quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Insatisfeitos moradores pedem melhorias no município de Timóteo

“Quero um dia acordar com o barulhos das máquinas, isso será o sinal de que alguma melhoria estará sendo realizada em minha rua”. Célio Miranda.

A reunião da câmara municipal de Timóteo teve um momento bem atípico no dia 01 de setembro. Inconformados com a demora na realização de algumas obras e morosidade m outras, moradores fizeram o uso da palavra na Tribuna Livre e em momentos concedidos pela presidente da Casa, Guaraciaba Gomes protestaram contra a falta de recursos ou a inviabilidade deles no município.

Geraldo Fernandes foi o primeiro a utilizar a Tribuna. Com toda sua humildade e simplicidade no falar, Geraldo conseguiu comover os vereadores e presentes na reunião, em sua fala ele fez duras críticas à saúde do município, depois que seu irmão faleceu enquanto esperava por um carro para levá-lo até o hospital. O morador também pediu aos parlamentares que o ajudasse a ter a carteira de passe livre de volta, uma vez que possuiu sérios problemas de saúde e tem um laudo de médico do município relatando o problema e profissionais da própria rede, negam o benefício do Passe Livre. Geraldo diz não compreender a seleção para renovação da carteira.

Já o presidente da Associação de Bairros do Nova Esperança, Marcílio dos Santos reivindicou segurança no trânsito como a construção de passarela, redutores de velocidade e retorno na BR-381 que corta o bairro. Além disso existem locais onde o esgoto, ainda é a céu aberto, o que segundo Marcílio, apresenta sérios riscos à saúde dos moradores. “ O que também nos preocupa é o transporte escolar das crianças na Rua Beta, pois o ônibus não passa próximo a residência de muitos alunos, o que os expõe ao perigo de trânsito”, completou.


"Reunião interrompida"

Paralisada por alguns minutos para fala de representantes do Sinttrocel e morador do bairro Alegre. A câmara voltou a ser espaço para reclamações. Marlúcio Negro da Silva fez uso da palavra e falou da preocupação do órgão com motoristas de Coronel Fabriciano que realizam transporte de passageiros e carga em Timóteo. Segundo Marlúcio muitos destes motoristas foram “pegos” pelos controladores de avanço de sinal instalados em alguns semáforos da cidade, que apresentam problemas, e por isso, motoristas correm o risco de serem demitidos. “Temos muitos motoristas fazendo acompanhamento psicológico, pois alguns já perderam até 16 pontos na carteira de habilitação e a empresa para qual eles trabalham mandam eles assinarem um documento para que o valor da multa seja descontado do salário e os alertam que se caso perderem a carteira serão demitidos. Quando recorrem a multa o resultado é sempre o mesmo deferido e sem mais explicações. Precisamos corrigir isso”, encerra.

Célio Miranda é morador do bairro Alegre. Ele começou sua participação lembrando a importância do bairro para o município, uma vez que este faz parte da história de sua fundação. “No setor VII, local onde o bairro está instalado, existem cerca de 52 empresas, o que o faz o maior arrecadador de impostos para o município e para onde vai este dinheiro?”. Questiona o morador que continua, “quero um dia acordar com o barulhos das máquinas, isso será o sinal de que alguma melhoria estará sendo realizada em minha rua”, conclui.

Ainda segundo Célio, muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios por causa da grande quantidade de poeira provocada pela falta de infraestrutura.

Ao fazer uso da palavra o parlamentar Douglas Willkys (PSB) parabenizou os munícipes pela iniciativa e se disse satisfeito com atitude de cada um. “Minha participação nesta reunião se justificou pelas palavras destas pessoas, pois há muito tempo a Tribuna não era utilizada em tempo integral por reivindicações tão necessárias”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário