quinta-feira, 22 de abril de 2010

Operação Hygeia prende mais um



Ronildo Nascimento foi preso em Taguatinga, Distrito Federal. A Polícia Federal ainda caça o último foragido: Celino Fraga, diretor da Idheas.

A Polícia Federal prendeu, na noite de segunda-feira (19), o penúltimo foragido da Operação Hygeia, que desarticulou um esquema de corrupção entre Funasa, Oscips, empresas e prefeituras de Mato Grosso e de Minas Gerais.

O advogado que é sócio da empresa LW Representação Comercial Ltda, estava com a prisão decretada desde o dia 7 de abril com a deflagração da Operação Hygeia, e foi detido em Taguatinga, no Distrito Federal, na noite de ontem (19).

Conforme informações da PF, Ronildo estava na casa de uma conhecida na cidade-satélite e não reagiu à prisão. Ele já prestou depoimento na capital federal e não há previsão da transferência para Cuiabá. A assessoria de imprensa informou ainda que os policiais tinham mandado de busca e aguardavam apenas a convicção de que o acusado se encontrava na residência onde foi preso. Inicialmente a polícia suspeitava que ele estava em Goiânia.

Dos 35 mandados de prisão temporária expedido pela Justiça Federal, somente um continua em aberto, o do diretor comercial da Oscip Idheas, Celino Henrique Lugon Fraga, interlocutor da Idheas em Timóteo.

No esquema de fraude e corrupção, Ronildo Lopes foi acusado de ter participação das ações da Oscip Idheas.

No pedido de prisão encaminhado pelo Ministério Público Federal (MPF) e acatado pelo juiz Julier Sebastião da Silva, Ronildo figura como um dos articuladores da contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Idheas em Tangará da Serra e Timoteo (MG).

Em gravações telefônicas, apurou-se que Ronildo reivindica de Maria Guimarães Bueno de Araújo, presidente da Idheas, o direito de ter 5% de todo o faturamento da Oscip em Timóteo, pois obteve termo de parceria juntamente com Sérgio Vanderley.

Maria, que também estava foragida, foi presa na sexta-feira (16) em um hotel em Belo Horizonte. Ela usava nome falso para se esconder da polícia desde 7 de abril, com a deflagração da Operação Hygeia.

Conforme a assessoria de imprensa da PF, a polícia recebeu informações de que a acusada viajou para a capital mineira, logo após ter mandado de prisão expedido pelo juiz federal da Primeira Vara de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva.

Foragido

O último foragido, Celino Henrique Lugon Fraga, é diretor comercial do Idheas, também com ligações em Timóteo e outros município de Minas Gerais.

Segundo a PF, ele é responsável por angariar novas prefeituras "parceiras", como Santos (SP) e Diamantino (MT).



ENTENDA O ESQUEMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário