sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ruas em Cachoeira do Vale precisam de pavimentação urgente

Após garantia de pavimentação da rua Ceará, parlamentar busca melhorias para outras ruas do distrito.

Apesar de ser o maior colégio eleitoral de Timóteo, o distrito de Cachoeira do Vale ainda tem muito a ser melhorado. Uma das recentes conquistas do parlamentar Douglas Willkys (PSB) é a aquisição de uma agência de correios com todos os serviços prestados pelo órgão e instalação de redutores de velocidade na BR-381, que devem ser implantados em poucos meses.

A pavimentação da rua Ceará também era um anseio do vereador, ela foi inclusa num pacote de melhorias para o município com recursos captados junto ao governo do estado e da própria administração municipal, que fará a pavimentação de 32 ruas. Agora o objetivo é conseguir as mesmas melhorias para as ruas Goiás, Duque de Caxias, Manoel Lourenço e São Geraldo, todas apresentam dificuldades de locomoção para pedestres e veículos.

“Todas as vezes que tenho oportunidade de caminhar pelo distrito, moradores destas ruas reclamam das más condições em que elas se encontram e falam do desejo de ter estas ruas pavimentadas. Sabemos que isso não é uma tarefa muito fácil, mas não mediremos esforços para que estas ruas também possam melhoradas”, afirma.

Moradores questionam falha em abastecimento de água

O distrito de Cachoeira do Vale e os bairros Ana Rita e Alto Timirim são os que mais sofrem com as falhas no abastecimento.

Alguém uma vez disse que o homem é o ser mais adaptável que existe, por possuir uma grande capacidade de se inserir ao meio. Mas adaptar-se a falta de água potável é um teste de resistência insuportável para qualquer ser vivo. E a falta deste recurso tem causado insatisfação à muitos moradores do município.

Preocupado com a crescente reclamação dos moradores do distrito de Cachoeira do Vale e dos bairros Ana Rita e Alto Timirim pela falta de água potável nas torneiras, o parlamentar Douglas Willkys (PSB) requereu ao Plenário, que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Coposa, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, esclareça à população os motivos para as constantes falhas no serviço, bem como as providências que estão sendo tomadas pela fornecedora para solucionar o problema.

Segundo os moradores, as falhas são frequentes e tem causados transtornos e até mesmo alteração na realização de tarefas corriqueiras, como lavar louças ou escovar os dentes. Ainda de acordo com os moradores quando a água não chega até as residências é preciso contar com a boa vontade da vizinhança e ter muita paciência.

Ciente de seu papel em representar todos os munícipes na casa legislativa e das dificuldades enfrentadas pela falta do abastecimento, Douglas tem cobrado ações que possam resolver este problema.

Informativo do mandato popular e participativo do Vereador Douglas Willkys - Ano 02 - N° 03 - 2010


-

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Associação de proteção aos animais terá título de utilidade pública

Com a conquista do título, a entidade terá novas vias para arrecadar fundos cuidar dos animais que acolhe.


Foi aprovado na última reunião ordinária da câmara municipal, o pedido do vereador Douglas Willkys (PSB), em tornar a Bicho Bom - Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis – ASPAN Vale do Aço em uma instituição de utilidade pública, nos níveis municipais, estaduais e federais.

Única entidade de proteção aos animais no município de Timóteo a ASPAN, a partir do título terá maiores possibilidades para arrecadar recursos para a instituição, que visa promover a defesa e o amparo a todos os animais. Além de trabalhar com intuito de conscientizar as pessoas sobre a guarda responsável e adoção. 

O parlamentar tem cobrado do Executivo, a construção do Centro de Controle de Zoonoses na cidade para que serviços como estes e pesquisas possam ser realizados.




Moradores da rua Ceará estão felizes com pavimentação

Há quase quatro décadas eles aguardavam por melhorias.

O distrito de Cachoeira do Vale finalmente começa a receber obras de melhorias. Para o segundo semestre de 2010 uma conquista importante para os moradores da rua Ceará é a pavimentação do local, que já é aguardada a quase quarenta anos.

Na época de chuva os moradores sofrem com as enxurradas e lama. Parte da rua, não tem calçamento e a rede de esgoto apresenta sérios problemas. O vereador Douglas Willkys (PSB), que há muito tempo vinha solicitando ao executivo providências para a rua Ceará, se diz satisfeito com a realização. “Pra nós é um prazer imenso ver que melhorias estão sendo realizadas no distrito. Em especial, a pavimentação da rua Ceará que é uma das maiores da parte conhecida como Pedreira, muitas famílias estão sendo beneficiadas com este empreendimento”, comenta.

Ao todo 32 ruas do município passarão por melhorias, entre elas a rua Ceará. Segundo informação da assessoria de comunicação da prefeitura, será realizado serviços de infraestrutura como drenagem, instalação de meio fio e pavimentação asfáltica. Ainda segundo a assessoria, não há previsão para o início da pavimentação em Cachoeira do vale, mas o pacote de obras está com data prevista para conclusão até o final deste ano. As melhorias estão sendo realizadas com recursos captados junto ao governo do estado e recursos do próprio município.




quarta-feira, 14 de julho de 2010

Férias escolares e opções de lazer para crianças

Ter um espaço adequado para as brincadeiras tranquiliza pais e faz a alegria da meninada

Foi pensando justamente nas opções de lazer para as crianças do distrito de Cachoeira do Vale, que o Parlamentar Douglas Willkys (PSB) indicou ao Executivo a reforma e melhorias da Quadra Esportiva, localizada na rua João Pedreiro.

A quadra que já foi muito utilizada por crianças e adolescentes para prática de esporte e lazer como brincar de pique pega, andar de bicicleta entre outros, também já recebeu festividades do Programa Humanizar. Atualmente ela se encontra abandonada, sem a menor condição de uso. O parlamentar lamenta as condições da quadra. “A todo momento estamos movendo ações em busca de melhorias para o Distrito, que são muitas. Sei da importância destas áreas para os moradores. Então procuro apontar todas as nossas necessidades a fim de que elas possam ser solucionadas. Zelar pelo bem estar do morador é uma função de todo agente público”, disse.  

No período das férias escolares nem todos os pais têm condições para viajar ou inscrever os filhos em uma Colônia de Férias, sem espaço em casa para brincar a criança fica limitada, pois o distrito também não oferece estrutura adequada para que elas tenham opções de lazer. Uma vez que, o Campo de Futebol do bairro também precisa de reforma e a quadra em condições de uso fica distante da quadra da rua João Pedreiro, o que a torna inutilizada pelas crianças da parte baixa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Radares provocam tumulto no trânsito de Timóteo

Parlamentar propõe instalação de cronômetro em semáforos a fim de solucionar o problema.


Conduzir um veículo parece uma tarefa muito fácil, mas na verdade não é tão simples assim. Quando se está na direção é preciso estar atento quanto aos carros à frente, na lateral e na traseira do veículo, isso sem contar ciclistas, pedestres e sinalização.

Nas ruas de Timóteo os sinais de trânsito têm trazido dores de cabeça para os condutores. Eles reclamam que sempre ficam na dúvida de quando avançar ou não o sinal, pois em estado de alerta, em alguns semáforos os radares multam os condutores. Há também reclamação quanto ao tempo em que o sinal fica em alerta, 3seg, o que segundo os motoristas é insuficiente para passar, provocando uma freado busca e em muitos casos, eles acabam colocando em risco a vida das pessoas.

Os semáforos tem sido alvo de reclamações em vários gabinetes e acabou sendo comentado na reunião de comissão realizada hoje, 12, na câmara municipal. Como já havia sido procurado pelos reclamantes a mais tempo, o parlamentar Douglas Willkys (PSB) indicou ao Executivo que sejam instalados cronômetros com controle de avanço de sinal e velocidade para que o condutor sinta-se tranquilo na hora de avançar. “Em momento algum somos contra a instalação de radares, mas a falta de planejamento tem trazido problemas para os moradores e até mesmo para a administração, que perde tempo avaliando as ocorrências a fim de identificar as cabíveis ou não. Com a instalação dos cronômetros, os motoristas não correm risco de ser multado por esse motivo. A medida também irá trazer mais segurança no trânsito”, explica.

Além de temer o pagamento indevido de multas, motoristas que prestam serviço de transporte de pessoas ou carga temem demissão por causa da perda de pontos na carteira de habilitação, tal como a ocorrência de acidentes.


Eleitores confusos sobre função dos parlamentares

No dia 3 de outubro os brasileiros vão eleger um novo presidente, seu vice, 27 governadores e respectivos vices, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Mas uma pesquisa deste ano revela que a maioria dos eleitores não sabe qual é exatamente a função dessas autoridades que ocupam cargos eletivos para supostamente representar o povo e os Estados da federação. O levantamento foi feito por um instituto a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como preparação para uma campanha de esclarecimento e conscientização.


Ao todo, foram ouvidos 18 grupos de pessoas em sete cidades das cinco regiões do país, com diferentes perfis de renda, escolaridade e idade. Segundo a pesquisa, o eleitor sabe que as próximas eleições irão definir um novo presidente da República e, basicamente, só isso. Os outros cargos tendem a ser esquecidos, principalmente o de senador.


O estudo mostrou também que muita gente confunde os cargos de deputado federal com deputado estadual.


Fique por dentro


O Brasil é uma República Federativa com sistema de governo representativo, onde a população elege os políticos que se tornam governantes. A hierarquia política começa com o governo federal.

O Brasil possui 26 estados e 1 Distrito Federal, ou seja, 27 unidades que formam a União. Dentro do regime representativo existem três poderes: o Executivo, Legislativo e o Judiciário. No plano da União, o Legislativo é formado pelo Congresso Nacional, representado pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados.


Mas, qual a função de cada um dos ocupantes desta esfera de governo? Ao deputado federal compete o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar ou derrogar (extinguir parcialmente) leis complementares, emenda à Constituição Federal e até propor um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Carta Constitucional).


Senador
Ao contrário dos deputados, que representam os eleitores, os senadores representam os Estados dentro da Federação. Cabe ao senador zelar pelos direitos constitucionais do povo; propor, debater e aprovar leis de interesse nacional; aprovar a escolha presidencial dos presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas; autorizar operações financeiras externas e condições de crédito, fiscalizar o presidente da República e avaliar e votar Projetos de Lei.


Seu mandato é de oito anos. No Congresso Nacional, a cúpula para baixo é a do Senado Federal. É uma forma simbólica da união dos estados brasileiros, já a cúpula da Câmara é voltada para cima, simbolizando a abertura da participação da população.


Estaduais
Os deputados estaduais têm funções parecidas às do deputado federal, porém eles legislam no campo das competências apenas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares.


Eles podem, ainda, elaborar e emendar a Constituição Estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.


Fonte: Diário do Aço

Douglas fala no Programa do Sapia sobre o lixo eletrônico em Timóteo.



Timóteo pode ganhar área para armazenar lixo eletrônico.

O avanço das tecnologias faz com que os usuários troquem cada vez mais rápido de computador, de celular, etc. Em outros casos, o equipamento estraga e ai surge a dúvida: onde jogar esse tipo de lixo. Em casa muitos desses materiais podem trazer prejuizos, como as pilhas velhas, por exemplo.


Geralmente elas contêm três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de outras substâncias perigosas.
Para o meio ambiente este tipo de produto tambem é ofensivo e não pode ser descartado em qualquer local. Mas, não é o que acontece, já que muitas pessoas não sabem onde jogar esses produtos e acabam misturando com o lixo comum.


Para tentar dar um destino certo ao lixo eletrônico, um vereador da cidade de Timóteo propôs um projeto de lei para que o município possa fazer a coleta seletiva desse material. De acordo com Douglas Willks, autor da proposta, a intenção é que a cidade crie um espaço ecologicamente correto para abrigar os restos de produtos tecnológicos. Ainda segundo o vereador, se o projeto for aprovado, as empresas que fazem o reaproveitamento de peças eletrônicas vão ser comunicadas para que grande parte do material seja reaproveitado.


Fonte: Programa do Sapia




domingo, 11 de julho de 2010

“Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância”.

Olhos atentos aos candidatos para eleição 2010


Olá Pessoal, quero deixar um recado à todos vocês, por isso peço que leiam este texto até o fim. Neste momento não quero falar pra vocês de nenhum candidato, quero apenas que se conscientizem do poder de UM voto. Logo no final da matéria tem um espaço para comentários, expresse sua opinião, ela é muito importante para nós. Boa leitura!


Na época da Ditadura Militar o Brasil passava por um regime político de imposição e o governo foi marcado pela abertura às organizações sociais. Classes estudantis, organizações populares e trabalhadores, que tinham ideais de esquerda e profundamente democráticas lutavam para a derrubada deste regime e começaram a preocupar as classes conservadores, que detinham o poder. Nascia ali, um regime democrático.

Após conseguir com muito sacrifício este direito, aos poucos, estas classes foi perdendo o interesse pela política. Hoje grande partejá não se luta mais por ideais, mesmo vivendo em um regime em que podemos fazer nossas escolhas não nos empenhamos para que elas sejam respeitadas. É preciso resgatar valores éticos e morais e fazer valer a opinião da maioria.


Estamos iniciando um período eleitoral. Em outubro voltaremos as urnas para a escolha de deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da república. Na campanha eleitoral o candidato procura apresentar os trabalhos que realizou e lança uma tempestade de informações ao eleitor, que muitas vezes não tem como apurar o que é fato e o que é conversa.


Por isso, quero lembrá-los mais uma vez da importância de cada voto, pois de um em um pode-se chegar aos milhões. E devemos ter cuidado e zelo na hora de voltar. Talvez seja redundante dizer que “o ato de votar dura apenas 5 minutos e as consequências quatro anos”, mas é de suma importância que estejamos atentos à nossas escolhas.


Sei que para muitos, principalmente para os jovens falar de política é algo desestimulador, mas como jovem e cidadão, quero pedir que todos falem sobre política, que leiam sobre política, que sejam políticos, que discutam com seus familiares e amigos sobretudo que procurem se informar quem são as pessoas que estão batendo as suas portas.


As grandes mudanças partem de pequenas atitudes. Para mudar o país devemos começar em nossa comunidade, depois em nossa cidade, Estado para em fim chegarmos em todos o país. O futuro está em nossas mãos, mas para chegarmos lá precisamos mudar o presente. Vote consciente

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Usuários do município ainda questionam renovação do “Passe Livre”

Parlamentar propõe a discussão sobre o assunto com todas as esferas envolvidas.

Motivo de muitas discussões na câmara de vereadores, o passe livre, ainda tem trazido dores de cabeças para alguns moradores de Timóteo, desde reformulação do programa, que adotou novas diretrizes para concessão, em maio deste ano.

Muitos procuram os gabinetes para reclamarem sobre a demora em obter o cartão de gratuidade de volta. De acordo com a Lei municipal n° 3.015, sancionada em dezembro de 2009 o usuário deveria passar por uma perícia médica e apresentar novo laudo pericial para renovação da carteirinha. Além de ter que se enquadrar no conceito de família carente, ou seja, com renda familiar de até um salário mínimo e morar no município por pelo menos seis meses.

A fim de discutir o problema com todos os envolvidos, o parlamentar Douglas Willkys (PSB) requiriu à casa legislativa uma discussão com chefe do executivo municipal, secretária de assistência social, gerente da empresa responsável pelo transporte coletivo, Autotrans, e comunidade. “Muitas pessoas que realmente necessitam do benefício perderam o direito de circularem livremente nos coletivos municipais e aguardam por uma perícia para reaver o direito. Mas a grande quantidade de pessoas a espera de uma perícia tem dificultado este retorno. A discussão terá como objetivo esclarecer os novos critérios do programa deixando a comunidade a par das modificações, bem como buscar meios de agilizar o processo”, justifica.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Biografia

Douglas Willkys (PSB), É o vereador mais jovem da atual legislatura e dos últimos 25 anos de emancipação político-administrativa do Município de Timóteo. Sua votação entrou para história, por receber a maior concentração de votos dados a um candidato a vereador do Distrito de Cachoeira do Vale. Douglas Willkys (PSB) é formado em Administração de Empresas, Membro da Igreja Presbiteriana Cachoeira do Vale, exercendo o cargo de Presbítero. O trabalho social e comunitário de Douglas Willkys (PSB) não começou agora. Douglas é um dos fundadores e Vice-presidente do Instituto Presbiteriano Êxodo, entidade que promove cursos de informática e música. Na Associação dos Comerciantes do Distrito de Cachoeira do Vale, Douglas exerce com desprendimento cargo no Conselho Fiscal; no Cachoeirinha Esporte Clube, já ocupou o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Como estudante, Douglas participou efetivamente do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis e Admnistração (DACCA) do Unileste-MG como 1º Secretário, em 2007 filiou-se ao PSB - Partido Socialista Brasileiro, onde é Secretario da Juventude.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parlamentar visita Escola Estadual do Cachoeira do Vale

Douglas será parceiro dos alunos em trabalho de conscientização dos moradores sobre o papel da política.

A visita foi na manhã desta quarta-feira aos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Cotta Figueiredo Barcelos no distrito de Cachoeira do Vale. Relembrando seus tempos de aluno, Douglas Willkys (PSB), de forma descontraída e pouco formal, conversou a respeito de política com os alunos e falou sobre importância da função Legislativa para o bom andamento da sociedade. Na oportunidade, o parlamentar destacou a política regional, explicando aos jovens as atribuições conferidas a um vereador e falou sobre as melhorias que vem solicitando não só para o distrito, mas para o município de Timóteo.

O projeto que tem como objetivo desenvolver a cidadania e a participação política dos alunos é de iniciativa da professora de geografia Ângela Vespasiano, que se diz entusiasmada com a participação dos alunos. “ O projeto vai além dos muros da escola, os estudantes irão às ruas para conversar com a comunidade e quem sabe até desenvolver alguns projetos com os moradores. Este trabalho será acompanhado pelo vereador do distrito, Douglas, e por outros parceiros”, disse.
Outro ponto positivo apontado pela professora é o fato de instigar os alunos a leitura, pesquisa e busca de soluções para os problemas do Distrito. Com isso, segundo a educadora, os participantes também deixarão histórias na escola, fator que tem sido a motivação para os esforços.
Na visita, o parlamentar se colocou à disposição dos alunos. “Sei da importância da política para o desenvolvimento de nosso país, como jovem, compreendo o desejo destes alunos em buscar conhecimentos para modificar a realidade em que vivem. E o saber é fundamental, a busca pelo conhecimento torna o homem crítico, tornando – o em um agente transformador”, conclui.


Links

ORKUT:


Canal no YOUTUBE :
Douglas Willkys TV

Perfil no Facebook:
Facebook Douglas Willkys

Contatos

parlamentar Douglas Willkys
"JUVENTUDE EM AÇÃO"


(31) 3848-6043 / 8729-2500 / 9734-6085

E-mail: douglas.willkys@hotmail.com
Av. Acesita, 3210 bairro São José - Timóteo/MG
CEP: 35.182 - 132

Vereador indica construção de um Complexo Esportivo para praticantes de esportes radicais em Timóteo

Adrenalina ao máximo. Esta é a sensação que muitos adolescentes e jovens de nosso município têm ao utilizar seus skates, patins e bicicleta. Ao ver as manobras radicais, muitas pessoas ficam boquiabertas com tanta coragem. Sem lugar adequado para esta prática, eles improvisam pistas em praças e calçadas.

Ao tomar conhecimento desta necessidade para a juventude, o vereador Douglas Willkys (PSB) indicou ao Executivo a construção de um Complexo Esportivo para esportes radicais. “É de suma importância incentivar os jovens ao esporte, sua prática pode contribuir para a saúde, disciplina e até profissionalização”,salienta.

O presidente da Associação dos Esportes Radicais de Timóteo (AERTI) Kesller Jhonnatas se diz confiante com a construção do Complexo Esportivo. “Nosso projeto é voltado para jovens e adolescentes e engloba qualquer tipo de esporte radical. Com isso estamos contribuindo para a formação do sujeito quanto pessoa. Este espaço irá trazer novas oportunidades para nós”,afirma.

Associação acolhedora de animais solicita recursos para continuar atuando

O parlamentar Douglas Willkys também se preocupa com a situação de animais soltos nas ruas e busca recursos para solucionar o problema em nosso município.

A Bicho Bom - Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis do Vale do Aço – ASPAM é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos e tem como objetivo promover a defesa e o amparo a todos os animais. E trabalha com intuito de conscientizar as pessoas sobre a guarda responsável e adoção.

Na tarde desta terça-feira a presidente da associação, Nely Morato Ferreira e a diretora financeira Simone Eberle conversaram com parlamentar Douglas Willkys (PSB) manifestando o desejo da entidade em ser intitulada como de utilidade pública, nos níveis municipais, estaduais e federais. Pois o título facilitaria a aquisição de recursos junto aos órgãos governamentais.

Douglas já havia demonstrado preocupação com este assunto, em 2009, cobrou da administração pública a não aplicação da Lei 2.656/06 que dispõe sobre o controle de animais e zoonoses, requerendo ao Executivo municipal a previsão para a construção de um Canil. Para Douglas, zoonoses e associação protetora de animais podem caminhar juntas. “Ainda há muito a ser feito no município de Timóteo, enquanto o poder público não possui um lugar adequado para o acolhimento destes animais, associações não-governamentais tentam suprir a demanda nos casos mais graves. No futuro com a construção do canil municipal e a entidade tendo o título de utilidade pública o atendimento será eficaz. E as entidades poderão trabalhar em parceria, ou seja, na troca de informações e experiências”, esclarece.

Além de socorrer animais enfermos, atropelados ou vítima de maus-trato a entidade também realiza campanhas de conscientização sobre a guarda responsável e adoção de animais. Simone acredita que com o título a entidade terá maior respeitabilidade e credibilidade no Vale do Aço.” Com isso pode haver um aumento no número de associados o que poderá trazer melhorias para os animais recolhidos', explica.

Para conhecer mais sobre a associação acesse o site ou faça contato através do e-mail bichobomvaledoaco@yahoo.com.br. A ASPAM também realiza serviço de utilidade pública com informações sobre amimais perdidos e achados, através do site e inserções gratuitas em jornais regionais, além de apurar de denúncias de maus tratos.