terça-feira, 27 de abril de 2010

Atleta do Futuro incentiva formação

por Diário Popular

Em Timóteo, o projeto desenvolve a modalidade de futsal em parceria com o Sesi


atleta do futuro

Na tarde desta segunda-feira (26/04), foi realizada uma cerimônia de apresentação do projeto nas dependências do SESI

TIMÓTEO - "Usar o esporte como meio de inclusão social é o melhor caminho e os resultados positivos fazem com que novas parcerias entre empresas e órgãos públicos se efetivem", assegura o gerente do SESI de Timóteo, João Francisco de Almeida, ao comentar sobre o projeto Atleta do Futuro, fruto da parceria com a ASSEIT. Desenvolvido em âmbito nacional pelo SESI, o projeto atende, em Timóteo, 90 crianças de 07 a 17 anos, mas a expectativa é de que, até o final de 2010, a instituição supere o número de 200 alunos assistidos.
Iniciado no final de 2009, o Atleta do Futuro conta com o apoio das empresas VAMTEC e VAMLOC e da Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação e das escolas municipais Novo Tempo e Angelina Alves de Carvalho. Na tarde desta segunda-feira (264), foi realizada uma cerimônia de apresentação do projeto nas dependências do SESI. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria do Carmo Dias Lima, da diretora do Departamento de Ensino, Rosilei Alvarenga Duarte, do gerente de Esporte, Júlio César Lana Jacques. O prefeito Geraldo Hilário foi representado pelo secretário municipal de Administração, José Constantino Filho, o Coronel.

EDUCAÇÃO
O Projeto Atleta do Futuro consiste na iniciação e aperfeiçoamento esportivo com caráter sócio-educativo. Em Timóteo, o projeto desenvolve a modalidade de futsal. Em meio às ações esportivas permanentes são estimuladas a vivência e conscientização para os valores humanos. "O Atleta do Futuro conta com a participação da família, que na medida do possível tem acompanhado de perto as atividades, e proporciona o exercício da responsabilidade social empresarial", frisa João Francisco de Almeida, gerente do SESI Timóteo, elogiando o apoio da iniciativa privada.
O professor de Educação Física, Guilherme Bueno Américo, destaca que o foco do projeto é a questão educativa. "Estamos ensinando a técnica e a tática do futsal, a preparação física, mas a proposta principal é formação integral do cidadão. Ao incentivar a prática esportiva entre os jovens reduzimos a criminalidade, e criamos valores, hábitos saudáveis", avalia o professor.
Gustavo de Paula Félix da Costa, aluno da escola Novo Tempo, joga na posição de goleiro. Aos 15 anos, ele já tem a consciência da importância social do projeto. "O projeto tira os jovens das ruas e das drogas. Eu acho que o futebol pode nos dar um bom futuro", comenta. Para o lateral Matheus Leonardo de Souza, 15 anos, que estuda na mesma escola, o projeto favorece a disciplina na escola. "Com determinação, daqui para frente a gente pode até ser um atleta desses times lá de fora", sonha Matheus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário