segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vereador busca ampliação de ensino superior em Timóteo

Além do retorno dos cursos de educação, Douglas Willkys também solicita curso de Graduação e Pós Graduação de administração pública à distância.

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que integra as universidades federais de Ouro Preto (UFOP), São João Del Rey (UFSJ) e Juiz de Fora (UFJF), atualmente oferecem no município de Timóteo cerca de 15 cursos de Graduação e Pós Graduação à distância. O Polo atende a cerca de 600 alunos por meio das três universidades.

O município já chegou a oferecer outros cursos na área de educação, que hoje são extintos e que segundo informações da Coordenadora do Polo em Timóteo, Aparecida Otoni, são muitos os pedidos de retorno. Entre os cursos aguardados pelos interessados, na área de educação, estão os de Pedagogia, Geografia, História, Letras, Filosofia e Sociologia, além do curso de Administração Pública. Percebendo a falta de profissionais com qualificação no mercado, o vereador Douglas Willkys (PSB) esteve em Ouro Preto com o diretor da UFOP Jaime Antônio Sardi para solicitar a ampliação dos cursos ofertados pela UAB no município.

Na reunião com o diretor, Douglas ressaltou a importância destes cursos e solicitou a inclusão do curso de Graduação e Pós Graduação na área de administração Pública, que é muito requisitado. “O ensino à distância tem sido uma ferramenta eficiente de incentivo ao estudo, por meio dele, podemos promover a igualdade de oportunidades para todos. O processo de evolução da sociedade tem sido muito dinâmico, o que de certa forma afeta a vida das pessoas, que acabam não encontrando tempo para se dedicar aos estudos e este é um meio de compensar esta lacuna”, explica.

Visando maior qualidade ao ensino oferecido pela instituição, Douglas indicou ao Executivo obras de melhorias na infraestrutura do Pólo da UAB, bem como, a aquisição de equipamentos de video-conferência e ampliação do auditório que poderão contribuir ainda mais para o aprendizado.

De acordo com o parlamentar, o diretor da UFOP se mostrou muito solidário a questão e se prontificou a estudar a solicitação observando as necessidades do município. A secretária de educação Maria Aparecida Rufino Mendes também apoia a iniciativa por entender que a mesma é um ganho enorme para o município e ressalta a credibilidade que a UFOP possuiu em toda sua área de atuação.

Ainda segundo informações da Coordenação de Cursos e Secretaria da UFOP, existe a disponibilidade da faculdade em oferecer o curso. No momento estão sendo realizadas triagens, para avaliar o grau de interesse, no intuito de viabilizar inplementação e autorização por meio de um portaria do Ministério da Educação. Devido a realização do vestibular a cada seis meses, somente no segundo semestre de 2011 é que a coordenadoria poderá ter certeza da inclusão. O vereador Douglas está confiante quanto a conquista, uma vez que, há na cidade uma lista de 600 pessoas aguardando o início do curso.



Segue abaixo lista de Cursos Oferecidos pelas federais no Pólo da UAB em Timóteo.

Universidade Federal de juiz de Fora

Licenciatura em Matemática, Física e computação. Além de especialização em Atividade Física para Pessoas com Deficiência e Gestão de Meio Ambiente.

Ouro Preto
Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola,Educação para Diversidade e Cidadania, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos e Gestão Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Raça.

São João Del Rey

Especialização em Praticas e Letramento e Alfabetização, Matemática e Educação Empreendedora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário