quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OSCIP IDHEAS DE TIMÓTEO SERÁ DENUNCIADA ATRAVÉS DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA PELO MP-MT

OSCIP IDHEAS, CURA OU DOENÇA?

O Ministério Público deverá denunciar a contratação da Oscip Idheas pelo município através de propositura de Ação Civil Pública. Segundo informações extraoficiais obtidas pelo DS, a ação deverá ser protocolada pelo promotor público Antônio Moreira da Silva, que responde pela 1ª Promotoria de Justiça Cível, até o final deste mês no Fórum da Comarca de Tangará da Serra-MT.

Conforme apurou a reportagem, a ação deverá conter denúncias de improbidade administrativa, incluindo fraude relacionada ao processo de contratação. O MP também deverá pedir a suspensão do contrato e a realização de concurso público para contratação dos agentes lotados no Samu e nas unidades de saúde do município.

O Idheas, organização constituída na forma de oscip – organização da sociedade civil de interesse público – foi contratado com dispensa de licitação pelo município para gerenciar o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – como empresa prestadora de serviços. Também há um contato firmado entre município e Idheas para gestão da Unidade Mista de Saúde e das Unidades de Saúde da Família (USF’s), sendo este na modalidade de parceria.

O promotor Antônio Moreira da Silva considera que “é inconstitucional o afastamento do Estado da prestação de serviço público de saúde”. Segundo o representante do MP, as ações deste teor devem ter, sobretudo, consulta popular através de audiência pública.

Há também a questão do alto custo da contratação da Oscip. Conforme levantamento preliminar realizado pelo promotor, a contratação da entidade gerará um custo adicional ao erário de R$ 846.126,54/ano somente na gestão compartilhada do Samu.


http://www.diariodaserra.com.br/showtangara.asp?codigo=136306

Um comentário:

  1. Amigos, estou aqui no meio do Rio Grande do Sul, sou fundador de uma Oscip na área de Cultura e Patrimônio Histórico e Artístico. Vejo o uso criminoso deste tipo de organização, com tristeza e pena. Não existe dispensa de licitação para Oscip. Existe Concurso de Projetos. Não existe contratação de Oscip, existe Termo de Parceria. Não existe Contrato de Gestão para Oscip, existe Termo de Parceria. Nós não podemos perdoar os crimes de políticos contra a sociedade. Muito menos os crimes da sociedade com os políticos.

    Telmo Padilha Cesar - Cachoeira do Sul / RS
    padilha@defender.org.br
    www.defender.org.br

    ResponderExcluir