsa Cidadania, lançado na última semana pelo prefeito Sérgio Mendes para integrar ações de inclusão social, transferência de renda e apoio ao esporte. “Moro em Timóteo e agradeço como cidadão, fico satisfeito pois aqui tenho minha família e meus amigos. Também fico muito feliz em ver aqui meu querido amigo Djalma, também colega de polícia, que foi convidado pelo prefeito Sérgio Mendes e está fazendo um importante trabalho na Ouvidoria municipal. Destacar o Bolsa Cidadania, quando a gente vê uma iniciativa desso porte, nós acreditamos que existe solução para o problema dos jovens, para que não fiquem na ociosidade e expostos às drogas”, concluiu.

PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário