sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dia Z em Cachoeira do Vale

Ação vai mobilizar comunidade a fim de erradicar os focos do mosquito da dengue.

Dos mais de 1400 patógenos (vírus, bactérias e protozoários), cerca de 61% deles transmitem algum tipo de contaminação para os humanos. Este dado mostra a importância do controle das zoonoses com intuito de amenizar estas infecções, tanto de animais para homens como vice-versa.

O Dia Z foi criado pelo Setor de Zoonoses com objetivo de orientar o público sobre as possíveis contaminações, prevenção e proliferação dos vetores causadores de doenças. Por possuir a maior quantidade populacional de Timóteo, e ser o 4º com o maior índice de focos do Aedes aegypti, o distrito de Cachoeira do Vale, foi indicado pelo vereador Douglas Willkys, para dar continuidade as atividades de combate ao mosquito.

Douglas foi o idealizador da Audiência Pública de combate a dengue em Timóteo, participou do Dia Z na Praça 1º de maio e solicitou ao órgão, a realização de um dia de conscientização para o distrito. Segundo o parlamentar, a iniciativa de se realizar todas estas atividades se deve ao aumento no Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em Timóteo, apresentado pelo setor de zoonoses. “Houve um aumento considerável de focos do mosquito em nosso município e em várias outras cidades do Vale do Aço. Por isso iniciamos esta 'força tarefa' a fim de reduzir o índice”, explicou.

De acordo com informações do órgão, em outubro do ano passado o índice foi de 1.7, e neste ano subiu para 2.4. Ainda segundo informações da Zoonoses de Timóteo o aumento do LIRAa foi registrado em vários municípios do Vale do Aço. No período chuvoso a tendência é que a situação piore.

Programação

Quatro tendas serão montadas em frente ao Posto Policial do distrito, onde as pessoas poderão receber orientações de combate a proliferação do mosquito, bem como visualizar as várias fases do mosquito pelo microscópio, assistir vídeos explicativos, conhecer as máquinas usadas no combate e receber as doses homeopáticas que amenizam os sintomas da doença. Também será montada uma tenda para exposição de animais peçonhentos que transmitem doenças como a Leishmaniose, Febre Maculosa, Leptospirose , Raiva , Doença de Chagas e Esquistossomose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário