quarta-feira, 13 de julho de 2011

Secretário apresenta relatório de atividades a vereadores de Timóteo

Os vereadores de Timóteo receberam, no gabinete da presidência, a visita do secretário municipal de Saúde, Fabiano Moreira que teve a iniciativa de explicar a situação do setor atualmente. Fabiano fez uma análise sobre pontos fundamentais da Saúde de Timóteo. “A Saúde está distante daquilo que a gente quer, mas o prefeito está fazendo muito. Não está o caos como estão dizendo. Essas sucessivas mudanças que a cidade sofreu na política trouxe prejuízos para o nosso setor porque Saúde, todos sabem, é continuidade. Hoje, na secretaria cada departamento cuida da sua gestão financeira. As Unidades de Saúde estão funcionando de 7h às 19h, ou seja, 12 horas, isso é histórico. Com isso estamos privilegiando o trabalhador que fica no serviço até as 17h e quando sai pode ir ao Posto. Se temos uma demanda reprimida é pela dificuldade de contratar médicos”, disse o secretário. Outra informação passada por Fabiano aos vereadores foi a retomada de cirurgia de catarata, fruto também da atuação do Legislativo.

O presidente da Câmara, Douglas Willkys elogiou a iniciativa do secretário em mostrar os trabalhos do setor da Saúde.“A Saúde talvez seja uma das principais áreas de atuação e cobrança dos vereadores, cobranças que chegam até nós e precisam ser respondidas, por isso se transformam em requerimentos e indicações. Então é muito importante hoje a presença do secretário de Saúde aqui na Câmara, que apresentou o que foi feito nesses oito meses de governo do prefeito Sérgio Mendes e, nesses dois meses de gestão do Fabiano. Pudemos discutir o que teve de mudança e as medidas adotadas. Saímos daqui com uma visão positiva da Saúde da nossa cidade, entendo que são medidas adotadas a médio e longo prazo. Então algumas já estão surtindo efeito, outras vão surtir no futuro. Mas já estamos satisfeitos de saber também que boa parte da equipe de Saúde já foi recomposta” observou Douglas.

Fabiano Moreira falou da contribuição da Câmara com a Prefeitura. “Entendemos que só conseguimos construir políticas públicas de Saúde com parceria e o Legislativo, além de ser um órgão fiscalizador, é propositivo também, então vim aqui mostrar a situação da cidade, fazer esse balanço para que os vereadores vejam que o setor tem avançado. O Legislativo tem tido um papel importante através da aprovação de vários projetos como Canil Municipal, Processo Seletivo, Reajuste Salarial. Enfim o Legislativo tem sido sempre parceiro do município. Contamos com a colaboração deles para esse processo de construção e estaremos abertos a esclarecimentos sempre. Agradeço muito a presença dos vereadores que aqui estiveram”, ressaltou Fabiano.

Plenário

A Câmara Municipal de Timóteo cedeu o plenário nesta terça-feira (12), de 08h às 16h, para a realização de um curso de capacitação com a equipe de técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) no município. O assunto abordado foi o Sistema de Informação Básica da Saúde (Siab), que relaciona todos os dados coletados pelos agentes de saúde para fazer o faturamento do PSF.



CMT

Um comentário:

  1. Boa Tarde Senhor Fabiano Moreira.
    Acabo de receber em minha casa um jornal da câmara. Fiquei muito feliz ao poder ter o privilégio de poder expressar a vocês o quanto é difícil e quanta burocracia existe para o atendimento de nós usuários dos postos de saúde de Timóteo. Um verdadeiro descaso com o paciente que chega na upa ( que apelidei de Unidade dos pobres de Acesita). Com esta nova politica de passar por enfermeiras para avaliar se sua cor será vermelha, verde ou amarela... poxa vida... ja fiquei passando mal durante quase duas horas, sentada. E tenho informação de pessoas que já trabalharam em unidades assim que as vezes o paciente fica esperando horas a fio enquanto os médicos ficam em seu devido descanso e descaso com o paciente... principalmente se for entitulado VERDE.. Muito bem , não acaba ainda a desumanidade... Crianças especiais não são devidamente atendidas com preferencias coisas nenhuma pois tenho uma filha portadora de deficiencia mental severa e posso dizer com toda a certeza que nunca desfrutei deste benefício, onde vou nos postos de saúde pública.A tal da triagem feita para conseguir uma consulta psiquiatrica é outra desumanidade e descaso. Uma mãe que tem filhos especiais, tem nuito trabalho e deveria haver mais urgencia e menos burocracia para o atendimento destas crianças e também menos burocracia para conseguir receitas de remédio de uso contínuo (tarja preta) que só é conseguido com rigor e demora. Deixo aqui minhas queixas , que só por um pequeno desabafo hoje pois já liguei para reclamar no 0800 que o jornal disponibilizou para a população... falei com Elizete ... e não vou parar aqui... vou procurar a vereadora Guaraciaba e Virginia que sei que são mulheres que tem dado devida atenção aos usuários . Me recorro ao Senhor hoje, não o conheço, na esperança de que como estas vereadoras você também tem o devido peso e autoridade máxima para nos ajudar a resolver estes casos que tanto afetam a saúde pública dos timotenses...
    Muito agradecida pela atenção e espero receber retorno (se possível)... Deus te abençoe ricamente no seu governo para promover justiça social.
    Ivone Silva. (ivonesilva68@hotmail.com).

    ResponderExcluir