segunda-feira, 15 de março de 2010

PARLAMENTAR DOUGLAS WILLKYS (PSB) PARTICIPA DE SEMINÁRIO NO RIO E DISCUTE POLÍTICA INTERNACIONAL


O parlamentar Douglas Willkys participou do Seminário Internacional de discussão de políticas públicas e inclusão social, “As experiências socialistas chinesa e de governo de esquerda em países capitalistas”, que visa estabelecer parcerias políticas visando captar recursos junto às várias esferas do governo. O parlamentar estava junto da comitiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Vale do Aço no Rio de Janeiro, onde foi realizado o seminário.

O seminário reuniu importantes lideranças do PSB em todo o Brasil, além de representantes da Bolívia, Chile, China, Equador, Uruguai e Venezuela. Ainda, o presidente do diretório municipal do PSB em Coronel Fabriciano, Vair Dias de Assis (Breu), seu colega de Timóteo, Gervásio Pierre. Douglas ressaltou a importância da presença de um Parlamentar de Timóteo, “as trocas de experiências são fantásticas, e como representante jovem percebemos onde queremos chegar, que é ao pleno desenvolvimento sustentável de Timóteo. Sou jovem e quero trabalhar por nossa Cidade, ser um elo entre a reconstrução e o desenvovimento".


Douglas Willkys (PSB/MG) e o presidenciável, Deputado Federal Ciro Gomes (PSB/CE)

Já o presidente do PSB mineiro, deputado estadual Wander Borges, reforçou a importância de Timóteo para a consolidação do partido no Estado, como exemplo de gestão ética e transparente. “Neste pouco tempo em que o PSB retornou à Prefeitura de Belo Horizonte, através da vitória de Márcio Lacerda, já colhemos os frutos de nosso trabalho. Na última pesquisa do DataFolha, Lacerda figura como melhor prefeito de capital em primeiro mandato, e segundo lugar geral. É o mesmo tipo de trabalho que o PSB vai desenvolver em Timóteo: administrar pensando nas pessoas”, anunciou.


DISCUSSÃO

O seminário foi marcado pelo balanço do presidente do Partido Socialista do Chile, Martin Fritz Machuca, sobre os avanços obtidos em 20 anos de governo naquele país. A recente vitória da direita conservadora nas eleições, apesar dos expressivos índices de aprovação da ex-presidente Michelle Bachelet, foi atribuída ao conseqüente desgaste da frente de esquerda após tantos anos, que dificultou a política de alianças da base governista no pleito.

Sérgio Mende discussa e pede apoio na reconstrução de Timóteo


Já o representante da Frente Ampla do Uruguai, J. Fabián Fontoura Cairello, relatou as políticas públicas que foram implementadas naquele país, que hoje figura na 50ª colocação do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Lá os principais desafios foram romper com o modelo neoliberal, distribuindo renda e resgatando a dignidade nacional.

Um dos depoimento mais emocionante nas discussões foi quando a representante do Movimento al Socialismo (MAS) da Bolívia, Leonilda Zurita Vargas, relembrou a trajetória do povo boliviano até culminar no governo Evo Morales. Além do preconceito internacional, pela tradição de mascar folhas de coca, foi preciso enfrentar duras pressões da elite boliviana, inconformada com a ascensão ao poder das etnias indígenas – maioria da população. Hoje o país vive novos tempos, inclusive sendo aprovada a nova Constituição, que assegura direitos como assistência social, participação feminina na política, nacionalização dos recursos naturais, participação comunitária na gestão do Estado, entre outros.

Douglas Willkys (PSB/MG) ao centro, juntos os companheiros do PSB do Leste de Minas.

O vereador-suplente Roberto Prolar (PSB/Timóteo), a deputada profª Vilma Moreira (PSB/MT), o parlamentar Douglas Willkys (PSB/MG) e Gervásio Pierre, Presidente do PSB de Timóteo-MG.

COMPANHEIROS DO PSB REGIONAL NO CONGRESSO INTERNACIONAL





Nenhum comentário:

Postar um comentário