quinta-feira, 7 de julho de 2011

HMC PRECISA DE DOAÇÃO DE SANGUE

IPATINGA - Em função do feriado prolongado, de Corpus Christi, que aconteceu no dia 23 junho, o Hospital Márcio Cunha (HMC) ainda não atingiu o nível de estoque de sangue considerado adequado pela instituição. De acordo com o gerente do setor de hemoterapia do hospital, Marcos Aurélio Mergh Murer, é normal que em dias de recesso prolongado o número de doadores diminua significativamente.



"Geralmente recebemos de 35 a 40 doadores por semana, e um total de 650 por mês. No momento ainda estamos recebendo em média 22 doadores por dia e precisamos de mais gente para atingir o nosso estoque considerado ótimo pela instituição", diz Murer. De acordo com o diretor, os interessados em doar devem atingir critérios básicos para doação como ter entre 18 e 65 anos de idade, apresentar boas condições de saúde e pesar mais de 52 kg. Os doadores devem comparecer ao setor de Hemoterapia do HMC Unidade I (avenida Kiyoshi Tsunawaki, 41, Bairro das Águas), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
SOLIDARIEDADE

"A vontade de doar tem que partir do coração de cada um e as pessoas devem se solidarizar. O sangue ajuda diversos pacientes, principalmente aqueles que estão passando por alguma cirurgia, que sofreram algum acidente de trânsito e pacientes oncológicos. Ele é uma arma terapêutica da medicina e ainda não pode ser fabricado. Por isso é importante as pessoas doarem e fazerem sua parte", diz Murer.

O aposentado Flávio de Azevedo Moreira, 67 anos, já tem o hábito de doar sangue há mais de 30 anos. Ele conta que resolveu contribuir com o banco de sangue do hospital.
"Eu vim até aqui com a minha esposa, fiquei sabendo da necessidade de doação e resolvi contribuir. Já faço isso há muitos anos e com certeza é muito importante para o auxílio do tratamento de várias pessoas e também para salvar vidas".

BENEFÍCIO

O aposentado Antônio Maciel dos Santos, 52 anos, também tem o hábito de doar sangue. E mais uma vez resolveu dar a sua contribuição para os pacientes do hospital. "Acredito que a ação não beneficie apenas quem recebe, mas também quem doa o sangue. No meu caso, acredito que a doação me traz saúde, e no momento do resultado de alguns exames, que nos são repassados depois de alguns dias da doação, eu afiro isso", disse. "Doar já virou um hábito e é algo que procuro incentivar também na minha família. Acho que é muito importante dar este tipo de contribuição", afirmou Santos.

Mais informações sobre doação de sangue no HMC pelo telefone 3829-9093.

Férias e baixas temperaturas reduzem número de doadores

IPATINGA - Além do feriado prolongado, outros fatores como férias e baixas temperaturas, também podem contribuir na diminuição do número de doações de sangue. Pelo menos é o que afirma a gerente do setor de Captação e Cadastro de Doadores do Hemominas de Governador Valadares, Eunice Teixeira de Paula. Ela afirma que neste período do ano (em função das baixas temperaturas e feriado), o número de doadores cai em 30% com relação a períodos normais do ano. "Em julho muita gente viaja e, com o frio, muitas pessoas ficam resfriadas e gripadas, não podendo doar. Acredito que estes fatores também contribuam para a queda de doações além dos feriados", conta Eunice, afirmando que a entidade atende em média quatro hospitais de Ipatinga.

De acordo com a diretora, a doação é importante em qualquer época do ano e é sempre bom contribuir. "Ao doar a pessoa pode ajudar até três pessoas com uma única doação. É preciso que as pessoas se solidarizem e doem, também nestas épocas do ano", afirma Eunice.
Para doar pelo Hemominas de Governador Valadares, os doadores também precisam ter entre 18 e 65 anos de idade, apresentar boas condições de saúde e pesar mais de 52 kg. Mais informações sobre a entidade em Valadares pelo telefone: (33) 3271-6600.

Fonte: Diário Popular


Nenhum comentário:

Postar um comentário