domingo, 11 de julho de 2010

“Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância”.

Olhos atentos aos candidatos para eleição 2010


Olá Pessoal, quero deixar um recado à todos vocês, por isso peço que leiam este texto até o fim. Neste momento não quero falar pra vocês de nenhum candidato, quero apenas que se conscientizem do poder de UM voto. Logo no final da matéria tem um espaço para comentários, expresse sua opinião, ela é muito importante para nós. Boa leitura!


Na época da Ditadura Militar o Brasil passava por um regime político de imposição e o governo foi marcado pela abertura às organizações sociais. Classes estudantis, organizações populares e trabalhadores, que tinham ideais de esquerda e profundamente democráticas lutavam para a derrubada deste regime e começaram a preocupar as classes conservadores, que detinham o poder. Nascia ali, um regime democrático.

Após conseguir com muito sacrifício este direito, aos poucos, estas classes foi perdendo o interesse pela política. Hoje grande partejá não se luta mais por ideais, mesmo vivendo em um regime em que podemos fazer nossas escolhas não nos empenhamos para que elas sejam respeitadas. É preciso resgatar valores éticos e morais e fazer valer a opinião da maioria.


Estamos iniciando um período eleitoral. Em outubro voltaremos as urnas para a escolha de deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da república. Na campanha eleitoral o candidato procura apresentar os trabalhos que realizou e lança uma tempestade de informações ao eleitor, que muitas vezes não tem como apurar o que é fato e o que é conversa.


Por isso, quero lembrá-los mais uma vez da importância de cada voto, pois de um em um pode-se chegar aos milhões. E devemos ter cuidado e zelo na hora de voltar. Talvez seja redundante dizer que “o ato de votar dura apenas 5 minutos e as consequências quatro anos”, mas é de suma importância que estejamos atentos à nossas escolhas.


Sei que para muitos, principalmente para os jovens falar de política é algo desestimulador, mas como jovem e cidadão, quero pedir que todos falem sobre política, que leiam sobre política, que sejam políticos, que discutam com seus familiares e amigos sobretudo que procurem se informar quem são as pessoas que estão batendo as suas portas.


As grandes mudanças partem de pequenas atitudes. Para mudar o país devemos começar em nossa comunidade, depois em nossa cidade, Estado para em fim chegarmos em todos o país. O futuro está em nossas mãos, mas para chegarmos lá precisamos mudar o presente. Vote consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário