quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de Novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue



A data foi instituida para homenagear as pessoas que realizam este gesto solidário e também para incentivar novos doadores. O procedimento realizado de forma simples é fundamental para pacientes que passaram por cirurgias, tratamento quimioterápico e radioterápico, além de pacientes de transplantes de medula óssea e outros casos, cuja as transfusões de sangue frequentes.

Em Timóteo não há um lugar específico para se fazer a coleta, mas as pessoas dispostas a doar devem procurar o Hospital e Maternidade Vital Brazil para que o próprio hospital, o encaminhe ao Hemominas de Governador Valadares, que abastece todo o sistema de saúde da região que não possuiu coleta individualizada. De acordo com a Fundação Pró Sangue, no Brasil são utilizadas 5.500 bolsas de sangue por dia e apenas 1,5% da população brasileira doa sangue regularmente.
Portanto, seja um doador e ajude a salvar vidas.

Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Existem alguns cuidados que precisam ser observados e estas informações são passadas pelos profissionais dos hospitais ou hemocentros. Caso deseje se tornar um doador, em Governador Valadares o telefone do Hemocentro é (33) 32716600 e informe-se em Timóteo no Hospital e Maternidade Vital Brazil no 38499500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário