terça-feira, 21 de setembro de 2010

Coleta de entulho gera insatisfação em timoteneses

Vereador pede realização de aundiência pública para que moradores expressem indignação quanto alteração no serviço de coleta.

Na reunião ordinária da câmara municipal ocorrida no dia 16/09 o parlamentar Douglas Willkys (PSB) relatou aos presentes a insatisfação de moradores do município com o novo sistema de coleta de entulho, que entrou em funcionamento no dia primeiro.

A coleta de entulho que era relizada mensalmente passou a ser semanal, mas as modificações que tinham o intuito de melhorar a qualidade na prestação do serviço tem gerado dúvidas e insastifações aos moradores. Um dos motivos é a quantidade de entulho, a que cada residência pode colocar na rua, seis sacos plásticos com até 30 quilos, além da poda de árvore ter tamanho de corte e volume de feiche.

“Arrumar sacos que suportem o peso do entulho e colocar o peso e quantidade correta tem deixado os moradores em dúvida, muitos alegam que o volume permitido é insufuciente, no caso da limpeza de um quintal ou tamanho da obra. Ainda segundo os moradores, com a quantidade estipulada, eles se veem obrigados a alugar caçambas e temem aumento no valor do aluguel, por causa do aumento na demanda”,explica.

Diante de tantas reclamações e questionamentos o parlamentar relatou o fato na reunião ordinária e recebeu apoio dos vereadores. A presidente da câmara Guaraciaba Gomes (PMDB) concordou com o vereador que solicitou uma audiência pública com representantes da aministração pública, setor de coleta de entulho e comunidade para discutir a mudança e sua aplicação.

Vereador propõe instalação de coletor de Chorume

Ainda atentos às reivindicações dos moradores os parlamentares Douglas Willys (PSB) e Keisson Drmumond (PT) apresentaram o Projeto de Lei 3.500 que altera o artigo 26 da Lei 496/74, votado em primeira discussão, e que obriga à instalação de coletor de chorume nos caminhões que fazem o serviço de coleta do lixo resdiêncial, no prazo de um ano.

Caso descumpra a lei a empresa responsável pela coleta poderá ser multada em até 5 mil reais, corrigido pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), para cada caminhão não adaptado, risco de ter o caminhão recolhido, além da suspensão do contrato da empresa responsável pelo serviço de coleta e transporte do lixo no Município.

Os moradores reclamam do líquido que sai do veículo, no momento em que o lixo é prensado, pois o mesmo possui odor desagradável e leva dias para eliminar o mau cheiro, além de sujar as ruas da cidade. As pessoas ainda se dizem preocupadas com os servidores que trabalham nesta coleta.

“Imagino que deve ser realmente desagradável a pessoa ver este líquido sendo despejado, mesmo que de maneira involuntária, na porta de sua residência. Mas o que me preocupa também são possíveis contaminações que podem surgir a partir do contato dos moradores com o resíduo, uma vez que este é produzido de uma série de materias descartados pela população e ao meio ambiente, pois no período da chuva ou quando a pessoa lava a porta de sua casa a água contaminada acaba chegando ao leito de rios e córregos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário