segunda-feira, 11 de abril de 2011

Em Timóteo portadores de deficiência auditiva terão acesso a telefonia pública


Inclusão social. Este foi o motivo que incentivou o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB) a solicitar a OI TELECOMUNICAÇÔES a instalação de orelhões TDD, que são adaptados para portadores de deficiência auditiva no município.

Para requerer a instalação o parlamentar se fundamentou no decreto nº 5296, de 03 de dezembro de 2004, que determina que os telefones públicos deveriam ser adaptados para os deficientes auditivos. “Muito se fala em acessibilidade, mas o que estas pessoas precisam é que elas de fato aconteçam, pois quanto maior independência eles tiverem, maior será sua autonomia e autoestima, além de fazer valer seus direitos como cidadão”, explica Douglas.

Ao todo são cinco orelhões adaptados para oferecer maior acessibilidade aos portadores de deficiência auditiva. Os telefones foram instalados na Câmara Municipal, nos “Centros de Atenção ao Cidadão– CAC'S” do Centro Norte, Distrito de Cachoeira do Vale, Limoeiro, Novo Tempo e no Terminal Rodoviário. Locais escolhidos devido a grande circulação de pessoas.

Em Timóteo, a atual administração tem dedicado atenção especial aos portadores de algum tipo de necessidade especial. O Centro de Referência Educativa Inclusiva - CREIA tem recebido total apoio para desenvolver suas atividades, o município está sendo oferecido curso de libras para facilitar a comunicação entre um portador de deficiência auditiva e comunidade. Também é feita a fiscalização dos ônibus da empresa que prestam serviços ao município para que os mesmos sejam adaptados para oferecer maior conforto a quem precisa.

A diretora do CREIA Sandra Peri disse que está é uma grande conquista. “ Quanto mais tecnologias pudermos colocar à disposição das pessoas portadores de algum tipo de deficiência, mais rápido eles serão inseridos na sociedade. Este é um grande começo, pois as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre a realidade destes portadores e assim passaram a ser colaboradores. Timóteo está tendo um grande avanço com esta conquista”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário