quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vereadores discutem Olho Vivo em Timóteo


por Diário Popular

19/10/2010 00:00


TIMÓTEO - A reunião ordinária desta segunda-feira (18) abriu espaço para a discussão da segurança pública em Timóteo. O tema foi abordado em audiência pública, realizada na semana passada, pelo vereador Douglas Willkys (PSB). Durante a reunião, representantes da Polícia Militar apresentaram os benefícios da implantação do projeto 'Olho Vivo' que utiliza câmeras nas ruas para coibir os crimes. Segundo a PM, o projeto reduziu em mais de 60% a criminalidade no Centro de Ipatinga. "Essa é uma oportunidade para começarmos a discutir a implantação do 'Olho Vivo', aqui em Timóteo. Os empresários e a comunidade estão sentindo a necessidade de mais segurança. Precisamos pensar em novas formas de promover a segurança para a população", disse Willkys.
O vice-prefeito e secretário de planejamento, Marcelo Afonso, esteve presente à reunião e falou sobre o assunto. "Faz parte do nosso plano de governo a implantação do 'Olho Vivo'. Então temos esse compromisso, mas temos que ver qual o melhor modelo para o orçamento do município. Precisamos nos organizar financeiramente para partimos para esse projeto", afirmou. Quem também compareceu à primeira reunião do Legislativo, após a posse no Executivo, foi o prefeito, Sérgio Mendes (PSB). A presidente da Câmara, Guaraciaba Gomes (PMDB), comentou a presença: "Que bom que o senhor vem aqui e não se fecha lá em cima. Assim nós vereadores podemos reivindicar coisas para a população diretamente com o prefeito".

Outro ponto sobre segurança pública foi o requerimento de Douglas, que pediu à Prefeitura a efetivação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). "Nossa cidade teve dois assaltos no mês passado, a mão armada. Querendo ou não, isso significa falta de segurança pública. Não podemos deixar a cidade sem um conselho que cuide da segurança. O conselheiro tem um papel importante, pois sabe bem da situação da comunidade, ele vive de perto os anseios e problemas de cada bairro", observou Douglas.

Sergio Mendes vistoria obras inacabadas em Timóteo



Fonte:


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Audiência Pública discute segurança no centro comercial de Timóteo

Lojistas pedem reforço no policiamento. Proximidade do Natal aumenta os riscos de novos assaltos.


Após assaltos há várias relojoarias e joalheiras na região do Vale do Aço, a insegurança e o medo começou a pairar nos estabelecimentos comerciais. Em Timóteo, em menos de um mês duas relojoarias foram alvos de ataques na cidade.

A preocupação quanto a segurança no Centro Comercial Timotense foi assunto entre os lojistas e as autoridades municipais na Audiência Pública desta quinta feira (14), requerida pelo vereador Douglas Willkys (PSB). Estiveram presentes o presidente da Aciaiti/CDL, Flávio Leal, o Tenente da Polícia Militar Ademir Dias, a Presidente da Câmara de Municipal Guaraciaba Gomes e os vereadores, William Salim (PPS), Virgínia Scarpatti (PDT), Wanderley Nobre (PSB), José Constantino (PSDB) e José Vespasiano (PT).

O prefeito Municipal Sérgio Mendes (PSB) que estava em viagem, enviou o Secretário Municipal de Fazenda Cláudio Lucas e o Ouvidor Municipal Djalma Hernandes como representantes do executivo. Claúdio enfatizou as medidas que o governo municipal já tomou com relação à poda das árvores e também com a relação a melhora da iluminação pública no Centro Comercial, problemas relatados pelos empresários.

Os empresários ficaram satisfeitos em saber que o poder público não está alheio a situação. Como ressalta Flávio Leal. “As ações destes criminosos não é um risco só para os empresários, mas também para toda a sociedade que frequenta estes locais e o medo prejudica as vendas e com isso a estabilidade financeira do município”, ressaltou.

A empresária Ideltzita Schinneider, proprietária das empresas assaltadas recentemente, disse que além do medo de voltar trabalhar, alguns clientes relatam que estão receosos de entrar numa joalheria ou permanecer próximo ao estabelecimento.

Dentre as propostas, que serão aplicadas de imediato para atender ao período natalino está a intensificação do policiamento por parte da polícia militar, a implantação da Rede de Comércio Protegido que já vem sendo discutida pelos associados da Aciati/CDL. O vereador Douglas Willkys (PSB) irá propor a efetivação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), que tem como objetivo mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas de segurança pública no âmbito municipal. “O que precisamos é unir forças e tomar medidas que possam minimizar o problema, antes que ele tome proporções maiores” destaca.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prefeitura dá início ao 'Cidade Limpa'


A abertura dos trabalhos começou pelo distrito de Cachoeira do Vale. Moradores estavam com lixo acumulado em casa.

Prefeito e vereador acompanha os trabalhos

Após alteração no sistema de coleta de entulho no município de Timóteo, realizada pela antiga administração, muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer com as sobras, por não conseguirem se adaptar a mudança.

O vereador Douglas Willkys (PSB) chegou a encaminhar vários ofícios solicitando retorno do sistema anterior, limpeza das ruas do distrito e até a presença da Consita, empresa responsável pela limpeza da cidade, na reunião da câmara municipal, para que a mesma justificasse a não prestação do serviço de maneira satisfatória no distrito, uma vez que a população questionava a falta de capina e varredura.

Reconhecendo a necessidade de limpeza na cidade, o prefeito Sérgio Mendes (PSB) iniciou em caráter emergencial a coleta de entulhos e limpeza da cidade. Tomando como ponto de partida o distrito de Cachoeira do Vale, atendendo as reivindicações do vereador. “Era comum ver as pessoas reclamando quanto ao mal cheiro, falta de capina e etc. Acredito que agora a situação será outra, estamos com uma administração que se propõe a andar com a comunidade e isto, já está sendo demonstrado”, enfatiza Douglas.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo



Participação da comunidade deve ser ativa para escolha de conselheiros capacitados e com compromisso com nossas crianças.

Após eleições gerais e antes da votação para o segundo turno para eleição presidencial. Em Timóteo, os eleitores devem voltar às urnas para escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade.
Está votação é de suma importância por eleger pessoas que irão investigar denúncias, reclamações e solicitações de casos de violação dos direitos infanto-juvenil. Além disso, estes profissionais também podem assessorar o poder público na proposta orçamentária dos direitos da criança e adolescentes, contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança e suas famílias.

Poderão votar eleitores de Timóteo maiores de 16 anos, apresentando o título de eleitor e um documento de identidade. Click no folder abaixo e saiba onde votar.




Os candidatos passaram por testes de conhecimento e avaliação psicológica.

Por compreender a importância dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o vereador Douglas Willkys(PSB) mostra seu apoio ao conselho e também convoca a população para participar da eleição neste domingo,17 de outubro, de 8h às 17h para a gestão 2010 -2013. “Peço à todos os cidadãos que têm condições de votar que participe desta escolha, pois dela depende o trabalho de proteção há milhares de crianças de nosso município que vivem em situação de risco, tanto nas ruas quanto dentro da própria casa. Não podemos fechar os olhos para esta realidade”, solicita.



Relação dos candidatos

A relação dos candidatos com seus respectivos números segue abaixo:
· Diva Martins Gonçalves 02
· Patrícia Sousa Reggiani 03
· Bruna Mara Neiva Rodrigues 04
· Márcia Abreu de Paiva Freitas 05
· Nilza Duarte Drumond de Araújo 06
· Robson Pereira dos Santos 12
· Selma Crispim Silva Mello 15
· Késsia Ruvenia Tavares de Almeida Narciso 16
· Ana Daniela Tinoco Luz Cardoso 17

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

II Dia de Ser Feliz



Festividade mobilizou comunidade e fez a alegria de centenas de crianças em Cachoeira do Vale.


Palhaços, brincadeiras, guloseimas e muita diversão, assim foi o II Dia de Ser Feliz realizado pelo parlamentar Douglas Willkys (PSB), em comemoração ao dia das Crianças. No domingo dia 10, em Cachoeira do Vale, centenas de crianças se divertiram pra valer.


Para a realização da festividade, Douglas contou com o apoio de voluntários da comunidade e pais, que acompanharam seus filhos e aproveitaram para relembrar os bons tempos de criança. Neste ano, um teatro de fantoches marcou a abertura do evento, e a euforia tomou conta da meninada assim que os brinquedos foram liberados, cama elástica, piscina de bolinhas, balão, espaço pedagógico, pintura no rosto, eram tantas as opções que ficava até difícil escolher.


Entre as guloseimas o que mais agradou a criançada foi a distribuição de picolé, 2000 mil ao todo, e os pequenos se deliciaram com os diversos sabores oferecidos. Uma gincana encerrou a comemoração e a prova final foi uma homenagem ao idealizador do evento que ficou emocionado. “Que bom que vocês gostaram, pois isso me deixa ainda mais feliz. Precisamos olhar nossas crianças e manter nelas a pureza característica da idade e educá-las para que se tornem adultos conscientes e responsáveis”, disse o parlamentar. Na oportunidade Douglas agradeceu aos voluntários e moradores próximos à escola por contribuírem com o evento.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Coleta de lixo na cidade gera insatisfação”


A mudança na coleta de entulho, ocorrida a partir do dia 01 de setembro, tem causado muita insatisfação aos moradores de Timóteo. As reclamações são constantes principalmente nos bairros mais carentes, onde a população não dispõe de recursos para alugar caçambas, já que o novo sistema traz exigências, que as pessoas consideram excessivas e complicadas.

Na última reunião da câmara, o parlamentar Douglas Willkys (PSB) indicou, ao executivo, que a coleta volte a ser realizada no sistema anterior, até que se estude a melhor maneira, já que forma atual não tem sido bem aceita. “Já propusemos uma audiência pública para discutir o assunto com comunidade e autoridades responsáveis. Nas ruas, as pessoas nos cobram melhorias e questionam demora na realização de tarefas que consideram simples, e na verdade algumas até são, mas a realização destes pedidos cabe ao Executivo. Nossa função como vereador é indicar, solicitar e cobrar, já a execução foge a nossa área de atuação, mas estaremos atentos até que a situação seja resolvida”, explica.



“Crianças têm aula de educação física no meio da rua”


Esta é a realidade de muitas escolas em nosso país. Muitas crianças realizam as aulas de educação física em locais precários e desapropriados. Em Cachoeira do Vale por exemplo, na escola Estadual José Ferreira Maia, o professor fecha o trânsito com placas de sinalização e as crianças realizam as atividades no meio da rua. O calçamento irregular, muitas vezes provoca quedas, além de impedir a realização de algumas atividades.

Douglas requereu ao executivo, que seja oficiada a Secretaria Estadual de Ensino de Minas Gerais, através de sua secretária Vanessa Guimarães, sobre a necessidade de aquisição de lote e construção de uma quadra poliesportiva para que os alunos possam desenvolver as atividades com segurança, o que também pode promover a autoestima tanto dos alunos, quanto dos professores.

Vereador solicita melhoria nos serviços prestados a comunidade

“Agilidade na realização de cirurgia de catarata”

De acordo com especialistas da área da saúde, 50% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata, que é o turvamento progressivo do cristalino, a formação da catarata interfere na absorção da luz que chega à retina, o que provoca perda na qualidade da visão chegando até mesmo a cegueira.

O uso de óculos, até ajuda no início do aparecimento do problema, mas com o tempo a cirurgia é inevitável. Em Timóteo, muitas pessoas estão nas filas de espera há anos, ou seja, a necessidade de cirurgia foi constata, mas a realização não acontece.

Atento às necessidades dos portadores dessa doença, o parlamentar solicitou ao chefe do executivo municipal, juntamente com a secretaria competente informações quanto ao tempo de espera para a realização de cirurgias através da rede municipal de saúde. “Precisamos identificar o que está causando este retardo e tomar medidas para agilizar o atendimento, uma vez que a doença é progressiva e pode causar sérios danos à visão”, ressalta.









segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vereador propõe audiência pública para discutir insegurança nos comércios

Onda de assaltos a relojoarias e joalherias deixa comerciários inseguros.

Em São Paulo, bandidos fortemente armados iniciaram uma onde de assaltos a relojoarias e joalheiras, em grandes shopping. Em pouco tempo, a modalidade criminoso começou a ser praticada em outras regiões. No Vale do Aço as primeiras lojas a serem atacadas foram as de Ipatinga, seguindo para Coronel Fabriciano e Timóteo.

Muitos lojistas acreditam que o sucesso das ações na maior metrópole do país, encorajou pessoas de má conduta da região, que resolveram repetir o ato. Com excito acabaram fazendo uma limpeza nas três cidades. Até hoje, bem menos da metade das jóias roubadas foram recuperadas.

Em conversa com proprietários de empresários do setor, o parlamentar Douglas Willkys (PSB) percebeu a insatisfação e insegurança dos lojistas e manifestou-se na última reunião ordinária, realizada no dia 01 de outubro solicitando audiência pública com presença do Chefe do Executivo Municipal, Representantes da polícia Militar e Civil, Aciati/CDL, Empresários do Centro Comercial e funcionários de estabelecimentos comerciais para discutir o assunto, uma vez que, as empresas do ramo são vulneráveis, o que causa prejuízos aos empresários, além do desgaste emocional sofrido durante a realização do assalto.

“Precisamos nos unir para inibir estas ações. Acredito que o problema poderá ser minimizado, caso haja, maior circulação de policias militares nos centros comerciais, fato que intimidaria a ação dos infratores. É dever do município, oferecer condições seguras para que estas pessoas possam continuar exercendo suas funções. Vamos unir forças para que tais práticas delituosas não sejam repetitivas no município, vamos buscar soluções práticas e viáveis, protegendo assim aqueles que de forma honrosa desenvolvem suas atividades no centro comercial.” Afirmou Willkys.