segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CRAS de Cachoeira do Vale passa por reforma


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cachoeira do vale passou por melhorias em sua estrutura física e profissional. A nova sede foi inaugurada nesta manhã, na rua Guajajaras, em cima do Posto Policial. O prefeito da cidade Sérgio Mendes foi quem fez a abertura do evento e falou sobre seus benefícios para a comunidade, o vereador do distrito e presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys também esteve presente, bem como os vereadores Wanderley Nobre e José Constantino, Coronel.


Douglas se disse realizado com a nova conquista, uma vez que a partir destas melhorias, os funcionários terão condições de oferecer serviços de qualidade aos usuários, que não eram possíveis com a estrutura anterior.




A coordenação do CRAS também passou por alterações, a nova coordenadora Andresa Delfino de Paiva disse que pretende realizar um mapeado do distrito para conhecer a realizada das famílias atendidas. O CRAS de Cachoeira do Vale oferece curso de Corte e Costura, acompanhamento psicológico, Cadastramento para o Passe livre, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e Tarifa Social que é o desconto na conta de energia elétrica. Além dos Programas Humanizar e Recriando.

Oportunidade de Emprego: relação de vagas SINE/PMI

Vendedora Interna (01 vaga)

    • Sexo: feminino

    • Idade: 18 a 50 anos

    • Escolaridade: Ensino Médio completo

    • Experiência: 01 ano na CTPS

    • Obs.: Residir próximo ao bairro Cidade Nobre.


Garçom

  • Sexo: masculino (preferencialmente)

  • Idade: 24 a 50 anos

  • Escolaridade: Ensino Médio

  • Experiência: 06 meses na CTPS


Capoteiro (02 vagas)

  • Sexo: masculino

  • Idade: a partir de 18 anos

  • Escolaridade: não há exigência

  • Experiência: 06 meses na CTPS

Alinhador de rodas (02 vagas)

  • Sexo: indiferente

  • Idade: acima de 22 anos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental completo

  • Experiência: 01 ano na CTPS

Operador de empilhadeira (10 vagas)

Sexo: masculino

  • Idade: 18 a 50 anos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental completo

  • Experiência: 6 meses

  • CNH: C


Operadora de máquina copiadora (2 vagas)


Sexo: indiferente

Idade: a partir de 17 anos

Escolaridade: Ensino Médio

Experiência: 06 meses em CTPS

Obs: Necessita ter conhecimento em informática.

Disponibilidade para trabalhar a noite


Mecânico de Automóveis (02 vagas)

Sexo: Masculino

Idade: indiferente

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Experiência: 01 ano em CTPS

CNH: B


Timóteo sedia Centro Regional de Referência em Crack

Atendimento da unidade abrangerá as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço.


Por iniciativa do governo municipal, Timóteo foi um dos municípios selecionados pelo governo federal para a implantação do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas, que atenderá a Região Metropolitana do Vale do Aço. Em todo o país, serão implantados 45 centros que integrarão a rede nacional de combate às drogas.

“Essa é uma grande conquista para a população de nossa região”, comemora o secretário municipal de Assistência Social, Enéias Reis, frisando a importância da atuação integrada entre as esferas municipal, estadual e federal na área de segurança pública. No final do ano passado, a Prefeitura de Timóteo inscreveu seu projeto de enfrentamento às drogas na Secretaria Nacional Anti-drogas, sendo contemplado.

“A proposta do governo federal estabelece a participação de universidades, por isso convidamos o CEFET-MG , campus de Timóteo, para a execução do projeto por reconhecer a sua eficiência na área de gestão educacional e de capacitação profissional”, expõe o secretário. O Centro deve entrar em funcionamento em abril e será responsável pela capacitação de profissionais da área médica e de assistência social que lidam com a população em situação de risco.

Ações

Dentro das ações de combate e prevenção contra as drogas, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Assistência Social mantém convênio com as clínicas Clirec e Monte Sinai, que oferece tratamento para dependentes químicos. “Entendemos que a família não pode desprezar o usuário de drogas nas mãos dos traficantes. Ele precisa passar por tratamento especializado e depois ser inserido no meio social”, comenta Enéias Reis, lembrando que a Organização Mundial de Saúde classifica o consumo de drogas como uma questão de saúde.

Além dos convênios com o CRAS, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação, é parceira da Polícia Militar no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que atende as escolas do município.

Fonte:PMT

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SAIU NA IMPRENSA...

Renzo Braz recebe representantes da região

A deputada estadual Rosângela Reis (PV) esteve no gabinete do deputado federal Renzo Braz (PP), em Brasília, no último dia 15. Na ocasião, os deputados estreitaram a parceria em prol do Vale do Rio Doce.

Nesta terça (22), Renzo Braz recebeu em seu gabinete o Assessor Especial do Ministro da Saúde, Edson Pereira de Oliveira, e o prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes (PSB).

Segundo sua assessoria, na ocasião, Renzo Braz interveio junto ao Ministério da Saúde, solicitando duas Unidades de Pronto Atendimento Médico 24h (UPAs) para o município de Timóteo.

O prefeito Sérgio Mendes se mostrou muito satisfeito com o apoio do deputado e compreensão do Assessor do Ministério, que se comprometeu a analisar cuidadosamente o pedido.


Nesta quarta (23), foi a vez de visitar o gabinete de Renzo Braz o presidente da Câmara dos Vereadores de Timóteo, Douglas Willkys (PSB). Durante a campanha eleitoral 2010, Douglas apoiou a candidatura de Renzo a deputado, juntamente com o atual prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, e outros líderes políticos da região.

Fonte JVA ONLINE

OPORTUNIDADE: CEMIG ABRE 386 VAGAS

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu nesta quinta-feira (24) as inscrições para o Programa de Estágio 2011. No total, serão 386 vagas, sendo 212 para nível superior e 174 para nível técnico. As inscrições vão até 13 de março e devem ser feitas pelo site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) (www.fiemg.com.br/iel).

O estágio está previsto para começar em abril, com duração de oito meses e carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Os estagiários selecionados receberão bolsa de complementação escolar, sendo 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico. Além disso, terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.

Provas
O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova online de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 13 de março, a declaração escolar, conforme modelo próprio do IEL presente no site (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.

A postagem deverá ser feita até o dia 13 de março para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - rua Alagoas, nº 76, bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG – CEP: 30140-060. As entrevistas técnicas com os candidatos pré-selecionados serão realizadas na última semana de março, e a contratação dos estagiários está prevista para o dia 18 de abril.

Especificações

Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso para estágio de nível superior. Para estágio de nível técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso.

A empresa concederá, também, estágios a estudantes que já tenham concluído cursos de nível técnico e que, para o exercício legal da profissão, necessitam cumprir determinada carga horária para recebimento do certificado de conclusão (estágio obrigatório). Nesse caso, o estudante deverá apresentar declaração da instituição de ensino, comprovando a relação estudante/escola e a necessidade do estágio.

Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo MEC, conforme consta no site www.educacaosuperior.inep.gov.br. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas.

Os cursos que dão direito a se candidatar às vagas Nível Superior Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.


Nível Técnico Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.



CONVITE

IPTU 2011 Mais de 20 mil guias já foram entregues

Os contribuintes de Timóteo começaram a receber desde o último dia 10, as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2011. Os boletos terão vencimento da primeira parcela, ou parcela única dia 16 de março. Para o pagamento à vista, o desconto será de 15%. Este ano os contribuintes podem parcelar o IPTU em até 10 vezes. A previsão de arrecadação é de cerca de R$ 19 milhões.

Lotes vagos

Atualmente em Timóteo estão cadastrados 25,9 mil imóveis e 3,7 mil lotes vagos. É necessário que os proprietários dos lotes compareçam à Prefeitura Municipal para buscar a guia. Estas estão sendo disponibilizadas na Praça Cidadã, no hall do paço municipal. Neste período, excepcionalmente, a Praça funcionará de 08h ás 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3847- 4727.

Serviço de entrega

Este ano o serviço de entrega está sendo realizado por servidores municipais. Isto porque no último dia 18, uma decisão da Corte do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), em favor do município de Timóteo, abriu jurisprudência para que milhares de prefeituras em todo o país tenham direito a distribuírem, elas mesmas, as guias de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A batalha judicial teve início em fevereiro de 2005, tendo transitado em julgado no início deste mês.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OPORTUNIDADE

E-Tec Brasil de Timóteo abre vaga para tutor presencial de Eletrônica

Até o dia 28 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de tutor presencial para o curso Técnico em Eletrônica do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) Polo de Timóteo, ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Os requisitos para inscrição são ter certificação mínima de escolaridade de nivel médio técnico, preferencialmente na área de informática, ou nível superior com experiência confirmada em informática. Desejável conhecimento na área de eletrônica e/ou Física.

Entre as funções do tutor presencial, estão orientar e acompanhar os estudantes, a coordenação de curso e a coordenação dos professores-formadores das disciplinas constituintes do currículo do curso Técnico em Eletrônica. Os documentos necessários e a ficha de inscrição devidamente preenchida deverão ser entregues no Polo e-Tec de Timóteo (Alameda 31 de Outubro, 405, Centro de Acesita ). Mais informações no edital disponível no endereço http://www.etec.cefetmg.br.

Polo Timóteo

O programa Escola Técnica Aberta do Brasil é desenvolvido pelo governo federal em parceria com os municípios e instituições de ensino, e visa a democratização do acesso ao ensino técnico de nível médio público e gratuito na modalidade de educação à distância. No Polo de Timóteo, são oferecidos os cursos técnicos em enfermagem, Segurança do Trabalho, Gestão Pública, Serviços Públicos, Planejamento e Gestão das Tecnologias da Informação, Meio Ambiente, Informática e Eletrônica.

Fonte: Ass. com. PMT

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Convênio oferecerá qualificação profissional gratuita à servidores



O presidente da câmara de vereadores de Timóteo, Douglas Willkys (PSB) recebeu na tarde desta terça-feira,22, a visita do Diretor da Subsecretaria de Apoio Técnico e Relações Institucionais (SSATR), do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo para avaliação de diagnóstico de implantação da segunda fase do Projeto Piloto de Modernização do poder legislativo.

A primeira fase foi a estruturação física da câmara com instalação de equipamentos e sistema de informática. A segunda fase consiste em oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para melhor desempenho das atividades.

A visita constou de dois momentos. No primeiro, funcionários da parte administrativa da câmara apontaram as necessidades e falaram sobre os trabalhos desenvolvidos. Na segunda parte, os vereadores ou representantes foram informados sobre os cursos que poderão participar, caso o convênio seja firmado entre Câmara de Timóteo e Interlegis.

Os cursos não terão nenhum ónus aos servidores como explica o vereador Douglas Willkys. “O objetivo destes cursos será estruturar intelectualmente nossos servidores para que eles possam desenvolver suas atividades. Como são nomeados pelos vereadores, muitos chegam sem entender o funcionamento de uma câmara e como estes cursos serão gratuitos, todos aqueles que tiverem interesse poderão se inscrever gratuitamente”, diz satisfeito.

Interlegis

Um dos objetivos da Interlegis é reunir todas as Casas Legislativas em uma só comunidade, e assim levar modernidade e dar condições para que elas possam desempenhar com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas.

As inscrições vão até o dia 04 de março. Para se inscrever, o interessado deve enviar até o dia 4 de março, uma declaração da respectiva casa legislativa, autorizando-o a realizar o curso escolhido. O envio deve ser feito pelo fax (61)3303-2797 ou pelo e-mail saberes@interlegis.gov.br.

Cursos oferecidos
Confira os cursos oferecidos na primeira etapa de 2011:
BR OFFICE WRITER (Não há mais vagas)
CERIMONIAL NO AMBIENTE LEGISLATIVO (poucas vagas)
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE EAD
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO PÚBLICO
LICITAÇÕES E CONTRATOS (Não há mais vagas)
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO
PRÁTICAS EM JORNALISMO LEGISLATIVO (poucas vagas)
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
TÉCNICAS DE ORATÓRIA

Prefeitura de Timóteo inaugura CRAS no Nova Esperança




Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito Sérgio Mendes (PSB) mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade, desta vez no bairro Nova Esperança. O CRAS é uma unidade pública ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social que oferta serviços e atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população com ações focadas no atendimento das necessidades básicas de cada cidadão. Esses serviços buscam o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares para a superação da vulnerabilidade e busca do bem-estar social.

Durante a inauguração, o prefeito Sérgio Mendes afirmou que com a nova sede do CRAS, o que se objetiva é a geração de oportunidades. “Nós precisamos gerar oportunidades para nossos jovens, donas de casa, idosos, pessoas moradoras do bairro. Assistência Social hoje, é oportunidade de trabalho e aprendizado... O que nós estamos buscando com a inauguração deste CRAS é envolver a comunidade. Aqui, temos uma comunidade totalmente isolada, a margem da BR-381 entre a estrada de ferro da Vale do Rio Doce e o Rio Piracicaba. Sei que a comunidade precisa de muita infra-estrutura, mas decidimos começar pelo social.”

No evento estiveram presentes o vereador e presidente da Câmara, Douglas Wilkys, Dr. Leandro Cristino (diretor geral do presídio de Timóteo), Marcelo de Oliveira (diretor de segurança de Coronel Fabriciano) e o presidente da Associação do Bairro, Marcílio dos Santos que comemorou a conquista. “A comunidade recebe com muita gratificação esta unidade do Cras, porque demonstra que a atual administração se preocupa com este bairro que até então estava isolado e esquecido.”

Serviços

A nova unidade do CRAS atenderá cerca de 2.900 pessoas anualmente com projetos como:

* Humanizar - atividades desenvolvidas com o objetivo de socialização das pessoas da terceira idade.

* Recriando – uma iniciativa do município na promoção de atividades recreativas para crianças de 07 a 17 anos, em áreas como: teatro, futebol, informática, artesanato, entre outras.

* Brincarte – atividades recreativas para crianças de 0 a 6 anos que busca trabalhar a imaginação, o lúdico.

* Projovem Adolescente – programa do Governo Federal voltado para adolescentes de 15 a 17 anos, cujo objetivo é promover, através de atividades sócio-educativas, a interação com cultura, direitos, saúde, entre outros.

* Oficina de Corte e Costura – atividade profissionalizante de noções de corte e costura que envolvam toda a comunidade.

* Bolsa Família – programa do Governo Federal, voltado para famílias de baixa renda (renda per capita até R$ 140,00).

Além destes serviços, a população local poderá contar com atendimento de psicólogo, e assistente social. As inscrições para as atividades estão abertas e podem ser feitas na Rua Beta, 317, de segunda a sexta-feira, de 07 às 18h.

Fonte: PMT

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Oportunidade de Emprego: relação de vagas SINE/PMI

Ajudante de cozinha/ Saladeira

Sexo: Feminino
Idade: indiferente
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Experiência: 01 ano em CTPS
Obs.: Morar próximo aos bairros Iguaçu ou Canaã


Capoteiro (02 vagas)

Sexo: masculino
Idade: a partir de 18 anos
Escolaridade: não há exigência
Experiência: 06 meses na CTPS

Alinhador de rodas (02 vagas)

Sexo: indiferente
Idade: acima de 22 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Experiência: 01 ano na CTPS

Eletricista de veículos pesados (01 vaga)

Sexo: masculino
Idade: 19 a 30 anos
Escolaridade: Ensino Médio
Experiência: 06 meses na CTPS
Carteira de Habilitação: CNH B


Operador de empilhadeira (10 vagas)

Sexo: masculino
Idade: 18 a 50 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Experiência: 6 meses
CNH: C

Auxiliar de Escritório (01 vaga)

Sexo: masculino
Idade: indiferente
Escolaridade: Ensino Médio completo
Experiência: 6 meses em CTPS
CNH: B
Obs. Conhecimento na área de usinagem (curso técnico na área será um diferencial). Conhecimento em informática

Operadora de máquina copiadora (2 vagas)

Sexo: indiferente
Idade: a partir de 17 anos
Escolaridade: Ensino Médio
Experiência: 06 meses em CTPS
Obs: Necessita ter conhecimento em informática.
Disponibilidade para trabalhar a noite

Mecânico de Automóveis (02 vagas)
Sexo: Masculino
Idade: indiferente
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Experiência: 01 ano em CTPS
CNH: B

Prefeitura de Timóteo inicia a segunda chamada de aprovados

A Prefeitura inicia nesta segunda-feira a 2ª chamada dos candidatos aprovados e classificados no primeiro processo de seleção pública. Os convocados têm até sexta-feira, 25, para comparecer no Auditório da Prefeitura, de 13h às 17h, para agendamento dos exames médicos e regular contratação.

São convocados os classificados para os cargos de Agente Administrativo (Humanizar), Educador Físico (Humanizar), Psicólogo (PAIF), Orientador Social, Instrutor de Artesanato (Humanizar), Pedagogo, Professor I e II, Instrutor de Informática (Proinfo), Inspetor de Alunos, Interprete de Libras e Agente Administrativo (educação). A lista completa também está disponível no site da prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br).

Compareceram à primeira chamada 209 dos 245 convocados. Ao todo, foram ofertadas 245 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior nas áreas de educação e assistência social.
As vagas a serem preenchidas são para atender "necessidade de excepcional interesse público" em programas mantidos pelo município em parceria com os Governos Federal e Estadual. Os contratos têm a validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As provas foram realizadas no dia 23 de janeiro.

DOCUMENTAÇÃO

Os convocados deverão vir munidos dos seguintes documentos (original e cópia):

  • Comprovante de Endereço

  • Carteira de Identidade

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

  • Certificado de Reservista

  • Título de Eleitor com o último comprovante de votação

  • PIS/PASEP

  • Certidão de nascimento ou casamento

  • Certidão de nascimento dos dependentes

  • Cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos

  • Duas fotos 3x4 recentes

  • Carteira de Registro no respectivo órgão da classe de sua especialidade

  • Número de conta bancária na Caixa Econômica Federal

  • Grupo Sanguíneo

  • Diploma

A admissão e a contratação não serão processadas na falta de qualquer dos documentos acima.

Informações da Sec. Com da PMT


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Café com servidores

Câmara de Timóteo oferece qualificação profissional à seus servidores


Na manhã desta sexta-feira, os servidores da câmara municipal de Timóteo participaram de uma palestra sobre “Relacionamento Interpessoal: motivação como diferencial competitivo” ministrada pelo professor universitário Gerson Mourão. O encontro contou com a participação expressiva dos servidores e presença dos vereadores Keisson Drumond, Virgínia Scarpatti, José Constatino – Coronel, Marcílio Magalhães, Guaraciaba Gomes, Wanderley Nobre e o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys idealizador do evento.


Na abertura Douglas falou sobre a importância de um bom relacionamento no ambiente de trabalho, principalmente em se tratando do poder público. “ Acredito que esta palestra foi uma injeção de ânimo à todos. É uma oportunidade para que cada um faça uma avaliação de suas ações e veja o que precisa ser mudado, pois devemos estar sempre num processo de transformação para acompanharmos o mercado de trabalho, que exige qualificação profissional em todos os sentidos”,disse.

Na palestra Gerson falou sobre a necessidade de mudança. Segundo ele, 90% das pessoas não fazem nada para mudar o ambiente em que trabalha e apenas 10% apresenta novas propostas. Falou também sobre o descomprometimento que muitos têm para com seu trabalho. “Tem servidor que acha que porque está próximo da aposentadoria não precisa se renovar, o que na verdade é o contrário, pois a renovação deve ser a cada dia”, alertou. Para exemplificar está necessidade de mudança o palestrante citou a história da águia que após 35 anos de vida passa por um doloroso processo de transformação para viver mais 35 anos.


Também estiveram presentes técnicos da vigilância sanitária da prefeitura municipal, que explicaram aos presentes sobre a ação da dose homeopática no organismo, reduzindo os efeitos colaterais da dengue, caso a pessoa seja contaminada pelo aedes egypti . Ao final todos foram convidados a tomar uma dose da vacina.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Instalação de faixas elevadas no Bairro Dos Vieras

Os moradores do bairro dos Vieiras no Distrito de Cachoeira do Vale estão sendo contemplados com a instalação de faixas elevadas de pedestres ao longo da rua Bahia. A realização atende à reivindicação dos moradores feita ao parlamentar Douglas Willkys (PSB), em audiência pública realizada em setembro do ano passado.

Na audiência a Pedreira Um Valemix mostrou sua preocupação com o trânsito local e se dispôs a doar o material para a confecção das faixas elevadas, o município através da Divisão de Trânsito decidiu apoiar com a sinalização e manutenção das vias.



O funcionário da Pedreira Um e morador do distrito Joel Pereira Fernandes foi quem intermediou a negociação com a empresa para que a parceria se concretizasse. “Fico satisfeito com a instalação das faixas, uma vez que o trânsito é intenso e os motociclistas não respeitam os pedestres e isso se torna uma forma de educá-los. Também fico honrado por trabalhar numa empresa que é sensível às necessidades da comunidade”, comemora.

Uma das faixas está sendo instalada próximo ao Salão Comunitário onde é grande a travessia de pedestres para terem acesso ao salão e quadra de esportes. Aparecida de Fátima Fernandes que é responsável pelos locais citados disse que agora fica mais tranquila. “ Há tempos desejávamos que isso acontecesse, pois além dos veículos de grande porte que circulam com frequência pelo local ainda tem os carros de passeio que passam em alta velocidades e alguns motociclistas ficam empinando seus veículos. A gente temia por causa das pessoas de mais idade que utilizam o salão e crianças que usam a quadra. Tava passando da hora”, encerra satisfeita.

O Vereador Douglas Willkys afirmou que já há algum tempo estava lutando por esta demanda da comunidade que só foi possível com a parceria entre o poder público e empresa. “Fico feliz pela disposição da Pedreira Um em nós ajudar, isso mostra que ela é uma empresa cidadã e que está preocupada com a qualidade de vida das pessoas. Reconhecemos este interesse pela comunidade em ações sociais realizadas pela empresa como cursos de corte e costura, informática, pintura entre outros e distribuição de brinquedos próximo ao Natal que já se tornou tradição”,disse.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Limpeza é realizada em área de lazer do Nossa Senhora das Graças



O bairro Nossa Senhora das Graças ainda não possuiu uma área adequada para a prática de esportes. O espaço adquirido há anos é utilizado por crianças e adolescentes como opção de lazer nos fins de tarde e finais de semana.

Moradores do bairro solicitaram ao presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB) a limpeza do referido local para que ele pudesse continuar sendo usufruído. E nesta semana, uma equipe de limpeza foi encaminhada para dar início ao serviço.

Douglas encaminhou ofício à secretaria responsável solicitando atendimento o quanto antes, pois o grama alta e colonhão estavam impossibilitando a utilização da área. “ Sabemos da importância que estes espaços têm para a prática de esportes e lazer entre crianças e adolescentes. Pedimos agilidade neste serviço por entender que a falta de capina estava prejudicando a diversão destes usuários e acredito que quando o responsável sabe onde à criança está brincando fica mais fácil controlar seu ciclo de amizades e ambientes sociais, pois hoje em dia precisamos ter muito cuidado com nossos jovens”, diz.

Cerca de 7 mil pessoas se inscreveram

Timóteo- Cerca de sete mil pessoas se inscreveram no segundo Processo Seletivo realizado pela Administração Municipal de Timóteo com o intuito de preencher vagas para programas temporários nos setores de Obras e Saúde. Estão sendo disponibilizadas 385 vagas, para os níveis de ensino fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 513,29 e R$ 7.740,20.

A relação dos candidatos com inscrições homologadas será publicada no site da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu ((www.fgpa.org.br) e afixado no quadro de avisos da Prefeitura, na próxima quarta-feira (16). Nesta data também estarão disponíveis no site da Fundação as informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas, assim como o Cartão Definitivo de Inscrição (CDI) para impressão. As provas serão realizadas no dia 20 de fevereiro, das 14h30 às 17h30.

Convocação Primeiro Processo

Termina na próxima terça-feira (15) a convocação dos candidatos aprovados no primeiro Processo Seletivo, realizado no dia 23 de janeiro, para as áreas de Educação e Assistência Social. A lista dos aprovados/classificados está disponível no site da Prefeitura, bem como a relação dos documentos necessários para a efetivação da mesma. A convocação acontece das 13h às 17h no auditório da prefeitura.


Informações da ASS. de Com. da PMT

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Marina Gravina reforça força feminina no PSB de Ipatinga



Na tarde desta quinta-feira (10), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) recebeu mais um reforço com a filiação da ex-vice-prefeita Mariza Gravina e sua filha Renata Gravina . A filiação de Marina foi feita pelo próprio presidente do PSB de Ipatinga Fabiano Moreira que destacou a importância da representatividade feminina na política. "Queremos candidatos ficha-limpa para compor com o PSB nas próximas eleições. E o nome Gravina compõe essa estratégia que vamos trabalhar", justificou.

O presidente da câmara de vereadores de Timóteo Douglas Willkys (PSB) participou deste momento importante para o partido. "O PSB tem crescido em Timóteo, e o mesmo vai acontecer em Ipatinga. Estamos buscando unir forças em prol de um projeto para o Vale do Aço", frisou. Ainda segundo o parlamentar quanto mais pessoas estiverem unidas com o mesmo objetivo melhor para a sociedade, pois todos saem ganhando.

Um dos objetivos de Moreira é promover o fortalecimento do partido para que o mesmo tenha condições de lançar candidatura independente para prefeito em 2012.

História política
Marina Gravina iniciou sua carreira política no movimento sindical, por 12 anos foi filiada ao PSDB e há três anos fazia parte do Partido Verde (PV) e agora em 20011 inicia sua caminhada no PSB.



Douglas Willkys participa de solenidade de posse do TCE


Na última terça-feira o Conselheiro Antônio Carlos Doorgal de Andrada foi empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Inúmeras autoridades estiveram presentes ao evento entre elas o presidente da câmara de vereadores de Timóteo Douglas Willkys (PSB) e o prefeito da cidade Sérgio Mendes (PSB).

Andrada foi eleito por unanimidade, em Sessão Plenária, realizada no dia de 15 de dezembro do ano passado, juntamente com a Vice-Presidente, Conselheira Adriene Andrade, e o Corregedor, Conselheiro Sebastião Helvécio. .

O TCE é responsável pela análise das contas, papel de fundamental importância para que os gastos públicos sejam realizados de maneira correta. “Quando se há dúvidas quanto à prestação de contas de um município ou estado, elas precisam ser analisadas por um Tribunal, e se aprovadas, o prefeito ou presidente fica livre, caso contrário ele terá que esclarecer os pontos divergentes com risco de perder o mandato por improbidade administrativa, pode perder o direito de captar recursos do governo. Além de outras punições. Por isso, devemos sempre estar atentas aos gastos públicos. Fizemos questão de prestigiar a posse do novo presidente devido a seriedade com que este trabalho deve ser realizado e nosso respeito ao órgão.”, enfatiza.

Antônio Carlos Doorgal de Andrada


O Conselheiro Antônio Carlos Andrada substitui o Conselheiro Wanderley Ávila, que presidiu o TCEMG no biênio 2009/2010. Formado em Direito, Andrada é professor universitário licenciado de Direito Constitucional e Ciência Política, especialista em Direito Público /Puc-MG e em Controle da Administração Pública/CAD-Universidade Gama Filho e foi mestrando em Direito e Instituições Políticas/Fumec. Foi vereador, prefeito de Barbacena e deputado estadual por duas legislaturas. No TCEMG, onde tomou posse como Conselheiro em 16 de fevereiro de 2006, foi o coordenador-geral da Comissão Especial instituída para elaboração de anteprojetos para a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno do Tribunal de Contas, em 2008; o relator das Contas Governamentais do exercício de 2007, emitindo parecer aprovado em junho de 2008; e exerceu a Vice-Presidência desde fevereiro de 2009. No último biênio, atuou como Presidente da Primeira Câmara, Diretor-Geral da Revista do Tribunal e Coordenador da Comissão de Jurisprudência e Súmula.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Recadastramento de Veículos de transporte escolar

A vistoria nos veículos que fazem o transporte escolar é mais uma garantia de que o aluno será transportado em segurança.



Todos os anos os veículos que prestam serviço de transporte escolar devem passar por vistoria, em Timóteo o prazo para esta inspeção termina na próxima sexta-feira, dia 11. O procedimento é feito no departamento de trânsito da Prefeitura que funciona na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, na rua Gardênia, numero 41, no bairro Primavera, de 8H às 11H e de 13H às 17H, de segunda à sexta-feira. O veículo que for aprovado recebe um selo de vistoria.

As fiscalizações quanto a legalidade destes veículos tiveram início no dia 1º de fevereiro e serão intensificadas ao longo do mês. Este selo também pode ser cobrado pelos responsáveis ou usuários do transporte escolar como forma de prevenção como orienta o presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB). “Esta iniciativa da administração pública é de suma importância para que crianças e adultos possam ser transportadas em segurança. Sabemos que existem aquelas que se arriscam na ilegalidade, mas cabe ao responsável exigir na hora da contratação do serviço que o proprietário do veículo comprove que passou pela vistoria, uma dica é pedir para ver o selo de aprovação pelo município. Acidentes acontecem o tempo todo, por isso, as condições dos veículos precisam ser observadas”, sugere.

O veículo que for apreendido sem ter passado pelo procedimento poderá ser impedido de continuar prestando o serviço. Mais informações 3847-4787 ou 3847-4719.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Audiência Pública: prestação de contas

A Câmara Municipal de Timóteo, convida à toda comunidade para a Audiência Pública de Prestação de Contas do último quadrimestre 2010 do Município de Timóteo.

Data: 11 de fevereiro (sexta-feira) de 2011
Horário: 14:00
Local: Plenário da Câmara de Timóteo


Prestação de Contas

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000 a prestação de contas deve ser realizada ao menos três vezes ao ano pelos municípios, ou seja, a administração deve apresentar os gastos feitos com recursos públicos. Estes recursos são adquiridos por meio de pagamento de impostos como IPVA, IPTU, ICMS, Taxas, Fundo de Participação Municipal e transferência de governo.

A audiência será conduzida pelo controlador interno da prefeitura Paulo Mendes (Na foto) . Segundo é um direito do cidadão saber como estão sendo realizados os gatos públicos. “Quando a pessoa sabe como estão sendo feitos os gastos do município,ela tem a possibilidade de fazer algum questionamento”, justifica.

Já de anti-mão o controlador informou que os gastos estimados com a saúde era de 15% e foram investidos 20%, o que corresponde a aproximadamente 26 milhões de reais. Já na Educação os gatos foram de 26% . Todos estes itens serão explicados detalhadamente por Paulo Mendes na audiência que será realizada nesta sexta-feira com presença do prefeito Sérgio Mendes (PSB), presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys e demais vereadores e comunidade em geral.

A primeira prestação de contas acontece no mês de maio, sendo referente aos meses de janeiro a abril. O segundo quadrimestre é realizado no mês de outubro e engloba os meses de setembro a agosto e o último a ser realizado com a prestação de contas do ano de 2010 será apresentado no próximo dia 11 sendo referente aos meses de setembro a dezembro.


Terminam hoje as inscrições para Processo Seletivo de Timóteo

Terminam hoje (10), as inscrições para o segundo Processo Seletivo realizado pela Administração Municipal de Timóteo para os setores de Obras e Saúde. No total estão sendo disponibilizadas 385 vagas, 56 delas para o setor de obras e 329 para a saúde.

As vagas são para os níveis de ensino fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 513,29 e R$ 7.740,20. As inscrições estão sendo realizadas somente via Internet, através do site da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (www.fgpa.org.br).

A relação dos candidatos com inscrições homologadas será publicada no site da Fundação e, afixado no quadro de avisos da Prefeitura, no dia 16 de fevereiro de 2011. Nesta data também estarão disponíveis as informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas, assim como o Cartão Definitivo de Inscrição (CDI) para impressão. As provas serão realizadas no dia 20 de fevereiro.

Primeiro Processo

Continua durante toda esta semana a convocação dos candidatos aprovados no primeiro Processo Seletivo, realizado no dia 23 de janeiro, para as áreas de Educação e Assistência Social. A lista dos aprovados/classificados está disponível no site da Prefeitura, bem como a relação dos documentos necessários para a efetivação da mesma. A convocação acontece das 13h às 17h no auditório da prefeitura.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aniversário da Rádio Educadora terá apoio da Câmara de Timóteo



Na oportunidade o sacerdote falou de sua despedida do Vale do Aço.

Na tarde desta segunda-feira, 07, o diretor da Rádio Educadora Padre Anderson Trevenzoli Assireu, CSsR e a funcionária da rádio Chistie conversaram com o presidente da câmara Douglas Willkys (PSB) para apresentar o projeto de comemoração dos 43 anos da referida emissora. Na oportunidade eles pediram apoio para a festa religiosa que já é tradição na cidade e que no ano passado levou cerca de 40 mil pessoas à Praça da Estação, em Coronel Fabriciano com a participação do Padre Reginaldo Manzotti.

Para este ano o convidado para celebrar o aniversário da rádio será o Padre Robson de Oliveira e para a apresentação de encerramento estão sendo cotados o Padre Fábio de Melo, Adriana ou Celina Borges, a escolha de um dos três esta dependendo apenas de agenda.

O presidente da câmara de vereadores Douglas Willkys (PSB), que é evangélico, ficou encantado com organização dos trabalhos e se dispôs a contribuir. “Quando falamos em unir forças é ultrapassar também barreias religiosas, e não podia deixar de contribuir com este grandioso trabalho de evangelização. Temos que promover a paz e realizar eventos que tragam tranquilidade à nossas famílias”,disse.

"Clima de despedida"

Após dois anos Pe. Anderson se despede do Vale do Aço. Mesmo já sabendo de sua transferência para outro estado Pe. Anderson tem se empenhado ao máximo para que a realização do aniversário da emissora seja bem sucedida. “Estamos fazendo contatos com possíveis apoiadores e parceiros. Nosso objetivo é envolver as pessoas ao máximo possível e assim alimentar a alegria de contribuir com esta festa de evangelização para católicos e não católicos. Devemos acolher à todos”, convida.

Perguntado em como se sente ao saber de sua transferência após dois anos a frente da igreja e emissora de rádio Pe. Anderson diz que se sente realizado por ter conseguido alcançar inúmeros objetivos tanto religiosos como de desenvolvimento. Disse ainda que se sente honrado por em tão pouco tempo receber o título de cidadão honorário da cidade e mais ainda por conseguir aumentar a audiência e participação dos ouvintes e colaboradores da emissora. Para os fieis Trevenzoli deixa a mensagem. “ 2011 será um ano de graça é feliz quem a Deus confia”, encerra.

CONVOCAÇÃO

PMT convoca aprovados na Seleção Pública


A Prefeitura de Timóteo inicia hoje (08) a convocação dos candidatos aprovados e classificados no Processo de Seleção Pública (001/2011). Os convocados têm até cinco dias úteis, a contar da data da publicação, para comparecer ao auditório da Prefeitura, de 13h às 17h, para agendamento do exame médico e regular contratação para cargos nas áreas de educação e assistência social.

A lista completa dos convocados está disponível no site da Prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br) e da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (www.fgpa.org.br). No site da Fundação ainda está disponível o julgamento dos 52 recursos protocolados pelos candidatos em relação ao resultado final e classificação. As provas foram realizadas no dia 23 de janeiro.
Ao todo, foram ofertadas 247 vagas, 60 para o nível médio e 187 para superior. Os contratos têm a validade de um ano.

Os aprovados/classificados deverão vir munidos dos seguintes documentos (original e cópia):

  • Comprovante de Endereço
  • Carteira de Identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certificado de Reservista
  • Título de Eleitor com o último comprovante de votação
  • PIS/PASEP
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Certidão de nascimento dos dependentes
  • Cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos
  • Duas fotos 3x4 recentes
  • Carteira de Registro no respectivo órgão da classe de sua especialidade
  • Número de conta bancária na Caixa Econômica Federal
  • Grupo Sanguíneo

A admissão e a contratação não serão processadas na falta de qualquer dos documentos acima.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PSB quer disseminar participação da juventude na política

Na última sexta-feira o presidente do Partido Socialista Brasileiro PSB de Ipatinga Fernando Moreira visitou o presidente da câmara de vereadores de Timóteo Douglas Willkys, do mesmo partido, para falar sobre projetos que pretendem desenvolver em conjunto para as duas cidades.


Inaugurado recentemente o PSB de Ipatinga tem buscado orientação com a militância de Timóteo em prol de melhorias para a política regional a fim de evidenciar a juventude na política e promover a integração social como explica Fabiano. “Queremos tornar o PSB num partido para a juventude. Temos um prefeito jovem e um dos presidentes de câmara mais jovem do país. Com isso queremos mostrar que política é 'coisa' para jovem e assim como a mulher tem conquistado espaço neste área, também queremos direcioná-la a juventude deste país que serão os responsáveis pela grande transformação de que necessitamos”, explica.

A proposta dos presidentes é criar um modelo administrativo a ser implantado em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. “Tivemos esta primeira conversa, mas vamos convidar também o presidente do PSB em Fabriciano Israel de Paula para reforçar ainda mais esta iniciativa e criar um modelo para as três cidades e assim reforçar a força do PSB na região metropolitana do Vale do Aço”, conclui.

Douglas Willkys citou a participação da juventude no Impeachment do ex-presidente Fernando Collor para exemplificar a força jovem.” Estamos provando que os jovens têm competência para criar leis que realmente tragam melhorias para a população e mais do que isso, estamos renovando a política regional com novos ideais. O afastamento de Collor em 92 devido a movimentação dos jovens foi um grande exemplo da força jovem, por isso mais do que nunca devemos estar sempre em ação e abrindo espaço para que a juventude se inteire e participe de decisões políticas”, disse.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rádio Educadora: Douglas Willkys fala sobre trabalhos e metas

Na tarde desta quinta-feira o presidente da Câmara de vereadores de Timóteo (CMT) Douglas Willkys (PSB) participou ao vivo de uma entrevista na Rádio Educadora no programa Boa Tarde Vale com apresentação de Nogueira.


Entre os vários assuntos discutidos, a queda na arrecadação da receita do município foi o mais citado. Questionado pelo apresentador sobre uma reversão no que está sendo feito para minimizar os impactos, Douglas disse que o problema é de todos. “Não há como fechar os olhos para a situação. Com esta queda enfrentaremos um momento difícil em nosso município, mas já adiantamos que a saúde e educação terão prioridades e faremos o possível para tentar reverter este quadro", disse.

Douglas ainda informou que Sérgio já está se juntando há prefeitos de outras cidades em busca de soluções junto ao governo de estado e demais autoridades para explicar a situação de cada município na tentativa de solucionar o problema. Ainda segundo o parlamentar o ICMS Solidário é como a antiga Lei Robin Hood que tira dos que têm mais e passa há quem tem menos e nesta nova divisão o município, assim como outros sofreu redução. O valor de 22 milhões de reais será um impacto grande para o cofre público.

Em reunião da câmara os vereadores assinaram um ofício solicitando audiência pública para discutir o assunto com autoridades e população, uma vez que todos serão afetados e apelo fato de ainda não saberem a proporção do problema. Outro questão a ser tratada será o acompanhamento do Valor Adicionado Fiscal (VAF) daqui pra frente para se evitar ou preparar-se para situações como esta. O VAF é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS e do IPI aos municípios mineiros.

Na oportunidade Douglas e Nogueira convidou a população à participar das questões políticas, pois inteirados dos assuntos elas poderão questionar e opinar mais, o que será de grande valia para o desenvolvimento dos municípios.

PMT: primeira parcela do IPTU vence no dia 16 de março

Os contribuintes de Timóteo começam a receber a partir do dia 10, as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Este ano o tributo teve reajuste de 5,64% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os boletos terão vencimento da primeira parcela, ou parcela única dia 16 de março. Para o pagamento a vista, o desconto será de 15%. Este ano, os contribuintes podem parcelar o IPTU em até 10 vezes. A previsão de arrecadação é de cerca de R$ 19 milhões.


Atualmente em Timóteo estão cadastrados 25,9 mil imóveis e 3,7 mil lotes vagos. Os proprietários de lotes deverão comparecer a Praça Cidadã, que funcionará excepcionalmente neste período, de 08h ás 18h, para buscar sua guia de IPTU.

Redução

A Prefeitura também recebe os pedidos de redução do IPTU 2011. A concessão do benefício atende aposentados, viúvas, pensionistas, divorciados, separados judicialmente e de fato, contribuintes de baixa renda e desempregados. O prazo para solicitação da redução vai até o dia 16 de março.


Não há necessidade de novo requerimento no caso dos proprietários ou locatários (munidos do contrato de aluguel) de imóveis aposentados, viúvas, pensionistas, divorciados e separados que já se cadastraram em anos anteriores. Os demais beneficiários (baixa renda e desempregados) têm que requerer a redução do imposto.

Para requerer o benefício, o contribuinte deve procurar a Praça Cidadã, no hall do Paço Municipal, de 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, munido de documentação.

Documentação necessária

No caso de viúva é exigida a certidão de óbito ou certidão de casamento, caso não conste o nome do pretendente ao beneficio fiscal no documento. Os separados devem levar documento judicial de separação. Quem estiver desempregado, além dos documentos pessoais, deve apresentar também a carteira profissional, constando a data da rescisão, com carência de um ano, a partir da data de saída e vencimento do IPTU. O contribuinte de baixa renda deve apresentar um comprovante de renda de até R$ 600. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3847- 4727.

O secretário municipal de Fazenda, Cláudio Emanuel, destaca a importância do pagamento. “É o único imposto que toda a sua arrecadação é destinada ao município. E dos valores arrecadados 25% serão investidos em educação e 15% em saúde.”


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OPORTUNIDADE

PRORROGADA INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO EM TIMÓTEO


Vagas são para áreas de Obras e Saúde


A Prefeitura Municipal de Timóteo prorrogou até o dia 10 de fevereiro as inscrições para o segundo Processo Seletivo. Estão sendo ofertadas 385 novas vagas nas áreas de Obras e Saúde.

As vagas são para os níveis de ensino fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 513,29 e R$ 7.740,20. Este será o segundo Processo Seletivo realizado pela administração em 2011, com o intuito de suprir a necessidade de contratação, evitando prejuízos à prestação dos serviços no município. As inscrições estão sendo realizadas somente via Internet, através do site da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (www.fgpa.org.br).

As provas acontecerão no dia 20, iniciando-se às 14h30min às 17h30min.

Primeira Etapa

As provas do primeiro Processo Seletivo aconteceram no último dia 23 de janeiro, e reuniram 2.403 candidatos para o preenchimento de 235 vagas nas Secretarias de Educação e Assistência Social. Foram interpostos 52 recursos, que estão sendo avaliados pela Fundação, responsável pela realização do processo. A classificação oficial estará disponível ainda esta semana no site www.fgpa.org.br.

Queda na arrecadação municipal preocupa legislativo de Timóteo

O presidente da casa propôs audiência pública para discutir perda do município.

Na tarde desta terça-feira foi realizada reunião ordinária da câmara de vereadores de Timóteo. Entre os assuntos discutidos estava a queda na arrecadação do município de cerca de R$ 22 milhões, ocasionada pela lei do “ICMS Solidário” que foi o que mais preocupou aos vereadores.

Para buscar entender os prejuízos que esta perda pode ocasionar ao município e como minimizar os impactos desta queda o presidente da Câmara Douglas Willkys (PSB) solicitou a realização de uma audiência pública. “Estamos preocupados com o que pode acontecer, pois ainda não sabemos que setores serão os mais afetados e como poderemos contornar esta situação. Por meio desta audiência poderemos discutir o problema com mais cautela”, afirmou Douglas. O dia, local e horário da audiência serão divulgados assim que definidos.

Presente na reunião o vice-prefeito e secretário de planejamento, Marcelo Afonso falou sobre a situação. “Já saiu R$ 17 milhões de uma vez do caixa do município. A realidade é muito mais dura do que a sociedade imagina. O ‘ICMS Solidário’ compensa as cidades mais pobres. Nós, ao perdermos mais de 20 milhões de reais, ficamos miseráveis. Os recursos disponíveis não pagam as contas de 2011. A crise econômica do final de 2008 foi a principal causadora dessa situação. Mas se nos últimos anos os gestores de Timóteo tivessem acompanhado o VAF, o resultado financeiro estaria melhor hoje. Essa audiência vai ser fundamental para encontrar uma solução inicial para esse problema”, resume Marcelo Afonso que informou a saúde e a educação serão os setores preservados da queda.

“Terceirização da UPA”

Já ao final da reunião o procurador do município, Hamilton Roque, respondeu há outros questionamentos dos vereadores entre eles o resultado do concurso público da área da educação, perdão das multas por avanço de sinal e terceirização da Unidade de Saúde do Olaria II (UPA). Segundo o procurador, que fez uso da Tribuna, o resultado do concurso sairia ainda nesta semana, as multas ainda estão sendo analisadas e quanto a UPA ele afirmou que a questão também está sendo discutida, mas antecipou sua opinião. “Estou convicto de que a gestão compartilhada do UPA é a melhor forma, mais eficaz para prestar serviços à comunidade”, afirmou.




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Campeonato Evangélico terá início neste sábado

No próximo sábado dia 05 de fevereiro, às 13h30 terá início a 3ª edição do Campeonato Evangélico de Futebol Society. O evento tem o apoio da prefeitura e câmara municipal, além da Liga Acesitana de Desportos (LAD). Os jogos serão disputados no Centro Social Urbano no bairro Primavera sempre aos sábados e domingo. No jogo de abertura se enfrentam o time da igreja Batista de Fabriciano e Comunidade Cristã de Timóteo.

O campeonato terá sete rodadas e o encerramento será no dia 29 de abril, dia do aniversário da cidade. A iniciativa atendeu a reivindicações dos membros de igrejas evangélicas que queriam espaço na área esportiva da liga.

Presidente da liga durante oito anos, José Constantino – Coronel, hoje vereador em exercício do mandato, sempre incentivou o esporte no município. Para ele, o projeto só teve continuidade porque deu certo. “ Fiquei surpreso com o desenvolvimento e aceitação das igrejas ao campeonato. De início nosso objetivo era de promover a confraternização, evangelização e parceria entre as comunidades e eles foram alcançados. Motivo este que nós entendemos ser de relevante importância para dar sequência”, disse Coronel que na liga é presidente do conselho deliberativo.

O presidente da Liga Acesitana de Desportos (LAD) Adair Alberto dos Anjos disse estar feliz pelos 56 anos da Liga e por esta inovação no esporte. “Os dois primeiros foram bons e bem aceito pelas igrejas. E o prefeito sendo evangélico acredito que irá contribuir para o fortalecimento deste campeonato uma vez que ele promove a integração das igrejas, sendo mais uma fonte de lazer para estas congregações”, acrescentou.


O parlamentar Douglas Willkys (PSB) que marcará presença na abertura do evento fala sobre a importância de se apoiar iniciativas como esta. “O esporte é recomendável não só pela questão física, mas também disciplinadora. E esta é uma forma de incentivar e resgatar mais pessoas para a evangelização de uma maneira dinâmica e saudável.

As informações quanto ao Campeonato Evangélico poderão ser acompanhadas no site da Liga no www.ligaacesitana.com.br que será atualizado constantemente.