quinta-feira, 31 de março de 2011

Encontro promove aproximação entre poder público e entidades comunitárias

Com o objetivo de aproximar o Legislativo das lideranças comunitárias, a Câmara Municipal de Timóteo promoveu, na manhã desta quarta-feira (30), um café da manhã com as diretorias da Central das Entidades Comunitárias (CEC) e do Conselho Comunitário do Município de Timóteo (CCMT), e com os presidentes das associações de moradores. O presidente da Casa, Douglas Willkys (PSB) ressaltou a necessidade de colocar o mandato dos vereadores à disposição das entidades e disse que esse diálogo será uma constante durante sua gestão. “Temos que valorizar o trabalho das entidades comunitárias, que é voluntário, e dar suporte a elas, uma vez que, nem sempre elas têm condições de atuar de forma eficiente”, pontuou.

Para Willkys, a aproximação da Câmara contribui para o fortalecimento da atuação das entidades. “O Legislativo deve criar vínculos com as demais lideranças municipais para conhecer e se manter atualizado com as demandas de Timóteo. É uma oportunidade de colocar o nosso mandato à serviço da comunidade, que nos confiou essa responsabilidade”. O presidente também comentou sobre a importância de realizar um trabalho em conjunto com os diversos segmentos sociais, e lembrou que os vereadores “têm procurado fazer isso, propondo projetos de lei solicitados pela população”.

Aproximação

Segundo Elias Carlos Lopes, relações públicas do Conselho Comunitário, é importante que a Câmara esteja aberta e próxima às lideranças comunitárias, uma vez que elas “fazem ecoar os anseios de cada bairro”. Para ele, existe uma distância entre o Legislativo e a comunidade, e o encontro de hoje foi um passo importante para estreitar essa relação. “Ninguém melhor que as lideranças comunitárias para saber o que a cidade precisa, tendo em vista que elas vivem o dia a dia e conhecem os problemas. E a Câmara precisa criar meios para sanar essas necessidades, já que os vereadores propõem as leis que vão nortear o município”, destacou.

José Cirilo da Conceição, da associação de moradores do bairro Alvorada I, ressaltou a importância dessa aproximação. “Essa abertura que a Câmara está dando vai contribuir para melhorar nossa atuação e na relação entre a associação e os vereadores”, afirmou. Geraldo Cirilo Ferreira, da associação de moradores e amigos do bairro Recanto Verde (Amabrev) também elogiou a inciativa da Câmara. “Temos que esquecer a política e unir forças para conquistar nossos objetivos, que é melhorar a qualidade de vida em Timóteo. E esse encontro é uma maneira de aproximar as pessoas, e dos vereadores dizerem que estão próximos da comunidade”.

Para o diretor da CEC, Benedito Gomes, a iniciativa da Câmara de se aproximar das entidades vai unificar o apoio dado a elas. “Há muito tempo a Câmara vem acompanhando o trabalho das entidades de forma dispersa, cada vereador apoiava isoladamente. Agora acredito que a Câmara vai apoiar de forma unificada, vai nos ajudar a direcionar o nosso trabalho, fortalecer as entidades, e promover um intercâmbio entre as associações”, observou.

Decreto regulamenta ocupação do solo em Timóteo

Concessão de alvarás para novas edificações estará sujeita a normas claras, visando a sustentabilidade ambiental no município.


O prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, assinou nesta terça-feira o decreto de nº 4.174 regulamentando os critérios urbanísticos temporários para ocupação do solo no município. A medida integra o pacote de Gestão Urbana, desenvolvido pela secretaria de Planejamento e Gestão, sob a coordenação do vice-prefeito Marcelo Afonso, que propõe atualizar e complementar o Plano Diretor municipal.

Timóteo até hoje não conta com uma Lei específica de Uso e Ocupação do Solo, matéria que está em processo de elaboração. O secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Afonso, afirma que a discussão será ampla e irrestrita, em parceria com o Legislativo e Sociedade Civil, para definir parâmetros que resguardem o bem-estar dos cidadãos no futuro. Um exemplo claro disso é a exigência de recuo em construções verticais, conforme o número de pavimentos, para garantir condições de ventilação e iluminação naturais nos imóveis. As novas construções, sejam residenciais ou comerciais, também deverão contar com parâmetros claros para a provisão de vagas de garagem e estacionamento conforme a área de cada unidade habitacional e/ou comercial. Outro exemplo é a exigência de elevador para edificações quando a altura a ser vencida na circulação vertical for superior a 10 metros.

A validade do decreto é de doze meses ou até a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo constante no pacote de Gestão Urbana, que está em processo de licitação para a contratação de consultoria especializada no processso de atualização do Plano Diretor Municipal, com recursos oriundos do município e da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Na prática, ele dispõe de regras urbanísticas para edificações no município em consonância com o Plano Diretor Municipal que foi aprovado em 2004.

“Para que tenhamos no futuro uma cidade ainda mais agradável para se viver, é preciso pensar hoje sobre como ordenar esse crescimento urbano. Garantir a harmonia entre as pessoas, entre o ser humano e o meio ambiente, levando em conta critérios técnicos. Não podemos permitir que sejam construídos imóveis pensados individualmente, mas sim num contexto maior, garantindo o desenvolvimento econômico e social da cidade, sem prejuízo a qualidade de vida dos timotenses., o decreto garante critérios mínimos, visando corrigir falhas antigas na organização do setor de licenciamento da prefeitura”, argumenta Marcelo Afonso.

No dia 11 de março todos os vereadores participaram de reunião promovida pela secretaria de Planejamento para apresentar as linhas gerais do pacote de Gestão Urbana, que também prevê a construção de um canil municipal, a regularização fundiária de 4,5 mil imóveis, além da regulamentação do direito a Preempção. A atualização e modernização do Plano Diretor será um divisor de águas na história do município, e possibilitará um crescimento urbano mais ordenado, corrigindo graves irregularidades e detalhando as leis complementares imprescindíveis a aplicação do Plano Diretor.

Fonte:PMT

segunda-feira, 28 de março de 2011

Parceria visa aumentar vendas e emprego em Timóteo



O presidente da Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Prestação de Serviços - ACIATI/CDL Hiler Félix da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira, na sede da entidade, o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB). O encontro teve como objetivo estabelecer parceria entre a associação e legislativo municipal, a fim de discutir projetos que possam fomentar a economia da cidade.

Na reunião foi apresentado o modelo de Campanhas desenvolvidas pela entidade para fomentar o comércio local. A ACIATI/CDL tem se destacado neste tipo de trabalho, tendo como ponto alto a Campanha Natal Solidário que tem sorteado prêmios como carros, motocicletas, entre outros.

Empossado há quase um mês, Hiler aposta na renovação da parceria entre poder público municipal e entidade. “Este é um bom momento para se traçar parcerias, uma vez que estamos diante de um gestão séria e que acreditamos ser de comprometimento”, disse.

Segundo Hiler, Douglas representa o interesse da sociedade e a entidade do empresariado, união que poderá significar geração de novos empregos e renda.

Douglas acredita que esta parceria será benéfica para o município. “Sabemos que existe uma demanda significativa por emprego em nosso município e estas campanhas são positivas, uma vez que com o aumento nas vendas automaticamente ocorrerá um aumento no número de emprego. Estamos saindo de uma crise financeira mundial e sofremos uma perda na arrecadação de ICMS para o município. Contamos com o empresariado de Timóteo, que é a segunda maior fonte de arrecadação municipal para combatermos está perda com a geração de novos empregos e receita”,explica.

PMT inicia quinta chamada de aprovados

A Prefeitura de Timóteo inicia hoje (29) a quinta chamada dos candidatos classificados no primeiro Processo Seletivo, realizado no dia 23 de janeiro, para as Secretaria de Educação e Assistência Social.

Nesta chamada estão sendo convocados os classificados para os cargos de Agente Administrativo (Humanizar), Educador Físico (Humanizar), Educador Social, Professor I e II e Instrutor de Informática (Proinfo). A lista dos nomes está disponível no site da prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br).

Os candidatos convocados deverão se apresentar no Auditório da Prefeitura Municipal situado na Avenida Acesita, n.º 3230, Bairro São José, no horário de 13h às 17h, no prazo improrrogável de 05 (cinco) dias úteis.

Os convocados deverão vir munidos dos seguintes documentos (original e cópia):
Comprovante de Endereço
Carteira de Identidade
Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Certificado de Reservista
Título de Eleitor com o último comprovante de votação
PIS/PASEP
Certidão de nascimento ou casamento
Certidão de nascimento dos dependentes
Cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos
Duas fotos 3x4 recentes
Carteira de Registro no respectivo órgão da classe de sua especialidade
Número de conta bancária na Caixa Econômica Federal
Grupo Sanguíneo
Diploma

Prova de Títulos do 2º Processo

Termina hoje a data para apresentação da documentação referente à Prova de Títulos. Os candidatos deverão apresentar os documentos no Auditório da Prefeitura no horário de 09h às 12h e das 13h30 às 17h.

Os títulos apresentados serão somados a nota de classificação e posteriormente divulgado os aprovados. A expectativa é que as contratações tenham início na próxima semana.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Douglas indica instalação de faixas elevadas em várias regiões

O objetivo é oferecer segurança em locais de maior movimento como órgãos públicos e instituições.

As faixas elevadas de pedestre tem sido uma alternativa para melhorar a qualidade do trânsito, uma vez que o dispositivo não danifica os veículos e consegue reduzir de maneira significativa a velocidade do mesmo para a travessia de pedestres.

Em muitas cidades o motorista é obrigado a parar nestas faixas. Em Timóteo a parada não é obrigatória, o discernimento fica por conta dos envolvidos. Atendendo à pedidos da comunidade o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB) indicou ao Executivo Municipal a instalação de faixas elevadas próxima ao Posto de Saúde do Bairro Novo Tempo, Posto de Saúde do Bairro Ana Moura, Creche Criança Feliz no Bairro Ana Moura e Escola Batista de Acesita no Centro.

Segundo o parlamentar o objetivo é oferecer maior segurança as pessoas que precisam transitar por estas vias. “Estes lugares possuem uma grande movimentação de pessoas, sendo algumas delas idosos e crianças, que normalmente necessitam de atenção especial ao atravessarem vias públicas, ora pela dificuldade de locomoção, ora pela pouca idade”, justifica.


terça-feira, 22 de março de 2011

Vereador questiona número excessivo de buracos em Timóteo

A Companhia de saneamento de Minas Gerais - COPASA é responsável pelo abastecimento de água do município de Timóteo, bem como de várias cidades em todo o estado. Mas um fato tem incomodado aos moradores do município, pois a referida empresa, ao prestar serviços de reparos, tem deixado inúmeros buracos pela cidade, sem previsão de reconstrução da via, o que tem gerado muita insatisfação.



Assim como em emissoras de rádio, é comum ver as reclamações nos gabinetes de alguns vereadores, de serviços prestados pela concessionária como falta de abastecimento de água em algumas regiões e buracos deixados pelas vias. Na última reunião ordinária o presidente da Casa Douglas Willkys (PSB) apresentou um requerimento que solicita informações da Copasa sobre as medidas que tem sido tomadas para erradicar tal problema, uma vez que existem casos que estendem há mais 60 dias. De acordo com a Lei municipal 3.057 a concessionária tem uma semana após o término do serviço para recompor a via.

Douglas se vê na obrigação de cobrar esclarecimentos e agilidade. “Observa-se atualmente no município uma quantidade absurda de buracos, apesar de a empresa ter um prazo legal para tapá-los, muitos permanecem por vários dias em aberto. Buscamos esclarecimentos para que a empresa possa atuar em conformidade com os anseios e necessidades da comunidade, sem danificar o bem público”,explica.

Novo limite de velocidade na Av. Emalto

Atendendo solicitação do empresariado, a Prefeitura de Timóteo definiu que o limite de velocidade na Av. Emalto será de 60 km/h a partir do dia 30 de março, quando começa a operar os controladores de velocidade. Inicialmente, o limite proposto era de 50 km/h. Conforme o Departamento de Transporte e Trânsito, a alteração na velocidade está dentro dos padrões de segurança .


Fonte: PMT

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitura de Timóteo oferece curso de libras para comunidade

Estão abertas as inscrições para os cursos Básico e Intermediário de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) promovido pela Prefeitura de Timóteo, através do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA). Os cursos fazem parte do projeto de Educação inclusiva e objetivam difundir a linguagem de sinais junto à comunidade, facilitando a comunicação com os surdos e promovendo sua efetiva inserção social.Os interessados podem fazer a inscrição no CREIA (Av. Judith Maria do Carmo, 12, Olaria) ou pelo telefone 3847 4670.

O curso básico terá quatro turmas e o conteúdo compreende informações sobre a história da implantação da Libras no Brasil, a legislação e o ensino de vocabulário e formação de frases. O intermediário terá duas turmas e o conteúdo será mais aprofundado incluindo a interpretação e tradução de textos. A Prefeitura oferecerá, no segundo semestre, o curso Avançado de Libras.

PMT oferece 60 vagas para Simpósio de Atualização em Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando 60 vagas para que os profissionais da rede participem do I Simpósio de Atualização em Tuberculose, promovido pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço).

O evento acontece no dia 29 de março, das 19 às 21 horas, no auditório José Torres Alves, na Univaço. Os servidores interessados em participar do evento podem se inscrever no Departamento de Atenção a Saúde da prefeitura que funciona na Sede, até a próxima sexta-feira (25). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3847-7632.

PROGRAMAÇÃO

19 horas – ABERTURA

19:10h – Palestra : Situação atual do controle da tuberculose em Ipatinga/MG

Flávia Albuquerque Magalhães (Professora do curso de medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior/IMES e Médica Pneumologista)

19:30h - Palestra :Diagnóstico clínico e laboratorial da tuberculose

Henrique de Castro Mendes (Médico Pneumologista da Prefeitura Municipal de Ipatinga)

19:50h – Palestra: Alterações radiológicas da tuberculose

Fabrício Maia Torres Alves (Médico Radiologista da Clínica São Judas Tadeu)

20:10 – Palestra: Atualização terapêutica da tuberculose

Alexandre Amilar da Silveira (Médico Pneumologista do Programa de Controle Tuberculose da Prefeitura Municipal de Ipatinga)

20:40 - DEBATE

sexta-feira, 18 de março de 2011

OPORTUNIDADE

Sine de Ipatinga

Montadores (150 vagas) (montadores de estrutura metálica, caldeireiro, encanadores e eletricista industrial)

  • Sexo: indiferente

  • Idade: a partir dos 18 anos

  • Escolaridade: indiferente

  • Experiência: 03 anos em CTPS

  • Obs.: Para trabalhar em Pernambuco


Soldador MIG/ Eletrodo ou TIG (50 vagas)

  • Sexo: indiferente

  • Idade: a partir dos 18 anos

  • Escolaridade: indiferente

  • Experiência: 03 anos em CTPS

  • Obs.: Para trabalhar em Pernambuco


Ajudante de depósito (05 vagas)

  • Sexo: masculino

  • Idade: 25 a 35 anos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental

  • Experiência: não há exigência


Vendedora Interna (01 vaga)

    • Sexo: feminino

    • Idade: 18 a 50 anos

    • Escolaridade: Ensino Médio completo

    • Experiência: 01 ano na CTPS

    • Obs.: Residir próximo ao bairro Cidade Nobre.


Garçom

  • Sexo: masculino (preferencialmente)

  • Idade: 24 a 50 anos

  • Escolaridade: Ensino Médio

  • Experiência: 06 meses na CTPS


Capoteiro (02 vagas)

  • Sexo: masculino

  • Idade: a partir de 18 anos

  • Escolaridade: não há exigência

  • Experiência: 06 meses na CTPS

Alinhador de rodas (02 vagas)

  • Sexo: indiferente

  • Idade: acima de 22 anos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental completo

  • Experiência: 01 ano na CTPS

Operador de empilhadeira (10 vagas)

Sexo: masculino

  • Idade: 18 a 50 anos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental completo

  • Experiência: 6 meses

  • CNH: C


Mecânico de Automóveis (02 vagas)

Sexo: Masculino

Idade: indiferente

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Experiência: 01 ano em CTPS

CNH: B


quinta-feira, 17 de março de 2011

Câmara de Timóteo aprova projeto de implantação de estágio

Nesta quarta-feira, 16, foi realizada mais uma reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Timóteo. Entre os projetos aprovados estava o de Resolução 386 de autoria da Mesa Diretora que autoriza a Câmara Municipal a ofertar estágio profissional a aluno matriculado em curso regular de ensino superior, bem como conceder pagamento de seguro e contraprestação na forma de ajuda de custo e outras definições dentro de convênio.


Na Tribuna Livre o Senhor Jarbas Ribeiro falou sobre a dificuldade que tem enfrentado com a falta de estacionamento em frente ao seu restaurante, famoso pela traíra desossada, problema que os vereadores presentes se comprometeram a ajudar resolver. O Cidadão Luiz Carlos Ribeiro fez uso da palavra para cobrar da atual legislatura o atraso no início das reuniões, que segundo Luiz era comum em gestões anteriores e que não gostaria de vê-lo se repetir nesta gestão.


Também foi cobrado por parte de alguns vereadores a continuidade de alguns obras paralisadas, entre elas, a Praça do Novo Horizonte. O secretário de Obras e Serviços Urbanos Marinho Teixeira que estava presente na reunião respondeu aos questionamentos e disse que em breve a revitalização da Praça será retomada. Após encerramento da reunião o presidente da casa Douglas Willkys (PSB) foi homenageado por seus colegas de trabalho pela passagem de seus 24 anos, completados no dia 16.


PMT inicia quarta chamada de aprovados

A Prefeitura de Timóteo iniciou hoje (17) a quarta chamada dos candidatos classificados no primeiro Processo Seletivo, realizado no dia 23 de janeiro, para as Secretaria de Educação e Assistência Social. As vagas a serem preenchidas são para atender "necessidade de excepcional interesse público" em programas mantidos pelo município em parceria com os Governos Federal e Estadual. Os contratos têm a validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Nesta quarta chamada estão sendo convocados os classificados para os cargos de Agente Administrativo (Humanizar e Educação), Educador Físico (Humanizar), Professor I e II, Instrutor de Informática (Proinfo), Assistente Social. A lista completa bem como a relação dos convocados está disponível no site da prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br).

Os candidatos convocados terão até a próxima quarta-feira (13) para se apresentar no Auditório da Prefeitura de 13h às 17h, para agendamento dos exames médicos e regular contratação.

DOCUMENTAÇÃO

Os convocados deverão vir munidos dos seguintes documentos (original e cópia):
Comprovante de Endereço
Carteira de Identidade
Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Certificado de Reservista
Título de Eleitor com o último comprovante de votação
PIS/PASEP
Certidão de nascimento ou casamento
Certidão de nascimento dos dependentes
Cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos
Duas fotos 3x4 recentes
Carteira de Registro no respectivo órgão da classe de sua especialidade
Número de conta bancária na Caixa Econômica Federal
Grupo Sanguíneo
Diploma

Resultado do 2º Processo

Em relação ao segundo processo seletivo, realizado no último dia 20 de fevereiro, o resultado deve sair nesta sexta-feira. Foram interpostos 192 recursos e alguns foram julgados como procedentes, desta forma, será publicado um novo gabarito que estará disponível no site da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (www.fgpa.org.br), organizadora do processo.

Fonte:PMT

Vereador quer reativar consultório odontológico em escola

A sala de odontologia que atendia aos alunos da escola e comunidade está desativada há quase cinco anos.

Na manhã desta quarta-feira, 16, o presidente da Câmara de Vereadores Douglas Willkys (PSB) e o assessor técnico da Secretaria de Saúde de Timóteo, Fabiano Moreira visitaram a Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, em Cachoeira do Vale, a fim de discutir a reativação do Consultório de Odontologia. A sala que antes era utilizada para a realização de tratamento dentário agora é utilizada como depósito de materiais.

O objetivo da conversa é firmar parceria entre escola, município e estado para que o mesmo volte a funcionar. Fabiano está confiante quanto a conquista. “Pelo que vimos aqui não é difícil conseguir essa reativação, pois a escola já teve este benefício por um bom tempo e com bons resultados. Agora iremos propor uma parceria para que o município ofereça os profissionais e o Estado os equipamentos necessários”, explica.

Douglas tem sido parceiro da escola, acompanhando seu desenvolvimento e recentemente conseguiu junto a superintendência de ensino a autorização para o retorno do curso de magistério, que hoje conta com 80 alunos e possuiu uma lista de espera com quase 100 nomes. Já quanto a sala de odontologia, disse que irá se esforçar ao máximo para reativá-la. “Sabemos o quanto é demorado conseguir um tratamento dentário gratuito e assim como cuidamos da saúde do corpo devemos cuidar também da saúde bucal. Reativando esta sala, tanto os 750 alunos desta entidade serão atendidos, quanto algumas pessoas da comunidade como pais de alunos e educadores”, destaca.

A vice diretora Nilma acompanhou a visita e disse estar satisfeita com as conquistas que a escola tem obtido por meio do próprio esforço e de parcerias. “Estamos vivendo um novo tempo em nossa escola e nossa meta e melhorar a cada dia”, disse.

terça-feira, 15 de março de 2011

Dependentes químicos são graduados pela Monte Sinai



Internos da Clínica Monte Sinai em Timóteo foram graduados no domingo, 13, após esta graduação eles se tornam apitos à retornarem ao Convívio social. Muitos procuram pela entidade quando estão enfrentando um momento crítico devido ao uso dos entorpecentes e após passarem por um período de desintoxicação retornam às suas residências, onde ficam por um período de três meses. Se conseguir passar por esta etapa, sem sofrer nenhuma recaída, o interno é graduado, o que significa que ele não precisa permanecer na entidade e pode com isso, voltar ao seio familiar.

Para o pastor e presidente da Monte Sinai, Paulo Enrique Sinoti este é o momento de maior importância na clínica, uma vez que está sendo concluído o processo de tratamento e recuperação de mais um cidadão. “Ser graduado significa que a pessoa está mudando de vida. Muitos chegaram a clínica já pensando em desistir de tudo e reencontraram a paz espiritual e seu valor como pessoa, o que é fundamental para que ele seja reintegrado à sociedade. Lembramos a eles que isso não significa que eles estão completamente curados e por isso precisam continuar se cuidando,”orienta.

O prefeito Sérgio Mendes (PSB) parabenizou a entidade pelo trabalho desenvolvido e compreendendo a importância do mesmo para o município fez o compromisso de renovar a parceria com a entidade. Para o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB) a atuação da clínica, que não possui fins lucrativos, é válida. “A cada dia tem aumentado o número de crianças e adolescentes envolvidos com o uso de entorpecentes em nosso município. Já que não temos condições de acolher estas pessoas, devemos nos colocar à disposição daqueles que têm esta boa vontade e trabalhar para que o município possa suprir esta demanda ”, afirma.

Menor é graduado pela 1ª vez

A graduação acontece a cada dois meses e contempla as pessoas que estão com um ano de caminhada. Neste mês de março seis internos conquistaram o direito de voltar aos seus lares, e pela primeira vez um menor conseguiu completar todas as etapas. O objetivo é elevar este número, pois nos dias atuais o envolvimento com algum tipo de entorpecente tem sido cada vez mais precoce.

MEC divulga última chamada dos aprovados no ProUni

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 13 na internet a lista dos pré-selecionados em segunda chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta é a segunda etapa de inscrições para distribuição das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.

Os aprovados devem comparecer até 17 de março nas instituições de ensino para onde foram selecionados, a fim de comprovar as informações prestadas no processo de inscrição. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível na página do ProUni na internet. Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingindo o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas, e não ter nota zero em redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. O MEC não informa quantas vagas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições.

Os candidatos que não conseguiram bolsa nas duas etapas de inscrição participarão de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher as vagas ociosas. Ela será formada por ordem de classificação em cada curso e turno e estará disponível pela consulta pelos estabelecimentos de ensino a partir do dia 21. Caberá às instituições convocar os classificados para comprovação dos documentos.

Sine Sindipa abre inscrições para 700 vagas

O posto do Serviço Nacional de Emprego (Sine) do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) está com 719 vagas de emprego em aberto. Do total de oportunidades, 714 são para pessoas com disponibilidade para trabalhar em outros estados. A maioria das vagas é para a cidade de Porto Velho, em Rondônia. As demais oportunidades estão distribuídas no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, e Vale do Aço.

Das vagas ofertadas, 200 são para soldadores de armação, 500 para armadores, 02 para operadores de trator escavadeira, 02 para operador de retro escavadeira, 04 para operador de martelo pneumático, 03 para encarregados de armação, 02 para encarregados de forma, 01 para topógrafo, 01 para orçamentista e 04 para vendedores externo. Neste último, é necessário que o candidato possua moto própria. As remunerações para todos os cargos estão sujeitas a acordo.

Para se candidatar, é necessário que os interessados tenham, no mínimo, experiência de seis meses na área. Em relação ao grau de escolaridade, a maioria das oportunidades é para quem já possui o segundo grau completo. Contudo, também há vagas sem exigência de escolaridade.

Interessados em se candidatar às vagas devem comparecer à sede do Sine Sindipa, situada na Avenida Fernando de Noronha, n° 90, Bairro Bom Retiro. Os candidatos também podem entrar em contato pelos telefones: 3824.5009 / 3829.6647 / 3829.6646.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Formação profissional gratuita


Instituto do Inox abre inscrições para o curso Trabalhabilidade do Inox Empreendedor

O Instituto do Inox abre entre os dias 17 e 25 de março, inscrições para o curso gratuito Trabalhabilidade do Inox Empreendedor. O Instituto do Inox é uma parceria entre a ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT).


O treinamento é voltado para pessoas acima de 18 anos, com Ensino Médio completo. Para participar, o interessado deve efetuar seu cadastro no Instituto do Inox (Rua 38, 18A – Vila dos Técnicos – Timóteo) de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e 14h às 17h. O valor da inscrição é R$ 25,00 e serão oferecidas 16 vagas.

Documentos necessários
Os candidatos devem levar cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, escolaridade, além de 2 fotos 3x4. Mais informações no Instituto do Inox, telefone 3848-3967.

Visão empreendedora
O curso tem como proposta proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre o aço inox, suas propriedades, processos de conformação, soldagem, acabamento, cuidados no manuseio e estocagem.

O participante também terá uma visão geral do uso e aplicação do aço, além de conhecer o fluxo de produção do aço inox e despertar o espírito empreendedor.

Com o início no dia 14 de abril, o Trabalhabilidade do Inox Empreeendedor será dividido em cinco módulos, totalizando em 240 horas de treinamento. Dentre as atividades a serem trabalhadas estão: aplicação do inox em artefatos, arquitetura e construção cívil, projetos industriais e comunicação visual / brindes. Também fazem parte do curso palestras sobre empreendedorismo e como constituir um negócio.

Fonte: Diário do Aço.

ORÇAMENTO

Administração e vereadores discutem melhorias da gestão urbana e corte no orçamento de 2011

O Vice-prefeito Marcelo Afonso apresentou aos parlamentares o pacote de Gestão Urbana que será encaminhado para votação; ele destacou a contribuição dos vereadores na discussão dos projetos.

TIMÓTEO – O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão de Timóteo, Marcelo Afonso, recebeu nesta sexta-feira (11) os vereadores para apresentar os projetos de Lei que compõem o pacote de Gestão Urbana. Também foi detalhada a situação financeira do município, com a previsão de corte da ordem de R$ 15,5 milhões no orçamento previsto para 2011, em decorrência da queda na arrecadação do ICMS/VAF.

O encontro teve a presença dos parlamentares Douglas Willkys (PSB), presidente do Legislativo, Geraldo Moreira Nanico (PSDB), Guaraciaba Gomes (PMDB), José Constantino Coronel (PSDB), José Vespasiano Vespa (PT), Keisson Drumond (PT), Marcílio Magalhães (PDT), Virgínia Scarpatti (PDT), Wanderley Nobre (PSB) e Willian Salim (PPS).

A iniciativa do Executivo, proposta pelo prefeito Sérgio Mendes, foi estabelecer um novo fórum de discussão participativa com os vereadores, antes mesmo que os Projetos de Lei sejam encaminhados a Plenário, possibilitando aos parlamentares apresentar suas contribuições na própria concepção do pacote. Obviamente que quando as matérias estiverem em discussão no Legislativo caberá a cada parlamentar, caso julgue necessário, a apresentação de emendas.

GESTÃO URBANA

O pacote de Gestão Urbana prevê a atualização do Plano Diretor Municipal (PDM), iniciativa que já havia sido divulgada no final do ano passado. As ações vêm atender o que está previsto na lei de aprovação do Plano Diretor datada de 2004, que determina a obrigatoriedade de atualização do PDM a cada cinco anos – o que não vinha sendo cumprido pelas administrações anteriores.

Entre os temas mais importantes, está a implantação da Regularização Fundiária, atendendo a uma demanda superior a 4,5 mil imóveis no município dos quais até hoje os proprietários não dispõe de documentação definitiva de posse. O caráter social foi priorizado na elaboração do projeto, beneficiando em grande maioria as famílias de baixa renda.

Também em consonância com o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor Municipal, esta sendo enviado a Câmara Municipal nos próximos dias, Projeto de Lei que regulamenta em Timóteo o Direito à Preempção, que nada mais é do que a preferência de compra para o município dos terrenos que a matéria especifica, garantindo assim a adequada expansão econômica e urbana, conforme estabelecido pelo Plano Diretor.

SOLUÇÕES

Em atendimento a uma demanda de fundamental importância para Timóteo, de possibilitar tratamento adequado às centenas de cães que hoje se encontram abandonados nas ruas, espalhando o lixo e servindo como vetores de doenças, também foi proposta a construção do canil municipal. A princípio, a ideia foi muito bem recebida pelos vereadores, que concordaram com a decisão do governo municipal.

Outra questão que encontrou bastante aceitação dos parlamentares foi quanto à cessão de mais dois metros de um terreno de propriedade do município, no bairro Limoeiro, para concluir a ampliação da Escola Estadual Haydée de Souza Abreu. A medida possibilitará resolver definitivamente o drama vivenciado pelos alunos e servidores da instituição de ensino desde sua criação, em 2006, pela falta de estrutura adequada para as atividades desenvolvidas na escola.

ORÇAMENTO

Marcelo Afonso destacou o compromisso da administração municipal empossada em outubro de agir com prudência e sempre voltada para a legalidade e para os interesses maiores do município. “Das ações que propomos, em grande parte delas os frutos serão colhidos somente a médio e longo prazo, ou seja, após o encerramento deste mandato. Isso vem mais uma vez demonstrar nossa responsabilidade com o futuro de Timóteo, pois por mais difíceis que sejam algumas ações, sua aplicação é necessária para corrigir graves problemas do município, que com a ajuda dos vereadores estamos buscando resolver”, disse.

Outro tema abordado pelo vice-prefeito foi a grave crise financeira vivenciada pelo município, em grande parte causada pela redução dos repasses de ICMS. O secretário já anunciou um corte da ordem de R$ 15,5 milhões no orçamento aprovado para 2011, que afetará atingirá diversos setores, exceto as secretarias de Educação e Saúde. Como medidas já realizadas pelo governo para conter gastos, Marcelo citou a redução numérica e do salário dos cargos de confiança, priorizando a participação dos servidores efetivos na gestão municipal, como também a revisão de custos no setor de transportes, que já apresentam resultados positivos. “Mesmo com tudo isso, não é possível fazer mágica. A situação de Timóteo é grave e precisamos enfrentá-la juntos”, o secretário de Planejamento e Gestão sugeriu a criação de uma comissão composta por vereadores para acompanharem a contabilidade da prefeitura, “não temos nada a esconder, os vereadores tem o direito e o dever de fiscalizarem as contas públicas, estamos convidando todos para participarem, como já fizemos com a sociedade civil organizada, através da criação do conselho de Gestão e Transparência”, salientou Marcelo Afonso.

Fonte: PMT


Atendimento da Assistência Social em novo endereço

A Secretaria de Assistência Social de Timóteo atenderá em novo endereço a partir do dia 21 deste mês.

A mudança para a Avenida Castelo Branco, nº 202, no Centro Sul, vem ampliar o espaço interno da secretaria e otimizar os serviços juntamente com o atendimento do Programa Bolsa Família.

O prefeito Sérgio Mendes diz que a mudança da secretaria, vem valorizar e reconhecer o empenho da equipe da Assistência Social no atendimento ao cidadão.
“A equipe trabalhou muito para se adequar ao novo sistema de dados, que faz a triagem, acompanhamento e monitoramento das famílias do Programa Bolsa Família. Agora tudo é feito via internet a nível nacional”, afirma Sérgio Mendes.

A Secretaria de Assistência Social de Timóteo é referência no atendimento do Programa Bolsa Família. O município foi um dos pioneiros, em Minas, a conseguir acesso à nova versão do formulário para coleta de dados do CadÚnico, também conhecida por Versão 7.0.
Para o Secretário da Assistência Social, Enéas Alves dos Reis, a mudança de endereço beneficia também a acessibilidade dos usuários oferecendo mais conforto para quem recorre ao serviço.
“A casa sofreu reformas e ganhou nova pintura”, acrescenta Enéias.

Apenas o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) com prestação de serviços essenciais e o curso de corte e costura continuam no prédio onde atualmente funciona a Secretaria de Saúde, na Praça 29 de Abril, Centro Sul de Timóteo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Servidoras da câmara são homenageadas com Dia de Beleza

As servidoras da Câmara Municipal de Timóteo foram contempladas nesta sexta-feira, 10, com um Dia de Beleza em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). A empresa de produtos de beleza e nutrição Forever atendeu ao pedido da câmara e ofereceu uma equipe com oito profissionais e produtos para demonstração, bem como a aplicação dos mesmos. Em contra partida a Forever realizou a exposição de toda sua linha de produtos.

Elisângela Silva Santos, uma das representantes da empresa elogiou a iniciativa da Casa, em sua opinião todas as mulheres gostam de se sentir bem e bonitas. “É uma excelente oportunidade para que elas conheçam os nossos produtos, que trazem a linha de beleza e nutrição. Isso sem contar a importância de instruirmos estas mulheres quanto a maneiras práticas, seguras e eficazes de se cuidarem”, explica.

A iniciativa teve avaliação positiva das servidoras, pois muitas diziam se sentir felizes pelo fato de a homenagem ter sido direcionada. E que com a correria do dia a dia, a praticidade de utilização de um produto conta muito. Entre elas a opinião era a mesma, ficar bonita sem sofrimento.

O presidente da Câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB) parabenizou as servidoras pela data e elogiou a contribuição de cada uma para o bom desenvolvimento das atividades. “Este evento é uma forma de homenagear nossas servidoras e demonstrar a importância do trabalho que elas realizam no legislativo, tanto na função política quanto administrativa”, afirmou.

Vice-presidente do PSB pede cassação de Robson Gomes


Fonte: Jva

quinta-feira, 10 de março de 2011


CONVITE

O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Coronel Fabriciano, Israel de Paula convida para um encontro com lideranças políticas locais para tratar sobre o aumento das cadeiras no Legislativo para o pleito de 2012.


Data: 11 de março de 2011

Local: Câmara Municipal de Coronel Fabriciano

Horário: 19H

Presidente da Federaminas  apoia  luta de Timóteo contra perdas do ICMS Solidário



O presidente da Federação do Comércio de Minas Gerais (Federaminas) Wander Luiz Silva, fez uma declaração de apoio ao prefeito Sérgio Mendes (PSB) por ele não deixar o ‘caos’ se instalar em Timóteo.

“Todos apoiamos a luta do prefeito, pois sabemos da importância de se romper barreiras e de se buscar um desenvolvimento com seriedade”, disse.

Na foto: refeito Sérgio Mendes, diretora Tânia Carvalho, presidente Federaminas e o novo presidente Hiler Félix

O posicionamento de Wander aconteceu na última quinta-feira (3), no teatro da Fundação ArcelorMittal/Acesita durante a posse do novo presidente da Aciati, Hiler Felix, do vice-presidente Antonio Teixeira e de vários outros membros da diretoria.

O prefeito foi muito aplaudido quando deu detalhes da diplomacia empregada para impedir que o caos se instale no município. Em vez de brigar, xingar, ficar reclamando da vida pela queda de R$ 22 milhões na arrecadação de Timóteo, Sérgio Mendes tem optado pelo diálogo e pelas negociações.

No início da semana, por exemplo, o prefeito se reuniu com o governador de Minas Antonio Anastasia para tentar convencê-lo a ‘acabar’ com o chamado ICMS Solidário, que fez Timóteo e outras 19 cidades perderem receitas milionárias em 2011.

Somente no Vale do Aço as perdas passam de R$ 60 milhões, já que Ipatinga e Belo Oriente também foram prejudicadas pela lei que visa, sem sucesso, tirar dinheiro dos municípios mais ricos para passar para os mais pobres.

“O governador é um homem técnico e está solidário à nossa causa porque mostramos a ele que a medida adotada é incapaz de resolver os problemas de arrecadação das cidades menores. Dá pouco dinheiro para esses municípios e deixa 20 cidades em estado de caos”.

Para defender a recomposição das perdas do ICMS, o prefeito lembrou ao governador o dinamismo da economia do município que governa, baseada em indústria, comércio e serviços, e cuja história supostamente teria começado com um arraial surgido no século XIX, a partir de uma venda (armazém) criada pelo comerciante Manoel Timóteo.

As argumentações surtiram efeito, o governador se comprometeu a criar mecanismos para amenizar as perdas do ICMS, como enviar recursos para construção de um acesso seguro ao contorno rodoviário do Vale do Aço e também para construção de um centro de distribuição. Esse último empreendimento deverá ser construído na Fazenda dos Maias, em um local usado como campo de pouso para pilotos de ultraleves. Os proprietários das terras já foram informados do projeto.

União

Falando à platéia de empresários e diversas autoridades regionais, o prefeito destacou a questão da segurança pública, dizendo que ainda neste mês, deverá ser feita a licitação do Olho Vivo, para instalação de câmeras de vigilância no Centro Comercial de Acesita.

O prefeito ainda lembrou a necessidade de união no Vale do Aço, uma vez que os desentendimentos não levam a lugar algum. Por esse motivo, inclusive, que Timóteo continua de fora da Amva e da Amdi, situação que se se depender de Sergio Mendes, só será revertida depois que as duas entidades estiverem unidadas para defender os interesses metropolitanos do Vale do Aço.


UAB de Timóteo abre vagas para tutores de pedagogia

Estão abertas a partir desta quinta-feira (10) até às 18h do dia 20 de março, as inscrições para o processo seletivo de tutor presencial para o curso de graduação em Pedagogia, modalidade a distância, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Polo de Timóteo.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.nead.ufsj.edu.br. São oferecidas quatro vagas de tutor para cada polo de apoio presencial, sendo duas vagas para atuação no polo e duas vagas para atuação junto ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei.

O candidato a tutor deverá ter formação mínima em Pedagogia ou Curso Normal Superior. O interessado deverá ter experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior, e ter conhecimento básico em informática. O processo de avaliação se realizará no período de 21 a 31 de março, compreendendo duas etapas eliminatórias de pontuação mediante informações do formulário de inscrição e de prova escrita. Mais informações pelo site www.nead.ufsj.edu.br.

Especialização

Também estão abertas as matrículas para a turma de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). As inscrições prosseguem até o dia 16 de março, às 18h. As matrículas são feitas no Polo UAB de Timóteo (Alameda 31 de Outubro, 405, Centro de Acesita).

sexta-feira, 4 de março de 2011

Transparência marca governo de Timóteo



Prefeito empossa conselheiros que serão a voz da população.

Os membros do Conselho de Gestão e Transparência foram empossados pelo prefeito Sérgio Mendes (PSB) na noite da última quarta-feira. A entidade é uma prova de que o atual governo está empenhado em inaugurar um novo período na vida do município, deixando definitivamente para trás as condutas que desencadearam vários escândalos.

A instância administrativa foi criada no dia 28 de janeiro com o objetivo de promover a participação real e direta da sociedade civil organizada na Administração Municipal. O Conselho tem caráter consultivo e propositivo. “Queremos dar transparência à gestão, onde todos participarão conosco das ações do governo,” explica o prefeito Sérgio Mendes.

Clubes de serviço, sindicatos de classe e patronais, associações comerciais, OAB, representantes religiosos, entre outros setores, estão representados no conselho. Os conselheiros terão reuniões periódicas para discutir as finanças e os projetos do município.

“Através deste Conselho, tenho certeza de que chegarão excelentes propostas que refletirão os anseios da população, como também as críticas importantes e necessárias para que possamos qualificar continuadamente nossas ações”.

Durante a reunião, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Afonso, apresentou as principais ações do governo Sérgio Mendes, empossado em 8 de outubro do ano passado.

“Temos observado criteriosamente os compromissos firmados com a sociedade em 2008 através de nosso Programa de Governo. Este Conselho já estava previsto lá e, não resta dúvida, será um marco na administração pública, servindo de exemplo para diversos outros municípios”, avaliou.

Composição do novo órgão

O Conselho de Gestão e Transparência é composto pelos seguintes órgãos: 115ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Loja Maçônica, Conselho de Pastores, Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Timóteo (SINSEP), Sindicato dos Empregados no Comércio de Timóteo e Coronel Fabriciano (SECTEO-CF), Lions Clube Timóteo Acesita, Rotary, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Timóteo (ACIATI), Liga Acesitana de Desportos (LAD), Central das Entidades Comunitárias (CEC), Sindicato dosTrabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (METASITA), Fundação ArcelorMittal, Agência para o Desenvolvimento de Timóteo (ADT), Associação dos Técnicos Industriais de Timóteo (ATIT) e Conselho Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança (CMDCA).


PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PARAÍSO - MG

Teve início no dia 01/03/2011, as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso - MG.

São 293 vagas distribuidas entre 35 cargos.

As inscrições vão até o dia 30 de março.

Não perca essa oportunidade!

Acesse o endereço http://www.maximaauditores.com.br/v2/site/index.php?p=concurso_detalhes_santanaconcurso&tipo=1&id=33 e realize a sua inscrição!

OPORTUNIDADE

Vagas de Emprego

Informações Sine de Ipatinga

Vendedora Interna (01 vaga)

    • Sexo: feminino

    • Idade: 18 a 50 anos

    • Escolaridade: Ensino Médio completo

    • Experiência: 01 ano na CTPS

    • Obs.: Residir próximo ao bairro Cidade Nobre.


Garçom

  • Sexo: masculino (preferencialmente)

  • Idade: 24 a 50 anos

  • Escolaridade: Ensino Médio

  • Experiência: 06 meses na CTPS


Capoteiro (02 vagas)

  • Sexo: masculino

  • Idade: a partir de 18 anos

  • Escolaridade: não há exigência

  • Experiência: 06 meses na CTPS

Alinhador de rodas (02 vagas)

  • Sexo: indiferente

  • Idade: acima de 22 anos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental completo

  • Experiência: 01 ano na CTPS Informações Sine de Ipatinga


quinta-feira, 3 de março de 2011

SAIU NA IMPRENSA...




Fonte: Jornal Diário do Aço

PERDAS ORÇAMENTÁRIAS

Anastasia estuda solução para municípios

Líder do movimento, Sérgio Mendes elogia disposição para o diálogo demonstrada pelo governador e confia em reverter as perdas do ICMS.


O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, está ciente das dificuldades enfrentadas pelos municípios cuja economia é dependente dos setores de mineração, siderurgia, metalomecânico e que tiveram recentemente um inesperado decréscimo orçamentário devido à aplicação, já em 2011, do pacote fiscal denominado “ICMS Solidário”. Nesta terça-feira (1º), ele recebeu na Cidade Administrativa uma comitiva de prefeitos da Associação Mineira de Municípios (AMM) que representa as 176 cidades que tiveram redução nos repasses de ICMS.

O grupo é liderado pelo prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, que procurou sensibilizar o governador quanto à necessidade de medidas compensatórias, em caráter permanente, para que através de outros investimentos o Governo de Minas dê especial atenção aos municípios afetados. A tese defendida por Mendes é a de que prioritariamente saúde e infraestrutura são setores onde os recursos já previstos no orçamento estadual para 2011 mais seriam providenciais.

“Principalmente para as vinte cidades que mais perderam, essa diminuição no ICMS compromete a continuidade de serviços essenciais, à medida que seremos forçados a realizar exonerações para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por outro lado, também ficamos impedidos de realizar investimentos, e, especialmente neste aspecto nós contamos com a sensibilidade do governador Anastasia para garantir que a saúde e as necessidades de infraestrutura, como obras em áreas de risco, sejam atendidas”, avaliou Mendes.

VAF
Outra solução apontada pelo prefeito de Timóteo, cuja aplicabilidade inclusive já foi confirmada, é a mudança dos anos para a base de cálculo do Valor Adicionado Fiscal (VAF), índice usado para definir a parcela a que cada município tem direito do ICMS. Um dos fatores mais prejudiciais, não obstante o ICMS Solidário, foi justamente a tomada por base dos anos de 2008 e 2009 para definir o VAF de 2011.

O problema é que o período foi marcado pela crise econômica mundial, que afetou principalmente aos setores de siderurgia, mineração e metalomecânico, altamente voltados à exportação, muito mais do que o mercado interno. Desta forma, além de já terem sido penalizadas na ocasião, as prefeituras destas cidades já tiveram diminuída sua participação no VAF em relação às outras prefeituras, cuja economia não depende tão fortemente do mercado externo.

“Se tomássemos por base para o VAF pelo menos um ano fora da crise, em que nossa produção estava normalizada, poderíamos assim perceber sensível diferença nos repasses em 2011. A meu ver, seria uma iniciativa justa, à medida que também não retira dos municípios beneficiados pelo ICMS Solidário”, contemporiza Sérgio.

Conhecido por seu perfil altamente técnico, Anastasia demonstrou estar acompanhando a situação, comprometendo-se a estudar medidas para solucionar o impasse. O governador elogiou a postura propositiva dos prefeitos, que liderados por Sérgio Mendes vêm realizando um movimento indiferente a bandeiras partidárias e comprometido com a construção conjunta de alternativas.

Fonte: PMT

terça-feira, 1 de março de 2011

Dnit libera projeto para alça de acesso da BR-381 a Timóteo


O prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, obteve ontem (28) a confirmação de que será construída uma alça de acesso a Timóteo no Anel Rodoviário da BR-381. Ele esteve reunido na regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Belo Horizonte, acompanhado do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo, Celestino Castro Coelho e da assessora do senador Clésio Andrade (PR), Heloísa Helena.

“O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, nos havia dado a garantia de liberação deste projeto há poucos dias, e hoje já foi confirmada a autorização para que a empresa responsável pelos lotes 1 (entre Valadares e Belo Oriente) e 2 ( de Belo Oriente até o acesso a Jaguaraçú), a STRATA, esteja junto à empreiteira na elaboração do projeto”, explicou o prefeito.

Mendes ressaltou que o principal objetivo da medida é evitar a perda de mais vidas humanas. “As estatísticas de acidentes de trânsito no local são claras. Mesmo sabendo do risco, diariamente muitos motoristas se arriscam passando por ali, e o problema ainda envolve pedestres, os moradores da região que sofrem com a poeira e aumento da criminalidade. Era preciso fazer alguma coisa e agora temos certeza de que a solução está próxima”, disse.

Fonte: PMT