segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dia Z em Cachoeira do Vale

A comunidade participou ativamente da mobilização de Combate a Dengue.

Com maior quantidade populacional, o distrito de Cachoeira do Vale, é o 4º com o maio número de focos de dengue no município. Classificação que fez com que o vereador Douglas Willkys, idealizador da Audiência Pública de combate a dengue em Timóteo, planejasse junto com o setor de zoonoses um dia de conscientização para os moradores do distrito. Todas as atividades contaram com o apoio do secretário de saúde, Fabiano Moreira.

O Dia Z (zoonoses) contou com a participação do coordenador de Zoonoses Marcos Antônio Baptista, e toda sua equipe e participação expressiva da comunidade. “O ovo consegue ficar até um ano a espera do contato com a água para se transformar em larva. Por isso nosso cuidado deve ser diário e mobilizações como estas são importantes para que a informação alcance o maior número de pessoas”, explicou.

Segundo Douglas, a iniciativa de se realizar todas estas atividades se deve ao aumento no Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em Timóteo, no mês de outubro. “Com a audiência, Dia Z no Centro Norte e hoje este trabalho sendo realizado aqui, podemos observamos que esta preocupação não é apenas do setor público. Constatação que nos deixa muito feliz, pois só conseguiremos reduzir este índice se houver a participação popular”, observou.

Gerson Dias, morador do distrito, que já foi infectado pelo mosquito, disse que cuida bem de seu quintal, mas mesmo assim adquiriu a doença. “As pessoas precisam ter consciência do risco que correm e levar estas instruções a sério. Os sintomas da dengue são terríveis, e também tem a preocupação quanto à vida ou de ficar com alguma sequela”, destaca.

Ainda segundo informações da Zoonoses de Timóteo o aumento do LIRAa foi registrado em vários municípios do Vale do Aço. No período chuvoso a tendência é que a situação piore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário