quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Audiência Pública discute segurança no centro comercial de Timóteo

Lojistas pedem reforço no policiamento. Proximidade do Natal aumenta os riscos de novos assaltos.


Após assaltos há várias relojoarias e joalheiras na região do Vale do Aço, a insegurança e o medo começou a pairar nos estabelecimentos comerciais. Em Timóteo, em menos de um mês duas relojoarias foram alvos de ataques na cidade.

A preocupação quanto a segurança no Centro Comercial Timotense foi assunto entre os lojistas e as autoridades municipais na Audiência Pública desta quinta feira (14), requerida pelo vereador Douglas Willkys (PSB). Estiveram presentes o presidente da Aciaiti/CDL, Flávio Leal, o Tenente da Polícia Militar Ademir Dias, a Presidente da Câmara de Municipal Guaraciaba Gomes e os vereadores, William Salim (PPS), Virgínia Scarpatti (PDT), Wanderley Nobre (PSB), José Constantino (PSDB) e José Vespasiano (PT).

O prefeito Municipal Sérgio Mendes (PSB) que estava em viagem, enviou o Secretário Municipal de Fazenda Cláudio Lucas e o Ouvidor Municipal Djalma Hernandes como representantes do executivo. Claúdio enfatizou as medidas que o governo municipal já tomou com relação à poda das árvores e também com a relação a melhora da iluminação pública no Centro Comercial, problemas relatados pelos empresários.

Os empresários ficaram satisfeitos em saber que o poder público não está alheio a situação. Como ressalta Flávio Leal. “As ações destes criminosos não é um risco só para os empresários, mas também para toda a sociedade que frequenta estes locais e o medo prejudica as vendas e com isso a estabilidade financeira do município”, ressaltou.

A empresária Ideltzita Schinneider, proprietária das empresas assaltadas recentemente, disse que além do medo de voltar trabalhar, alguns clientes relatam que estão receosos de entrar numa joalheria ou permanecer próximo ao estabelecimento.

Dentre as propostas, que serão aplicadas de imediato para atender ao período natalino está a intensificação do policiamento por parte da polícia militar, a implantação da Rede de Comércio Protegido que já vem sendo discutida pelos associados da Aciati/CDL. O vereador Douglas Willkys (PSB) irá propor a efetivação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), que tem como objetivo mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas de segurança pública no âmbito municipal. “O que precisamos é unir forças e tomar medidas que possam minimizar o problema, antes que ele tome proporções maiores” destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário