quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vereador indica melhorias para Praça do Nossa Senhora das Graças

A Praça do bairro Nossa Senhora das Graças na rua Berilo deverá passar por melhorias, pois atendendo à solicitação dos usuários da mesma, o vereador Douglas Willkys (PSB) encaminhou pedido de melhorias ao Executivo municipal.

Segundo os moradores, a pracinha se encontra em péssimas condições de uso, sendo que as mesas e banquinhos de concreto estão quebrados, fato que permite a exposição das pontas das ferragens, o que pode ocasionar acidentes.

Diante a necessidade de melhorias o parlamentar atendeu de imediato a solicitação e encaminhou pedido para reforma. “ As pracinhas são locais de acolhidas para as crianças, principalmente nos finais de semana. Para algumas, elas são a única opção de lazer, o que nos deixa ainda mais sensibilizados”, disse.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sodalício Tio Questor comemora 31 anos com muita festa

Programação teve início nesta quarta-feira e termina no domingo.

Sanfona, bolo, atividades recreativas, dança, teatro e celebrações. É assim que os internos do Sodalício Tio Questor, única instituição de permanência (asilar) de Timóteo, vão comemorar durante toda esta semana o aniversário de 31 anos da entidade.

As festividades foram organizadas pela Prefeitura Municipal de Timóteo, através da Secretaria de Assistência Social. Nesta quarta-feira sanfoneiros, apresentação do Coral do Creia (Centro de Referência de Educação Inclusiva Ativa) e bolo comemorativo abriram as festividades que contou com a presença do prefeito Sérgio Mendes (PSB), “ O Sodalício é uma instituição que conta com profissionais dedicados, que contribuem para a excelência dos serviços, nossa a principal referência desse trabalho é a humanização do atendimento. Estes cidadãos que hoje, por questões sociais ou mesmo de abandono, necessitam do atendimento asilar, são pessoas que ajudaram a construir nossa nação e que têm a nos oferecer a experiência , o conhecimento e a sabedoria de vida. Só podemos agradecer”

Nesta quinta-feira, 28, o Programa Humanizar também desenvolvido pela Prefeitura de Timóteo vai comandar a festa com atividades recretivas, teatro e dança. Já na sexta-feira (29) acontece uma missa em Ação de Graças, no sábado (30) apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, e para fechar a programação, no domingo (01º de maio) acontece um culto com a Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Aberta à comunidade, as festividades terão início sempre a partir das 14h30. De acordo com o gerente da entidade, Gilton Amorim, estas comemorações proporcionam uma maior interação dos idosos com a comunidade.

SERVIÇOS

O Sodalício Tio Questor atende atualmente 32 internos, sendo 16 homens e 16 mulheres. A instituição funciona na modalidade de proteção social especial de alta complexidade com serviço de atendimento 24h. O Sodalício conta com serviços de enfermagem, nutrição e administrativo, além de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, médicos, psicólogas, assistente social, pedagogas, coordenador, nutricionista e economista doméstica.

Fonte: PMT

terça-feira, 26 de abril de 2011

Participantes do concurso de “causos e Cantigas” recebem certificados




Num clima de muita alegria e descontração foi entregue na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal, o certificado de participação no concurso de Causos e Cantigas. O evento que está em sua 5ª edição é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Timóteo e Câmara Municipal com produção de Sidneiva Paiva e da Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo de Timóteo. O concurso integra a programação dos 47 anos da cidade, celebrado no próximo dia 29.


A solenidade foi conduzida pela artista Eliana Guedes que ao final do evento fez uma apresentação de seu Show Arrasta Riso. Eliana falou sobre a importância dos causos que nos tempos antigos era uma forma de aprendizado para as pessoas. “Antigamente as pessoas não frequentavam escolas e elas aprendiam por meio de histórias contadas por seus antepassados e até hoje as histórias são utilizadas para ensinar, principalmente as crianças”, explica.

O vereador José Constantino – Coronel agradeceu aos participantes por manterem viva esta tradição. “Queríamos ter feito mais para a realização deste evento, mas tenho certeza de que os contadores de causos darão o máximo para que no dia 01, dia da apresentação, possamos ter um show brilhante”, disse.


O presidente da Casa Douglas Willkys (PSB) disse estar feliz por poder contribuir para a realização do concurso. “ Estamos passando por uma momento de mudanças e abrimos mão de algumas realizações para apoiar este concurso por saber de sua importância para a preservação das culturas de nossa cidade. Não podemos deixar que eventos como estes deixem de existir . Agradeço a cada servidor que tem participado e desejo muita sorte à todos”, conclui.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Faixas elevadas proporcionará maior segurança à pedestres

Nos últimos anos a frota de veículos tem aumentado consideravelmente em todo o país, principalmente a de motocicletas, que são escolhidas por sua economia e agilidade no trânsito. Diante desta realidade algumas melhorias tem sido feitas no trânsito das cidades para que haja harmonia entre veículos e pedestres.

Em Timóteo este crescimento é observado não só nos Centros Comerciais como também em todas as regionais. No bairro Primavera frequentadores da igreja Presbiteriana reivindicaram ao vereador Douglas Willkys (PSB) a instalação de uma faixa elevada de pedestres em frente a mesma, pois além da finalidade religiosa ela desenvolve projetos sociais, o que aumenta ainda mais o fluxo de pessoas no local.

Atendendo a reivindicação dos fiéis, Douglas solicitou ao executivo municipal a construção de uma faixa elevada a fim de minimizar o risco de acidentes, uma vez que o índice, no referido local é considerável. “As faixas elevadas tem sido o dispositivo de segurança mais utilizado em casos como este, pois reduz a velocidade dos veículos, finalidade principal, sem danificar os mesmos, que é uma preocupação dos proprietários, em especial os rebaixados”, explica.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Creche acolher completa dois anos de caminhada

Vereador Douglas Willkys elogiou o trabalho prestado à comunidade por iniciativa da igreja.

Neste mês a Creche Acolher, pertencente a igreja Presbiteriana de Timóteo no Centro Norte completou dois anos de caminhada. A entidade atende a cerca de 50 crianças com idade entre seis meses a 3 anos de idade para que seus pais possam trabalhar com tranquilidade.

De acordo com o presidente da entidade Pastor Jaison Ataíde, cada criança paga um valor símbolo, pois a taxa é cobrada de acordo com as condições financeiras de seus responsáveis. Para manter as atividades a entidade conta com apoio da comunidade, comércio e membros da igreja que fazem doações com frequência.

O culto foi celebrado para marcar os dois anos de funcionamento da creche que segundo o pastor é um trabalho árduo, mas que precisa ser realizado. “Nesta festividade mostramos o trabalho que vimos desenvolvendo. Fico feliz com está interação com a comunidade. Embora seja um trabalho árduo temos a consciência de que estas famílias precisam deste apoio, por isso persistimos”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores Douglas Willkys ficou encantado com a disciplina das crianças e elogiou o trabalho das monitoras. “O comportamento das crianças mostram que elas estão sendo bem cuidadas e isso é fundamental para que seus pais trabalhem despreocupados”, enfatiza.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PMT convoca aprovados no 2º Processo Seletivo

Cargos a serem preenchidos são para área da saúde

A Prefeitura de Timóteo inicia amanhã (13) a convocação dos candidatos aprovados e classificados no Processo de Seleção Pública (002/2011). Os convocados têm até cinco dias úteis, a contar de quinta-feira (14), para comparecer ao auditório da Prefeitura, de 13h às 17h, para agendamento do exame médico e regular contratação para cargos na área da saúde.

A princípio estão sendo convocados médico cardiologista, médico da família, clínico geral, endocrinologista, e ginecologista. A lista completa dos convocados está disponível nesta quarta-feira no site da Prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br). Os demais cargos serão convocados no decorrer deste mês e no início do mês de maio.

Sexta chamada

Paralelamente, a administração municipal inicia a sexta chamada dos candidatos aprovados no primeiro Processo Seletivo, realizado no dia 23 de janeiro, para preencher vagas nas Secretarias de Educação e Assistência Social.

Nesta chamada estão sendo convocados os classificados para os cargos de Agente Administrativo (Humanizar), Pedagogo (Recriando), Educador Social, Professor I e II e Instrutor de Informática (Proinfo), Assistente Social (PAIF). A lista dos nomes também estará disponível no site da prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br).

Documentação:

Os convocados deverão vir munidos dos seguintes documentos (original e cópia):

  • Comprovante de Endereço
  • Carteira de Identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certificado de Reservista
  • Título de Eleitor com o último comprovante de votação
  • PIS/PASEP
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Certidão de nascimento dos dependentes
  • Cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos
  • Duas fotos 3x4 recentes
  • Carteira de Registro no respectivo órgão da classe de sua especialidade
  • Número de conta bancária na Caixa Econômica Federal
  • Grupo Sanguíneo
  • Diploma

Fonte: PMT

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SAIU NA IMPRENSA...

Diário Popular MG 13 04 2011


Vereador busca militares para aumentar efetivo em Timóteo


O presidente do Legislativo em Timóteo Douglas Willkys (PSB) solicitou aumento de oficiais militares em Timóteo ao coronel regional da Polícia Militar. Em reunião com o coronel da Polícia Militar de Ipatinga, Geraldo Henrique Guimarães da Silva, na semana passada, o presidente da Câmara de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), falou sobre a necessidade do aumento no efetivo militar da 85ª Cia de Polícia Militar da cidade.

Com a formação de novos militares no próximo dia 29, Douglas solicitou ao Coronel da PM de Ipatinga a disponibilização de novos oficiais para o município. "Nos últimos anos em todo o país pode-se notar o aumento do consumo de drogas. Este fato associado à desigualdade social tem feito com que muitas pessoas, inclusive menores, partam para a criminalidade a fim de conseguir aquilo que desejam. O desemprego é outro fator que contribui para o aumento destes problemas sociais", enfatiza.

Na reunião, o coronel Herinque se comprometeu a fazer o possível para repor esta redução, após a formação dos novos militares. Douglas acredita que, com o aumento do efetivo, os policiais terão condições de realizar rondas mais frequentes. "Faremos o possível para corrigir esta defasagem, se não conseguirmos este aumento agora continuaremos nos esforçando para que ele seja realizado, pois a segurança pública é uma das preocupações de nosso munícipes, e nosso dever é assegurar-lhes o direito de ir e vir com segurança", conclui.

LEI 5.031
Desde a aprovação da Lei Complementar 109 de 2009, que alterou a Lei 5.031/69, cerca de 2 mil policiais militares foram aposentados em todo o Estado. Com a mudança, o policial militar poderá utilizar 10 anos de contribuição previdenciária fora da PM para contar como tempo de serviço e assim completar os 30 anos exigidos para aposentadoria. E as policiais femininas que aposentariam com 30 anos de serviço poderão requerer o benefício após 25 anos de atividade.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Em Timóteo portadores de deficiência auditiva terão acesso a telefonia pública


Inclusão social. Este foi o motivo que incentivou o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB) a solicitar a OI TELECOMUNICAÇÔES a instalação de orelhões TDD, que são adaptados para portadores de deficiência auditiva no município.

Para requerer a instalação o parlamentar se fundamentou no decreto nº 5296, de 03 de dezembro de 2004, que determina que os telefones públicos deveriam ser adaptados para os deficientes auditivos. “Muito se fala em acessibilidade, mas o que estas pessoas precisam é que elas de fato aconteçam, pois quanto maior independência eles tiverem, maior será sua autonomia e autoestima, além de fazer valer seus direitos como cidadão”, explica Douglas.

Ao todo são cinco orelhões adaptados para oferecer maior acessibilidade aos portadores de deficiência auditiva. Os telefones foram instalados na Câmara Municipal, nos “Centros de Atenção ao Cidadão– CAC'S” do Centro Norte, Distrito de Cachoeira do Vale, Limoeiro, Novo Tempo e no Terminal Rodoviário. Locais escolhidos devido a grande circulação de pessoas.

Em Timóteo, a atual administração tem dedicado atenção especial aos portadores de algum tipo de necessidade especial. O Centro de Referência Educativa Inclusiva - CREIA tem recebido total apoio para desenvolver suas atividades, o município está sendo oferecido curso de libras para facilitar a comunicação entre um portador de deficiência auditiva e comunidade. Também é feita a fiscalização dos ônibus da empresa que prestam serviços ao município para que os mesmos sejam adaptados para oferecer maior conforto a quem precisa.

A diretora do CREIA Sandra Peri disse que está é uma grande conquista. “ Quanto mais tecnologias pudermos colocar à disposição das pessoas portadores de algum tipo de deficiência, mais rápido eles serão inseridos na sociedade. Este é um grande começo, pois as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre a realidade destes portadores e assim passaram a ser colaboradores. Timóteo está tendo um grande avanço com esta conquista”, destaca.

Primeira etapa da Copa Montain Bike 2011 é realizada com sucesso

Competição integrou as comemorações do aniversário de Timóteo.


A primeira etapa da 4ª Copa Vale do Aço de Montain Bike (MTB) levou adeptos, iniciantes e curiosos ao projeto Oikós, no bairro Primavera, local de realização das provas, no domingo (10), pela manhã. Mais do que uma disputa acirrada, o evento foi palco de encontro de gerações. Assistindo ou competindo, crianças, adolescentes, jovens e veteranos se integraram em prol do fortalecimento do ciclismo.

A Copa Vale do Aço de MTB é promovida pela Associação Vale do Aço de Ciclismo (AVACI) e contou com o apoio da Prefeitura de Timóteo,, Aperam, Usiminas e Horto Bicicleta. “ Timóteo se orgulha em sediar a abertura da Copa Vale do Aço, que estimula essa prática esportiva e oferece um espaço de diversão e convivência familiar e social”, destacou o prefeito Sérgio Mendes, elogiando a responsabilidade social dos organizadores que solicitaram doações de alimentos para repassar às entidades sociais.


A primeira etapa reuniu atletas de cerca de 20 municípios, incluindo Belo Horizonte, Nova Lima, Colatina (ES), Duque de Caxias (RJ), João Monlevade, Itabira, São José da Lapa, Justinópolis e Teófilo Otoni.

Resultado

Ao todo foram disputadas quinze categorias, os vencedores foram : categoria Elite - Geraldo Rodrigues da Silva Junior, de Nova Lima; Sub 23 – Rafael da Cruz Lage, de João Monlevade; Sub 30 – André Gomes de Couto, de Colatina; Junior – João Pedro Pungirum Van Der Maas, de Teófilo Otoni; Juvenil – Luiz Mendes Bastos, de Alvinópolis; Máster 30 a 34 – Edicarlos Oliveira Silva, o Rosinha , de Belo Horizonte; Máster 35 a 39 – Rogério Pacheco, de Justinópolis; Máster 40 a 44 – Joel Leite, de Itabira; Máster 45 a 49 – Edmundo Cosme Alves Silva, de Governador Valadares; Máster 50 a 54 – Antônio Benedito da Cruz Miranda, de Coronel Fabriciano; Máster 55 a 59 – Jorge Luiz Rodrigues, de Caratinga; Veterano – Rubens Barroso Filho, de Governador Valadares; Turismo – Elzimar Lacerda, de Manhuaçu; Elite feminina – Soraya Soares Oliveira de Moraes, de Carlos Chagas; Máster feminina – Christian Kellen Cabral Ferrari, de Governador Valadares.

Fonte: PMT

Seresta conquista o público em homenagem aos 47 anos de Timóteo



A Praça do Coreto se transformou em pista de dança na noite do último sábado (09), onde um grande baile se formou ao som de músicas de serestas interpretadas pelos músicos do “Minas ao Luar”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, em comemoração aos 47 anos da cidade.

Um ambiente boêmio foi reproduzido no palco. Um barzinho como cenário trouxe um clima de recordação e saudade para quem viveu os tempos de músicas românticas para dançar a dois. A seresta deu o tom da festa, e além dos músicos do “Minas ao Luar” , participou também o grupo de seresta timotense Grãos de Sonho. O show fez um completo passeio pela MPB, desde a música de raiz à bossa nova, e o público, composto por famílias, jovens e pessoas da terceira idade, pôde apreciar um belo repertório.

Estiveram presentes o prefeito Sérgio Mendes e seu secretariado,o presidente da Fundação Aperam Acesita, Anfilófio Sales, o presidente da Aciati, Hiller Félix, e os vereadores Douglas Wilkys, Marcílio Magalhães e William Salim.

Na oportunidade, o prefeito Sérgio Mendes foi homenageado com um troféu simbolizando a presença do Sesc em Timóteo e para marcar a passagem do Minas ao Luar pela cidade. Em seu discurso, ele agradeceu a homenagem e falou da importância da realização desse tipo de evento. “Estamos resgatando a cultura da nossa cidade, e é uma alegria muito grande ver a população reunida aqui na Praça do Coreto para prestigiar mais um evento em comemoração aos 47 anos da nossa querida Timóteo. Estamos resgatando a alegria da cidade e vamos envolver cada vez mais a população”.

Para quem acreditava que a seresta era coisa para os mais velhos, a jovem Deisimara Ernesto dos Santos, 19 anos, demonstrou o contrário. “Curto muito o ritmo, está muito gostoso e festas como estas devem acontecer sempre”.

Para muitos, o estilo de música tocado “é bem melhor do que o som que se ouve na mídia hoje”. A opinião é compartilhada por Nair Godoy, moradora da cidade de Jaguaraçu. “Me sinto muito feliz de estar aqui e ouvir músicas maravilhosas que falam sobre o passado, que relembram momentos muito felizes da vida da gente. Músicas que falam de amor, felicidade, e de paz”.

Morando no estado do Espírito Santo há 28 anos, a engenheira Edileusa Gomes também participou da festa. “Mesmo morando em outro estado, eu não consigo ficar longe desta cidade; principalmente agora que a cultura vem sendo resgatada, está muito bom participar e visitar Timóteo”.

Fonte: PMT

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Em Timóteo recadastramento vai liberar mais assentos para idosos

A partir de 11 de abril, os maiores de 65 anos residentes no município de Timóteo poderão usufruir dos lugares que estão além da catraca eletrônica no transporte público gratuito. Para garantir esse acesso os idosos devem fazer o recadastramento para obter a carteirinha da empresa de transportes Autotrans (Cartão Autopass). Conforme prevê o Estatuto do Idoso, as pessoas com 65 anos ou mais têm assegurada ainda a prioridade na hora do embarque e 10% dos assentos devidamente reservados e identificados.

A Secretaria de Assistência Social de Timóteo está orientando os maiores de 65 anos a procurar a Autotrans, à rua 31 de Março, n° 10, ao lado da garagem da empresa, munidos de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para atualização do cadastro. A carteirinha de passe livre tem validade por três anos e será entregue no Conselho Municipal do Idoso, no Centro Social Urbano, bairro Primavera.

O Secretário de Assistência Social, Enéias Alves dos Reis, explica que conforme entendimentos com a empresa Autotrans, o idoso poderá escolher o local de assento dentro do coletivo para evitar que passageiros fiquem em pé na hora que o ônibus arrancar. “Com isso, buscamos maior segurança e conforto para o passageiro da terceira idade”, afirma Enéias.

A apresentação de documento pessoal (carteira de identidade) só dá acesso aos primeiros lugares à frente dentro dos coletivos. Os cadastros podem ser feitos até 10 de junho.

Deficientes

Segundo Enéias Alves dos Reis, secretário de Assistência Social de Timóteo, o contrato de concessão do Cartão Autopass Gratuito com Acompanhante para uso de pessoas deficientes e seus acompanhantes está sendo revisto para renovação. “Em breve, este grupo também fará a atualização dos seus cadastros”, acrescenta Enéias.

Fonte: PMT


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Alunos visitam câmara de vereadores

A visita integra uma série de atividades que estão sendo realizadas em comemoração ao aniversário da cidade.

Na tarde desta terça-feira, 05, alunos do 2º ano do primeiro ciclo da Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza, no bairro São José, em Timóteo visitaram a Câmara de Timóteo com intuito de conhecer sua estrutura e para entenderem as atribuições do presidente da Casa Legislativa. A visita integra uma série de atividades que estão sendo realizadas em comemoração a aniversário da cidade, celebrado no dia 29 de abril.

A pedagoga da escola Reijane Gomes de Souza disse a visita completou os estudos aprendidos em sala. “ Esta visita foi uma oportunidade de as crianças interagirem com o presidente, que por sinal foi muito didático ao responder as perguntas elaboradas por nossas crianças. Elas puderam identificar a figura do presidente da câmara, como se dá sua escolha, bem como compreender um pouco mais sobre este universo”, avalia.

O presidente da casa elogiou a iniciativa das educadoras. “. Foi uma experiência positiva. Despertar o interesse da criança para as questões políticas é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, pois é na política, ou seja, no legislativo, que são criadas as leis que regem nosso município”, disse.

Ainda segundo o parlamentar é de fundamental importância que o cidadão tenha consciência sobre as atribuições de autoridades políticas, seja ela de qualquer escalão. “Esta iniciação política é positiva, uma vez que em cidades vizinhas temos visto exemplos desta interação entre escola e câmara. Em algumas cidades até foram implantadas câmaras mirins, que desenvolvem um trabalho sério, onde os projetos são elaborados pelos vereadores mirins, eleitos em escolas, e repassado a um vereador que irá apresentá-lo e colocá-lo em votação na câmara municipal para se tornar Lei”, explica.


Mais um evento marca festividades dos 47 anos de Timóteo  

Praça do Coreto recebe "Minas ao Luar" no sábado

A apresentação musical “Minas ao Luar” é mais uma das atrações que fazem parte do calendário das comemorações dos 47 anos da cidade. A prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, elaborou uma programação extensa e diversificada para festejar, durante todo este mês, o aniversário de Timóteo.

Resgatar a tradição seresteira, este é o objetivo do “Minas ao Luar”, musical do Sesc Minas Gerais, que se apresenta neste sábado (09), a partir das 20h, na Praça 1º de Maio/ Coreto. Além do show, também serão montadas barracas com artesanato e comidas típicas.


“Eventos como este são importantes para que o povo de Timóteo possa se relacionar, encontrar para conversar e se divertir, num clima de harmonia. É com grande alegria que convidamos toda a população para que marque presença e prestigie mais esta atração que está sendo preparada com muito carinho em comemoração aos 47 anos da cidade”, convida a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Graziela Viana Ferreira.

Minas ao Luar

Composta 40 músicos a apresentação “Minas ao Luar” percorre todo o estado de Minas Gerais com o objetivo de resgatar e valorizar a música de seresta. Um clima de interior é reproduzido com a ajuda de um o palco que vira uma varanda de fazenda, aliado a um repertório que passeia pela música brasileira, em especial pela mineira. O espetáculo tem duração de três horas.

Fonte: PMT

Pacientes de Timóteo terão melhor atendimento em BH

Casa de Apoio foi inaugurada nesta semana e visa oferecer maior conforto à pacientes encaminhados para tratamento na capital.

Nesta segunda-feira, 04, o presidente da Câmara de vereadores de Timóteo Douglas Willkys (PSB) e os vereadores José Constantino (PSDB) e Virgínia Scarpatti (PDT) participaram da inauguração do Centro de Atenção aos Usuários de Saúde de Timóteo. Também estiveram presentes representatividades políticas estaduais e federais.

O Centro recebeu o nome de Matheus de Almeida Dias de Souza, que é uma homenagem ao filho do secretário de Saúde, Eneas Almeida, morto em um acidente automobilístico no ano de 2008. Anteriormente o paciente e acompanhantes eram acolhidos em locais improvisados.

A casa foi toda mobiliada com o apoio do Rotary Clube de Acesita e o Rotary Charleroi - Val de Sambre, da Bélgica. Hoje ela possui capacidade para atender a 40 pessoas por dia. Feito que que segundo o parlamentar traz melhorias ao atendimento e reduz os gastos. “Com o envio de pacientes à capital, a administração municipal gastava cerca de 30 mil reais mensais, pois era preciso pagar pensão para os usuários e seus acompanhantes. Com a casa própria haverá uma economia de 9 mil reais e os pacientes ainda terão um carro da prefeitura para levá-los até o local de atendimento. Nossos munícipes terão mais conforto ao se tratar de uma enfermidade e o executivo não gastará a mais, isso é reverter de maneira inteligente ao cidadão, as contribuições que ele faz ao município”, explica.


Endereço do Centro

O Centro de Atenção aos Usuários da Saúde de Timóteo “Matheus de Almeida Dias de Souza” funciona na Rua Itapagipe, 946, Bairro da Graça, próximo ao Hospital São Vicente. O local é adaptado para aos portadores de deficiência.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vereador cobra cumprimento de lei de espera em bancos


Em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira, 01, entre os vários requerimentos apresentados pelo presidente da Casa Legislativa Douglas Willkys (PSB), um deles, cobrava o cumprimento da Lei 2.162/00 que dispõe sobre o tempo máximo de 15 minutos de espera para o atendimento em agências bancárias.


Douglas solicita que os órgãos competentes do município fiscalize a demora no atendimento uma vez que muitas pessoas se dizem insatisfeitas com o tempo de espera. “Esta tem sido uma reclamação constante de usuários de banco. A nós compete criar leis que possam trazer melhorias a vida de nossos munícipes e fiscalizar para que as que já existem sejam respeitadas. As agências precisam se adaptar a lei para que as pessoas não ultrapassem o tempo especificado em lei, fato que tem se tornando comum”, justifica.

A Lei rege ainda que caso a medida seja descumprida, a instituição receberá uma multa de 50 UFMT's (Unidades Fiscais do Município de Timóteo) por cada usuário que comprovadamente deixar de ser atendido dentro do prazo estabelecido. Para o parlamentar a falta de fiscalização permite que erros como estes continuem acontecendo e quem paga pelo prejuízo é o cidadão de bem.

O usuário que sentir que seu direito foi violado pode procurar o Procon (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) para registrar sua reclamação, mas para isso, ele precisa retirar a senha de atendimento ao entrar na agência e pedir para que o atendente registre na mesma o horário em que o atendimento foi realizado.