quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Chuva: Coordenadoria de Defesa Civil alerta quanto aos riscos





A previsão do tempo para a cidade de Timóteo é de chuva para os próximos dias. Neste período chuvoso é preciso estar atento quando aos riscos que podem surgir como alagamentos, deslizamento de terra e enxurradas. Estes problemas acabam acarretando outros como doenças respiratórias e infecciosas causadas pelo contato do homem com água contaminada com urina de roedores transmissores da leptospiroses e outras doenças contagiosas.

O vereador Douglas Willkys (PSB) é autor da Lei que alterou a condição do órgão de Defesa Civil, para Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, COMDEC, mudança que aumenta o poder de autonomia da entidade. O projeto inclui diretrizes da politica nacional de defesa civil e sintetiza sua organização no município.”São vários os bairros em nosso município que enfrentam problemas no período de chuva, por causa da área em que estão situados. Em Cachoeira do Vale, além do risco de cheia, por causa do Rio Piracicaba, há também o problema de deslizamento de terra, que é uma preocupação em bairros como Macuco, Ana Moura, Limoeiro, Bela Vista entre outros. Assim como a coordenadoria a comunidade também deve estar atenta a qualquer perigo, e a nós parlamentares cabe fiscalizar estas ações para dar maior tranquilidade aos moradores”, Explica.


Além desta mudança, o parlamentar está atento quanto a reivindicação, dos moradores, de visitas do órgão, à suas residências. E tem encaminhado estas solicitações ao órgão a fim de reforçar a necessidade de estudo de cada caso, para que aos mesmos, sejam dadas a atenção devida.

Armando Assis Pinto é o responsável pela Coordenadoria de Defesa Civil de Timóteo, segundo ele, em função dos riscos que surgem neste período foi montada uma Comissão de Defesa Civil, que conta com o apoio da Arcelor Mittal Inox Brasil, Emater, Instituto Estadual de Floresta (IEF), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar a fim de monitorar os problemas eminentes.

A Coordenadoria tem atuado no sentido de prevenir acidentes, para isso, tem sido realizadas constantes visitas à residências situadas em áreas de risco com intuito de orientar os moradores quando aos perigos, indicando ações que devem ser tomadas. Em caso de anormalidades o aconselhável é deixar o local e procurar abrigo na casa de parentes e amigos, e fazer contato com a defesa civil pelos telefones 38474783 e 38474791 ou ligar para o Corpo de Bombeiros no 193 e Polícia Militar no 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário