segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Timóteo lança Bolsa Cidadania

Programa social inédito em Minas, combina inclusão social, transferência de renda, acompanhamento escolar e acesso ao esporte, com 100% dos investimentos feito com recursos próprios do município.

O governo municipal de Timóteo lançou oficialmente o programa social Bolsa Cidadania, durante cerimônia realizada na noite de sexta-feira (29), no clube da Associação das Empresas Industriais de Timóteo (Asseit/SESI). O evento reuniu diversas autoridades, como vereadores, ex-prefeitos, além de representantes da sociedade civil, clubes de serviços, líderes comunitários e diretores de entidades, que puderam conhecer melhor a iniciativa concebida pelo prefeito Sérgio Mendes e sua equipe de governo.

Pioneira em Minas Gerais, a iniciativa será financiada exclusivamente com recursos do município, e desenvolvida no momento em que o país se prepara para receber os maiores eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Integrando transferência de renda a famílias em situação de vulnerabilidade social, inclusão e apoio à prática de esportes, o Bolsa Cidadania pretende desenvolver talentos ao mesmo tempo em que mantém os adolescentes com idades entre 11 e 16 anos longe das drogas e da ociosidade. O acompanhamento escolar será uma das principais metas do programa.

“Estou aqui acompanhado de minha esposa e minhas filhas, e como pai sei bem a dificuldade de estarmos presentes junto à família em meio à correria no dia a dia. Mas se não fizermos hoje esse esforço, no futuro os filhos estarão longe de nós, e pouco restará a ser feito. Por isso me deixa muito satisfeito que possamos proporcionar a tantas famílias a tranquilidade de saber que seus filhos estarão num ambiente saudável, desfrutando de uma oportunidade para melhorar o futuro, enquanto os pais estiverem no trabalho buscando o sustento do lar”, destacou o prefeito.

COMPROMISSO

Coordenador da equipe intersetorial responsável pelo desenvolvimento do Bolsa Cidadania, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Marcelo Afonso agradeceu a contribuição de todos que de alguma forma estiveram envolvidos na concepção do programa social. Ele lembrou que a necessidade de promover inclusão social foi priorizada no plano de governo apresentado à população nas eleições de 2008, mostrando que seu lançamento oficial também significa a concretização de um projeto de inovação nas políticas públicas do município, disse Afonso.

O secretário de Planejamento e Gestão destacou a importância de uma cidade que respeita a participação da sociedade nas suas decisões. “Temos aqui presentes vários atores sociais que neste governo passaram a ter um espaço ainda maior para contribuírem com o futuro de Timóteo. Falo aqui do Conselho de Gestão e Transparência, outro compromisso nosso que já se encontra funcionando, e muito nos tem ajudado nas principais decisões que precisamos tomar. O Bolsa Cidadania é de Timóteo, nossa cidade que tanto amamos e que já voltou a dar bons exemplos para Minas e para o Brasil”, enfatizou.

O PROGRAMA

Além do SESI, foi assinado convênio com o clube Alfa para abrigar as atividades esportivas do programa. Na cerimônia de lançamento também foram apresentados os orientadores físicos que ficarão responsáveis pelo acompanhamento dos adolescentes nas seis modalidades esportivas oferecidas inicialmente pelo Bolsa Cidadania: Atletismo, Natação, Basquete, Vôlei, Futsal e Handebol. Além disso, as famílias selecionadas através do cadastro no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme critérios socioeconômicos, receberão um cartão de identificação para ter acesso ás praças esportivas onde as atividades esportivas acontecerão. A bolsa de auxílio financeiro mensal no valor de R$ 40 será depositada na conta do responsável pela criança, nos mesmos moldes do programa Bolsa Família.

A equipe pedagógica da secretaria de Educação fará o acompanhamento da assiduidade escolar, para que o programa também reflita positivamente no desempenho dos adolescentes dentro da sala de aula. Disciplina e dedicação aos estudos também serão estimulados pela Prefeitura, que ainda oferecerá aos beneficiários do Bolsa Cidadania acompanhamento psicológico e social nas unidades do CRAS, CREAS e da rede municipal de saúde.

PROTEÇÃO E OPORTUNIDADE

“O mal deste século é a droga. Por isso temos tanta preocupação em manter nossos futuros cidadãos longe de ameaças como o crack que vem destruindo tantas famílias. Esse apoio é necessário e será oferecido em Timóteo, vamos ampliar o Bolsa Cidadania e mostrar que nossa gente tem é craques no esporte. Se hoje o Brasil se orgulha de grandes atletas como Senna, Pelé e tantos mais, temos mesmo é que oferecer oportunidade para que as crianças de hoje sejam nosso maior orgulho no futuro”, defendeu Sérgio Mendes.

O presidente da Câmara Municipal, Douglas Willkys (PSB) lembrou que investimentos como o Bolsa Cidadania tem um custo econômico e social muito menor do que é gasto atualmente na recuperação de dependentes, no socorro a acidentes de trânsito causados pelo consumo de substâncias como o próprio álcool e no sistema prisional. “Desde o primeiro momento em que este projeto chegou ao Legislativo, pude ver o brilho no olhar de cada vereador, o orgulho de estar apoiando algo tão importante para o futuro de Timóteo”, comentou. “Em nome da Aperam, saudamos a iniciativa da Prefeitura e nos colocamos como parceiros. Esse projeto certamente vai contribuir no desenvolvimento de nossas crianças, e juntamente com o esforço dos pais para acompanharem seus filhos, marcará uma nova safra de talentos em Timóteo”, elogiou o presidente da Fundação Aperam Acesita Anfilófilo Sales.

PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário