segunda-feira, 31 de maio de 2010
Denúncia - Entidade acusa prefeitura de enviar alimentos estragados
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Marcada reunião para instauração de CPI em Timóteo
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Reportagem na INTERTV - CPI
http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=6702
Materia veiculada no Jornal da Intertv no dia 27/05/2010.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
CPI OSCIP IDHEAS
Nesta Segunda Feira , 24, os parlamentares Douglas Willkys (PSB) e José Vespasiano – Vespa(PT)
protocolaram junto à presidente da Câmara Municipal de Timóteo, Guaraciaba Martins(PMDB), o requerimento Nº 158/2010. O mesmo dispõe sobre a Instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar os serviços prestados ao município pelo Instituto IDHEAS, regulamentados pelo termo de parceria celebrado entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Timóteo. O requerimento foi assinado também pelos vereadores Keisson Drumond (PT), Marcílio Magalhães (PDT) Wanderley Nobre (PSB) e Willian Salim (PPS).
VEREADORES DOUGLAS WILLKYS(PSB) E JOSÉ VESPASIANO(PT) PROTOCOLARAM O REQUERIMENTO JUNTO À PRESIDENTE GUARACIABA MARTINS(PMDB) E O PROCURADOR LUIZ VIEIRA
Entenda os Fatos
Procurados por líderes de blocos caricatos e escolas de sambas, o parlamentar tomou ciência de supostas irregularidades envolvendo os contratos com a OSCIP IDHEAS com relação a produção do Carnaval.
Enquanto parlamentar, Douglas apresentou requerimentos que buscavam a elucidação dos fatos, tal como: cópia de contrato, prestação de contas da empresa, e valores repassados pela administração.
Entretanto houve um grande atraso na resposta dos mesmos e alguns documentos não foram enviados.
Operação Hygeia
No dia 12 de abril a Polícia Federal deflagrou no Município de Timóteo e em outros estados. Que também tinham contrato com a Idheas, organização que mantém um contrato para gerenciamento de serviços administrativos do serviço público no município.
Na referida ação foram presos um funcionário público Timotense e um funcionário do IDHEAS – Timóteo. A operação tinha como objetivo apreender documentos afim de investigar desvio de verbas federais por parte de Ong's e Oscip's.
Intenção de CPI e concretização
Tendo em vista os fatos, os vereadores Douglas Willkys(PSB), José Vespasiano(PT) e Keison Drumond(PT) compartilharam com seus pares a intenção de instaurar CPI para apurar os fatos. Entretanto o Prefeito Municipal Geraldo
Hilário(PDT) compareceu à Casa Legislativa solicitando prazo até17 de maio, para encaminhar a prestação de contas do Carnaval 2010 aos parlamentares, o que concretizou na opção de não assinatura do requerimento por parte dos
demais vereadores. Vencido o prazo, uma vez que não foram cumpridas as promessas do chefe do executivo, alguns vereadores, acreditando ser fato concreto e determinado a inexistência de prestação de contas, optaram por aderirem à proposição.
Coletiva de Imprensa
VEREADORES QUE ADERIRAM A CPI CONCEDEM ENTREVISTA COLETIVA NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL.
VEREADOR DOUGLAS WILLKYS AFIRMA EM ENTREVISTA QUE CPI SERÁ FUNDAMENTAL NA ELUCIDAÇÃO DOS FATOS QUE ENVOLVEM O TERMO DE PARCERIA ENTRE INSTITUTO IDHEAS E PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO
domingo, 23 de maio de 2010
Vereador Douglas Willkys e Deputado Estadual Wander Borges visitam o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Dentre os assuntos tratados, o deputado enfatizou o interesse em dotar o município de Timóteo, com uma Fração de Bombeiros, recebendo do Comandante Geral informações detalhadas sobre como proceder para conseguir seu intento. Tendo inclusive, acesso a uma planta em perspectiva de uma fração.
sábado, 22 de maio de 2010
BENFÉFICIO DO PASSE LIVRE SUSPENSO PARA ALGUNS
Na Câmara Municipal, na reunião ordinária do dia 17/05, apresentei requerimento solicitando informações sobre o problema, bem como quais as medidas tem sido tomadas afim de resolve-lo o mais breve possível.
Questionei se os benefíciarios foram avisados com antecedência sobre a mudança e se houve um planejamento para faze-lo. Aguardo as respostas...
Leia a reportagem na íntegra: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=83111
sexta-feira, 21 de maio de 2010
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Vereadores de Timóteo Reclamam de morosidade da Administração Pública
O petista José Vespasiano – Vespa reiterou a posição do colega. “Faço coro com Wanderley (Nobre) sobre a morosidade da Prefeitura. Em 2009, o Governo Federal liberou verba para Timóteo para construção de quadra coberta em escola e até hoje a licitação não foi feita. Esperamos mais atitude da Administração”, criticou.
Outros vereadores observaram o problema da morosidade. Moacir de Castro (PSDB) concordou que existe demora. “Há mesmo falha de comunicação com o prefeito. Essa situação do pessoal da saúde (UPA e Tio Questor) não poderia ter acontecido. Há também um gargalo entre o planejamento e a licitação. Várias obras estão agarradas por falta de planejamento. Esse ano tem que agilizar as obras, mais pra frente vem ano político e aí não pode”, comentou Moacir. “E os recursos do governo federal estão aí”, emendou a presidente da Câmara, Guaraciaba Gomes.
Quem também fez coro em relação à morosidade do atual administração pública foi a vereadora Virgínia Scarpatti (PDT). “O planejamento está muito devagar, esse setor tem que ser mais objetivo para realizar as obras. Outro dia pedi a um secretário um projeto para que eu pudesse trazer a verba da obra para o município e até hoje não me deu”, comentou Virgínia.
Tribuna livre
O morador do bairro Recanto Verde, Geraldo Cirilo Filho, fez uso da tribuna para solicitar aos vereadores que seja feito um projeto de lei para viabilizar a construção de área de lazer no bairro. Cirilo também agradeceu a intervenção da presidente da Casa, Guaraciaba Gomes Martins Araújo (PMDB), junto à Caixa Econômica Federal para resolver a questão dos mutuários do Recanto Verde.
A tribuna também foi usada pelo cidadão Luis Carlos Ribeiro para criticar a dificuldade em inscrição na tribuna livre. “Não consigo me inscrever na tribuna porque a Administração Municipal tem colocado seus funcionários para usar esse espaço para falar sobre a atuação do Executivo”, reclamou. Ribeiro também criticou a presença maciça de servidores público da Prefeitura nas reuniões da Câmara. “Quando há reunião ocorre ponto facultativo na PMT, já que, quando alguém da (Secretaria) Saúde vai falar, os servidores daquela Secretaria estão todos no plenário”, ironizou.
Servidor Público
O vereador Douglas Willkys (PSB) fez uso da palavra para criticar o prefeito Geraldo Hilário em relação aos servidores públicos, citando a retirada do benefício dos funcionários do UPA do bairro Olaria e Asilo Tio Questor e ainda a proposta da reajuste salarial deste ano para todos os servidores municipais que ficou definida em 10%, em quatro parcelas a cada sessenta dias: uma de 4%, e as três restantes de 2%. “A administração continua com métodos não muito respeitosos com o cidadão, principalmente com o servidor público. Os servidores do UPA e do Tio Questor não mereciam abrir o contra-cheque e não ver o benefício lá com o qual ele contava todo mês. E quanto ao reajuste salarial, depois de um ano de aumento zero, o sindicato tem a proposta de 10% dividido em quatro vezes. Fiz um estudo da reforma administrativa feita pelos dois últimos prefeitos. Numa comparação simples, consta que os mesmos cargos davam à folha de pagamento um custo de R$ 55 mil na gestão Geraldo Nascimento. Nessa gestão atual, são R$ 290 mil, por isso não tem dinheiro para dar reajuste ao servidor”, disse Douglas.
O vereador falou também da suspensão da carteirinha do passe livre nos ônibus, problema que teria sido causado mais uma vez por falha de comunicação na PMT. “Da mesma forma, não merecia o idoso e o deficiente físico que tinha uma carteirinha para passe livre, receber a notícia do trocador do ônibus que a carteirinha não vale mais. Isso poderia ter sido explicado pela prefeitura e essa situação teria sido amenizada. Tem gente que entra no ônibus sem dinheiro nenhum, só com a carteirinha, imagina o constragimento”, observou. O vereador Moacir falou sobre a questão. “A suspensão foi falha de comunicação dentro do governo, porque tinha gente com o mindim quebrado, joelho machucado com a carteirinha e isso tinha que acabar”.
Entrevista em rádio
Ainda dentro do seu tempo, o vereador Douglas Willkys reclamou da entrevista do prefeito Geraldo Hilário à rádio Itatiaia. “No dia 10 de maio ele (prefeito) foi à Itatiaia e falou que há uma oposição “burra” que não deixa ele trabalhar. A oposição tem feito um papel importante de alertar sobre o “câncer” que atinge essa cidade. Ele tem que olhar bem o que fala na rádio. Precisamos que o dinheiro do povo seja tratado com dignidade. Tenho certeza que não estou fazendo nosso papel de forma irresponsável: a Oscip não está mais aí. E mais, eu não tenho nada com mandatos de quem passou, tenho com o meu mandato”, lembrou Douglas. O vereador Moacir, respondeu. “Há muitos políticos que se equiparam com uma “carroça vazia”, fazem muito barulho e nada pela comunidade. Um vereador vir falar que o prefeito tem que medir suas palavras no rádio, a que ponto chegamos. Vamos respeitar o prefeito porque o pagamento está em dia e os funcionários tiveram várias progressões ano passado. Tenho certeza que o prefeito não vai ser indiciado, não há provas contundentes”, rebateu.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Servidores de Timóteo esperam aprovação de benefício
terça-feira, 18 de maio de 2010
Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) foram encerrados no domingo (16) com a disputa das finais das modalidades coletivas. O evento reuniu 650 atletas das escolas das redes municipal, estadual e particular de Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Belo Oriente e Joanésia. De acordo com a coordenação do Jemg em Timóteo, o balanço foi positivo. O município de Timóteo conseguiu montar uma boa estrutura com a participação das secretarias de Educação, Saúde, Obras e Comunicação Social, e o apoio da Polícia Militar, assegurando plenas condições para a realização dos jogos e segurança dos atletas, destacou o coordenador, Júlio César Lana Jacques.
Colégio João Calvino, de Fabriciano, festejou título no Handebol Feminino I
Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/img/naintegra/20100518/SWF/MTIwMTAwNTE4MjM=.SWF
quinta-feira, 13 de maio de 2010
PARLAMENTAR PARTICIPA DE REUNIÃO DE COMISSÃO E DEFENDE PROJETO DE INTERNET POPULAR
Vereadores no plenário da Câmara em reunião de comissão conjunta
O parlamentar Douglas Willkys (PSB), participou hoje (13) da reunião de comissão conjuta onde defendeu bons projetos para o munícipio de Timóteo. Douglas ponderou em alguns projetos, mas demonstrou favorárel aos demais. Entre as matérias se destaca o projeto de lei 3.426, que autoriza a criação do "PROGRAMA DE INTERNET POPULAR GRATUITA."
Douglas Willkys justificou o projeto, "a atualidade na informação é instrumento fundamental para a ascensão social e integração das pessoas à sociedade, não é justo que o acesso a ela seja restrito apenas a uma parcela da população". O parlamentar ressaltou ainda que nem todas as famílias possuem cindições de obter acesso à Internet e ficam excluídas do processo de informação digital.
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL
A inclusão digital só será um instrumento de transformação social se for usada na democratização da informação, no acesso à cultura e como ferramenta educacional. Usando como parâmetro, pesquisas feitas em vários sites da Internet, apontam que o computador esta presente em quase 32% dos domicílios brasileiros, mas somente 24% deles tem Internet. Com esse calculo, chegamos a um percentual aproximado de 8% de domicílios brasileiros com acesso a Internet, ou seja, em nosso pais, 92% dos lares não tem acesso a Internet, com este PROJETO, o Município de Timóteo, irá ajudar o País a democratizar o acesso a Rede Mundial de Computadores.
Objetivo do projeto é fazer com que os cidadãos tenham acesso aos sistemas do órgão municipal e seus serviços em geral, além de poder ter acesso a sites de educação, cultura e lazer. No Projeto é previsto o bloqueio a determinados sites, principalmente aos sites pornográficos, ou que fazem apologia ao crime ou a materiais ilícitos, prevê mecanismo que um site bloqueado erroneamente possa ser liberado através de requerimento feito junto ao Prefeitura Municipal, a qual irá analisar e providenciar o desbloqueio se for o caso.
Ainda pode-se ver o respeito com a privacidade das paginas e com os dados que irão trafegar pela rede do PROGRAMA DE INTERNET BANDA LARGA GRATUITO, preservando a identidade dos usuários em relatórios estatísticos ou de acesso, mas poderá também emitir relatórios, com determinação judicial, a fim de inibir que crimes sejam feitos ao acessar a Internet através deste Programa.
Na prática, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou que as próprias Prefeituras adquiram licenças para provimento de Internet, de forma gratuita aos munícipes, dando acesso ao cidadão a redes comunitárias de telecomunicações, com tecnologia sem fio Wi-Fi, de baixo custo.
OUTROS PROJETOS
Douglas apresentou e defendou o projeto de lei 3.442, que dispões sobre a coleta seletiva de lixo industrial, comercial e residencial. Apresentou o requerimento nº 125/2010, que solitita audiência pública para discutir a lei 1.412/94, que versa sobre a circulalção de som volante.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Tudo pronto para etapa do Jemg em Timóteo
Fonte:
http://www.diariodoaco.com.br/img/naintegra/20100512/SWF/MTIwMTAwNTEyMjc=.SWF
terça-feira, 11 de maio de 2010
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Sine oferece 200 vagas de emprego
Os interessados deverão comparecer à sede do Sine, na rua Mariana, 20, Centro, segunda (10) e terça-feira (11), de 8h às 18h. Os candidatos devem ter acima de 18 anos. É necessário apresentar carteira de trabalho e documentos de identificação.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Cursos do Instituto do Inox serão gratuitos - Inscrições terminam nesta sexta
Manifestação em Timóteo - Funcionários da saúde protestam cortes feitos em salários
quarta-feira, 5 de maio de 2010
SAÚDE EM TIMÓTEO - Pronto Atendimento vira caso de polícia
Servidores cobram adicional
O diretor de Finanças do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsep), Antonio Olímpio, não concorda com a suspensão do benefício e confirma apoio à manifestação do funcionalismo. Segundo o dirigente, o adicional era pago havia aproximadamente 15 anos. Tinham direito os servidores municipais que trabalhassem no regime de turno de revezamento de 12 horas, além daqueles que trabalham aos sábados, domingos e feriados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Olaria e no asilo Tio Questor, no Limoeiro.
Alguns servidores, que se encontravam no começo da noite de segunda-feira na sede do Sinsep, decidiram não ir trabalhar na UPA. Com isso, pacientes que chegaram em busca de atendimento enfrentaram transtornos.
“A Prefeitura de Timóteo esclarece que a Procuradoria Jurídica já trabalha na elaboração de um projeto de lei para regulamentar o pagamento do adicional aos servidores públicos que trabalham em regime de revezamento de turno de 12 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Olaria II, e no Sodalício Tio Questor”, afirma a nota oficial.