quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vereador apoia projeto Ficha Limpa e medidas para fiscalização de candidatos

Parlamentar acredita que a política deve ser desenvolvida com seriedade e respeito aos cidadãos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou na plenária de hoje (29), uma recomendação aos tribunais para que encaminhem aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a relação de pessoas condenadas pela justiça. O objetivo é fazer cumprir a Lei Complementar 135, que impede a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, em processos ainda não concluídos.

Para o parlamentar Douglas Willkys (PSB) está medida facilitará a consulta aos nomes dos candidatos no período de registro de candidatura, o que pode evitar futuros problemas. “Ética e política não só podem como devem caminhar juntas. É possível atuar na política com seriedade, respeitando os cidadãos que confiaram numa determinada pessoa. Sabemos como este tipo de problema atrasa o desenvolvimento de uma cidade, além de deixar o eleitor inseguro. Se o candidato fosse impedido de se candidatar não haveria este tipo de problema. A medida é valida e as consultas devem ser realizadas sempre que houver eleições, seja a nível nacional ou regional, pois a justiça não cassa inocentes”, afirma.

Em maio deste ano foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal o projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de condenados pela Justiça. O projeto de lei de iniciativa popular altera a Lei Complementar 64, que estabelece casos de inelegibilidade. O texto do Ficha Limpa proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, ou seja, tomada por vários juízes ou desembargadores, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário.



Projeto de lei do vereador Douglas quer dar fim ao lixo eletrônico

terça-feira, 29 de junho de 2010

Parlamentar indica melhorias para o Distrito de Cachoeira do Vale

Moradores solicitam instalação de redutores de velocidades e melhorias nos passeios próximos aos pontos de ônibus.

Ponto de ônibus situado à Av. Belo Horizonte, Cachoeira do Vale

O Distrito de Cachoeira do Vale possui atualmente cerca de 10 mil moradores, e quem precisa utilizar o transporte coletivo tem reclamado das condições em que se encontram os pontos de ônibus. Alguns estão danificados devido a instalação de novos abrigos ou pelo tempo de uso, fato que gera muitos transtornos, principalmente nos dias chuvosos.

O parlamentar Douglas Willkys (PSB) na última reunião na casa legislativa indicou que fossem reconstruídos os passeios nos pontos de ônibus do Distrito e que fossem instalados redutores de velocidade nas ruas Bahia, Avenida Minas Gerais, Guanabara, Tapajós e Pauí, que são as principais vias de acesso às escolas e igrejas. E o fluxo de veículos nas referidas ruas é intenso o que tem gerado muitas reclamações por parte dos moradores. “Após receber reclamação ou percebemos a necessidade de melhorias, encaminho indicação solicitando que as mesmas sejam efetuadas. Então precisamos aguardar até que o executivo realize as obras e cabe a nós parlamentares cobrar até que o pedido da comunidade seja atendido”, explica.

Em Timóteo, segundo informações da Autotrans, empresa responsável pelo transporte coletivo a média de passageiros é de 350 mil pessoas por mês, isso numa população de aproximadamente 80 mil habitantes. Na maioria das vezes elas se deslocam para o trabalho e escola. Como no caso de Darley Bruna moradora do Distrito e estudante.“A situação dos pontos de ônibus é crítica, quando utilizo o ponto da BR o problema é a poeira pela falta de calçamento, mato e barro quando chove. Também não consigo ficar debaixo da cabine porque no sol ela esquenta muito e na chuva molha quem se abriga nela. Quando utilizo o Santa Rita o ponto onde pego o coletivo não tem cobertura, o vereador precisa nos ajudar quanto há isso”, solicita.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Parlamentar busca recursos para instalação de Centro de Zoonoses em Timóteo

“Queremos construir em nossa cidade um Centro de Zoonoses que não se limite apenas em aplicar inseticidas em animais abandonados”, Douglas Willkys.


A falta de um canil municipal ou Centro de Zoonoses no município de Timóteo tem trazido inúmeros transtornos à população. Apesar de haver no município especialistas no controle de animais e vetores o mesmo não possui um Centro especializado com canil municipal, o que permitiria aos técnicos realizar pesquisas e atender as necessidades dos moradores, que diariamente reclamam da presença de animais soltos nas ruas e dos problemas causados por eles. Timóteo conta apenas com um departamento de divisão de zoonoses que realiza serviços limitados por não possuir estrutura adequada.

Douglas Willkys (PSB) atento à essa necessidade, busca soluções para este problema junto ao Ministério da Saúde. Essa semana, em viagem à Brasília, Douglas reuniu-se com o gerente da Secretária de zoonoses Eduardo Caldas, a fim de reivindicar recursos para a construção de um Centro de Zoonoses, no intuito de propiciar melhorias para a departamento e otimizar os serviço prestados no município. Atualmente, o recolhimento de animais é feito apenas em casos extremos como ataque de Pit Bull ou cão raivoso, entretanto o serviço é realizado pela zoonose de Coronel Fabriciano que presta favor ao município de Timóteo, pois não existe nenhuma parceria entre as duas cidades.

Por meio do requerimento Nº 112/09 o parlamentar cobrou a não aplicação da Lei 2.656 do ano de 2006 que dispõe sobre o controle de animais e zoonoses, requerendo ao executivo municipal a previsão para a construção de um Canil. Além de contribuir para estudos de especialistas, o canil ou Centro de Zoonoses, atenderia também aos anseios dos moradores e comerciantes.”Meu empenho agora é para que, de fato, as melhorias sejam efetuadas, não basta apenas tentar combater a procriação desenfreada e aplicar inseticidas para eliminar pulgas e carrapatos. Queremos um centro capaz de desenvolver pesquisas que possam solucionar os problemas causados por inúmeros parasitas em nossa região, como caramujos africanos, infestação de abelhas, cupins e pernilongos, dentre outros”, conclui.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Senador se dispõe a apoiar instalação do Corpo de Bombeiros em Timóteo

Parlamentar de Timóteo e senador discutiram nesta semana as possibilidades de instalação do corpo de bombeiros no município.

Nesta quarta-feira 22, o parlamentar Douglas Willkys (PSB) se reuniu com o senador de Minas Gerais Eliseu Resende (DEM), em Brasília, a fim de discutir as formas de captação de recursos financeiros para construção de uma unidade do corpo de bombeiros em Timóteo. Na oportunidade os parlamentares discutiram a importância da unidade para o município, uma vez que o órgão é apto a realizar resgastes, socorro em casos de acidentes, além de atuar na prevenção e combate a incêndios.

Douglas volta para o município confiante após o encontro.“O senador posicionou-se favorável ao projeto e se comprometeu a contribuir para sua concretização. Segundo ele, a imensa área verde que temos em nossa região já é um motivo plausível para esta realização, ainda mais com a quantidade de habitantes existentes na região”, informou Douglas.

O parlamentar é autor do projeto de Lei nº 3051 que autoriza o poder executivo a celebrar convênio com o Governo do estado de Minas Gerias, para a instalação de uma unidade do corpo de bombeiros em nosso município. Entretanto uma das indefinições quanto ao projeto é o local onde o corpo de bombeiros deverá ser instalado. A municipalidade possuiu alguns imóveis os quais poderiam ser cedidos para tal finalidade, mas eles não atendem as exigências do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar. “Hoje a corporação possui um modelo de planta que deve ser utilizado para novas instalações. É necessário ter uma estrutura adequada para que os serviços possam ser realizados com eficiência e no momento o município não dispõe de recursos financeiros para custear as instalações exigidas pelo órgão”, explica o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, o senador sugeriu que o município buscasse apoio junto a deputados que representam a região e empresas para viabilizar a construção. A obra orçada em pouco mais de um milhão de reais deverá trazer inúmeros benefícios para empresas e moradores. Douglas concorda com a opinião do senador. “Em nossa região está concentrada grande parte do Parque Estadual do Rio Doce que é considerado o maior bioma de mata atlântica de Minas Gerais e este espaço precisa ser preservado. Isso sem contar o distrito industrial e a grande concentração de comércios em nossa cidade”, ressalta.

Empresários do município de Timóteo já contribuem com mais de 250 mil reais por ano efetuando pagamento de taxa de incêndio ao estado, apesar de ainda não usufruem do serviço.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Administração Municipal é obrigada a cumprir lei

Após cobrança do parlamentar Douglas Willkys, placas são afixadas informando empresa responsável, valor da obra e período de execução e origem dos recursos. A medida cumpre lei municipal.

Sabemos que as obras realizadas pela Administração Municipal são custeadas com recursos público, ou seja, por meio de pagamentos de impostos ou por verbas adquiridas em prol à melhorias no município, solicitadas em favor dos cidadãos que residem . Mas o que muitas pessoas não sabem é que de acordo com a legislação vigente, estas obras devem trazer uma placa de identificação contendo informações como empresa responsável pela obra, tempo de realização do serviço e principalmente o custo total da obra e a origem dos recursos.

Para fazer valer o direito dos munícipes, na última reunião realizada na câmara de vereadores de Timóteo o parlamentar Douglas Willkys (PSB) requereu o cumprimento da Lei municipal 2.917/08 que exige que toda obra realizada pelo executivo tenha placa de identificação.

Como resultado desta ação, as obras em andamento no município como reforma da quadra no bairro Alvorada e revitalização da Praça no bairro Olaria receberam estas placas. “O morador tem o direito de saber como estão sendo gastos os recursos do município, já temos leis para isso, agora é nosso dever na casa legislativa cobrar para que elas sejam cumpridas. Parece algo simples, mas se não cobrarmos, a medida cai no esquecimento e obras grandiosas poderão ser realizadas sem tais informações. A fiscalização é necessária, afinal cabe ao legislativo certificar-se que o executivo disponha dos recursos públicos de forma responsável”, enfatiza o vereador.


A Reforma da Praça do bairro Olaria está orçada em R$ 90.000,00, sendo executada em 120 dias por servidores da própria Administração Municipal.



A Reforma da Quadra do bairro Alvorada está orçada em R$ 45.000,00, sendo executada em 60 dias por servidores da própria Administração Municipal.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Internet Para aumentar Participação Popular

“Precisamos falar a língua dos jovens para que eles se envolvam com o futuro da nação. É por meio da política que são criadas as leis e diretrizes que regem o país." Douglas Willkys

A internet é o meio de comunicação mais utilizada por adolescentes e jovens. Acostumados aos eletrônicos eles passam grande parte do dia frente ao computador, mas é preciso lembrar a este público que eles também precisam estar conectados com a política, principalmente a que se refere ao seu município.

O jovem já teve uma participação mais ativa na política. Num dos períodos mais críticos do país foi o apoio da juventude que ajudou a combater a ditadura militar que impunha suas vontades, provocando um confronto entre forças políticas e sociais. O que gerou perseguições e abuso de poder, até hoje o fantasma da ditadura assombra muitas pessoas que perderam seus entes queridos neste confrontos. Em 1992, os caras-pintadas foi o nome dado aos milhares de estudantes que saíram as ruas com o rosto pintado de verde e amarelo pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello acusado de cometer crimes de enriquecimento ilícito, evasão de divisas e tráfico de influência. Portanto, vale destacar a importância da participação dos jovens nas tomadas de decisões. Hoje a participação do jovem na política acontece de maneira tímida.

O uso da internet se tornou tão abrangente que em setembro de 2009 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei que institui novas regras para as eleições, e uma delas garante a liberdade de expressão na internet, permitindo o uso da rede para fazer propaganda e também para arrecadar recursos, inclusive por meio de cartão de crédito. Em maio deste ano também foi sancionada a Lei Federal que obriga ao Executivo e Legislativo publicar a prestação de contas detalhadas de todas as instâncias públicas e seus gastos por meio dos Portais da Transparência via internet.

Acostumado a fazer uso destes recursos em seu dia a dia, o vereador de Timóteo Douglas Willkys (PSB), o mais jovem vereador eleito na região metropolitana do Vale do Aço, foi o pioneiro na cidade em divulgar e prestar contas de suas ações na rede mundial de comunicação. Para facilitar o acesso a estas informações Douglas abre à todos os seus eleitores os endereços de seus sites de relacionamentos como Blog (www.douglaswillkys.blogspot.com), Orkut (Douglas Willkys), Facebook (douglas.willkys@hotmail.com) e Twitter (douglas_willkys) com intuito estreitar o relacionamento com os cidadãos.

Douglas acredita na internet com uma ferramenta ágil de informação. “Procuro manter meu Blog atualizado e faço o máximo possível para responder todas as pessoas que fazem uso de meus endereços eletrônicos. Precisamos falar a língua dos jovens, ou seja, utilizar a internet a fim de despertá-los para a importância de sua participação no meio político. A partir dos 16 anos a pessoa já pode votar e como cidadão ele tem o direto de saber as decisões que são tomadas em seu nome”, explica.
Segundo o Ibope/Nielsen no ano de 2009 em um intervalo de apenas 3 meses surgiu 1,2 milhão de novos brasileiros e brasileiras com mais de 16 anos na internet. O Brasil é o 5° país com maior número de conexões à Internet.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DNIT vem a Timóteo avaliar segurança na BR-381


Representantes do órgão estiveram em Timóteo a pedido do vereador Douglas Willkys (PSB) para avaliar as condições de segurança para motoristas e pedestres.

A BR-381 é uma das principais rodovias do país, sendo responsável por unir São Paulo ao Espírito Santo e também é via de acesso a outras importantes regiões do Brasil. O fluxo de veículos de grande e pequeno porte é intenso devido a grande quantidade de empresas e indústrias na região do Vale do Aço.

De acordo com os técnicos do DNIT, embora tenha sido construída uma nova variante, o trânsito na parte que corta a cidade de Timóteo continua intenso. Foi constatada a necessidade urgente de melhorias no local.

No começo do ano o vereador solicitou a instalação de novos redutores de velocidade, sinalização e reativação das barreiras eletrônicas no trecho da rodovia que corta o distrito de Cachoeira do Vale, onde tem sido comuns a ocorrência de acidentes e outras situações de risco aos moradores.

Douglas ressalta que seus esforços são para que a rodovia seja municipalizada e passe a ser de responsabilidade do município, o que facilitaria a realização de obras para melhorar o tráfego no local, por parte da administração pública. Entretanto, para que isso ocorra o município deve requerer o trecho ao órgão responsável, assim como fez o a cidade de Coronel Fabriciano recentemente.


O vereador anuncia que audiências serão realizadas a fim de discutir o assunto com a população e autoridades responsáveis. “Todos os dias crianças se arriscam atravessando a rodovia para terem acesso a escola, isso sem contar as pessoas que necessitam transitar pelo local a fim de cumprir suas atividades do dia a dia pelo fato de a maioria dos comércios serem às margens da BR”, pontua o vereador.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

80º Grupo de Escoteiros Jequitibá reivindica auxílio a câmara de vereadores


O grupo comemora neste ano o centenário de atividades no Brasil. Douglas Willkys é solidário ao trabalho desenvolvido pelos integrantes do movimento.

Neste ano é comemorado o Centenário do escoteirismo no Brasil. Originário da Inglaterra, o movimento veio para o país em 1910 quando um grupo de militares escoteiros trouxeram seus uniformes com o objetivo de implantar o movimento no país.

O grupo tem por finalidade promover o desenvolvimento da pessoa atuando em suas potencialidades. A lei dos escoteiros se baseia em características essenciais aos seres humanos como a honra, integridade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, auto-confiança, entre outros. O parlamentar Douglas Willkys (PSB) acredita nos valores defendidos pelo grupo como uma ferramenta para a formação de pessoas conscientes e solidárias.

O 80º Grupo de Escoteiros Jequitibá já foi merecidamente considerado de utilidade pública e no espaço adquirido na reunião ordinária mostrou a história do grupo e pediu apoio a casa legislativa para dar continuidade aos trabalhos que sobrevive apenas por doações de seus integrantes. Pedido foi visto com bons olhos pelos parlamentares, inclusive por Douglas. “O trabalho realizado pelos escoteiros é um complemento à educação de crianças e adultos e seus valores são cruciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, por isso o pedido terá todo o meu apoio”, afirma. O parlamentar ainda parabeniza ao grupo pelos 100 anos de trabalho.


Adultos e crianças a partir de sete anos podem participar do movimento. O grupo se reúne todos os sábados de 14h às 17 h no Oikós.

Juventude em Ação: o mandato que fiscalização com você

Quem é responsável por esta obra?

Vereador cobra transparência da administração municipal junto a comunidade

O requerimento de nº 159/10 de autoria do vereador Douglas Willkys (PSB) também foi aprovado na quarta-feira (16) e pede ao Executivo que seja cumprida a Lei 2.167/2000, que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação de placa alusiva a obra pública, na forma que menciona. E Lei 2.917/2008 que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placas de identificação das empresas executoras de obras públicas, que visa a transparência no uso de recursos para a execução de obras públicas informando tipo da obra, endereço e telefone da empresa vencedora da licitação bem como data de início e finalização dos trabalhos, custo total da obra, origem dos recursos, engenheiro responsável e respectivo registro no CREA.

Para cobrança do cumprimento destas leis, Douglas cita como exemplo a reforma da pracinha no bairro Olaria que não tem nenhuma placa de identificação. Além da morosidade nas obras, recentemente parte do material que foi colocado na obra foi retirado do local. “É um direito do cidadão ter acesso a informações de interesse público. Ontem ao fazer uso da palavra na tribuna na câmara o Srº José Dornelas da Silva cobrou ação da administração pública para utilização do Forno Hoffmam no Novo Horizonte e criticou a reforma da Praça no Olaria. A falta de uma placa de identificação deixa os moradores inseguros quanto a transparência dos recursos utilizados na obra”, explica.

“Luz para todos” - Falta de iluminação pública tem trazido transtornos aos moradores



Aprovado por unanimidade pedido de cobrança de instalação de poste de iluminação no Cachoeira do Vale.

O parlamentar Douglas Willkys solicitou ao Executivo juntamente com a secretaria competente por meio do requerimento 160/10 à previsão de instalação de poste de iluminação pública na Travessa Bartolomeu Bueno, próximo à Rua João Pedreiro no distrito de Cachoeira do Vale.

Os moradores têm reclamado com o parlamentar da ação de marginais e usuários de drogas que aproveitam a falta de iluminação para a prática de pequenos delitos. “Infelizmente o número de usuários de drogas tem crescido a cada dia, precisamos urgentemente criar políticas públicas de combate ao uso de entorpecentes, o assunto já está sendo discuto na câmara municipal, mas enquanto isso, precisamos criar meios para a população não sofra diretamente por ações de alguns usuários. Por isso cobramos a instalação o quanto antes de um poste no referido local”, enfatiza.

Todos os meses é cobrado dos moradores taxa de iluminação pública pela prestadora de serviço, portanto todas as pessoas que pagam pelo serviço tem o direito de usufruí-lo.

Cidadãos timotenses poderão ter acesso a internet gratuitamente

“Não se pode falar em inclusão digital sem promover meios para que todos tenham acesso à rede”, disse o parlamentar.


A reunião ordinária realizada na última quarta-feira,(16/06) na câmara municipal foi marcada pela grande quantidade de projetos aprovados. Dois destes, foram apresentados pelo parlamentar Douglas Willkys (PSB).

Em votação final o Projeto de Lei 3.426/10 de autoria de Douglas que prevê a criação de um “Programa de Internet Popular Gratuita” foi aprovado por unanimidade. E segundo o parlamentar está foi uma grande conquista para o município. “Estamos na era digital, quase tudo que fazemos é via internet. Nos supermercados, postos de saúde, banco e até mesmo na hora de votar usamos um dispositivo eletrônico digital e para que aja realmente a inclusão, todas as pessoas precisam aprender a utilizar com segurança estes mecanismos”, explica.

Pesquisas feitas em vários sites na internet apontam que apenas em 8% dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso a rede de internet. A partir da criação do programa, Douglas acredita que o Município de Timóteo irá contribuir para democratização ao acesso a Rede Mundial de Computadores.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto de Lei destina “fim” para lixo tecnológico em Timóteo

Atualmente os aparelhos eletrônicos são descartados juntamente com o lixo residencial, o que pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Preocupado com os prejuízos que este tipo de material pode causar ao meio ambiente o parlamentar Douglas Willkys (PSB) apresentou o Projeto de Lei 3.442/10, que visa a coleta seletiva do lixo industrial, comercial e residencial no município, bem como uma destinação correta para estes resíduos.

A todo momento o mercado tecnológico apresenta evoluções em seus produtos e os consumidores querem acompanhar estas novas tendências, mas onde descartar o aparelho que não nos atende mais? Esta sobra é chamada de Lixo Tecnológico e seu destino preocupa ambientalistas e autoridades atentas aos danos que este tipo de resíduo pode causar ao meio ambiente.

Segundo Douglas, o projeto tem como objetivo estabelecer um destino para este tipo de resíduo em Timóteo, o município tornará responsável por coletar e armazenar os resíduos e se necessário cobrar das empresas taxa específica para a realização destes serviços.


O projeto prevê ainda campanhas educativas em escolas, empresas e comunidades a fim de conscientizar as pessoas sobre o destino correto do lixo tecnológico e parcerias com empresas interessadas em retirar os equipamentos para reciclagem e reaproveitamento sem nenhum custo. Ao apresentar o Projeto de Lei, Douglas ressaltou a importância de se fazer a coleta seletiva. “Estes resíduos podem causar sérios problemas ao meio ambiente e somente o poder público tem condições efetivas de resolver, mediante correta intervenção”, afirma

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Minas Gerais produz 69 mil toneladas deste lixo por ano. E se for descartado de maneira irregular pode contaminar o solo por ser um produto tóxico, alguns podem demorar séculos para se decompor.

Nesta quarta-feira (16) o projeto será votado a redação final, em reunião ordinária e posteriormente será encaminhado ao executivo para sanção.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Jovens terão novas oportunidades de emprego em Timóteo – PROJOVEM

Desde o início de seu mandato o vereador Douglas Willkys vem cobrando ações para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

No Brasil a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006 e atualizados em 2008, mostram que o índice de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é de 17,8% em relação aos 22,2 milhões de jovens que desenvolvem alguma atividade econômica.

Em Timóteo a situação também se repete. E isso tem sido uma preocupação constante para o vereador Douglas Willkys (PSB), o mais jovem da microrregião metropolitana do Vale do Aço. Desde o início de seu mandato Douglas vem cobrando ações de inserção do jovem no mercado de trabalho, em 2009 entrou com o requerimento de nº 236/2009 que pedi o cumprimento da Lei nº2,670 de 2006 que institui o “Programa de estímulo ao Primeiro Emprego” no âmbito do município. E ainda o requerimento de nº 237/2009 pedindo o cumprimento da Lei nº 2,770 de 2007 que Institui o Programa de Concessão de bolsa de estudos para o ensino médio ou superior nas escolas e faculdades particulares .

Veja no folder no final da matéria os cursos oferecidos e como se inscrever.

Visando melhorias para a juventude Douglas fez a indicação de nº 308/2009 que visa a construção de uma unidade do posto de atendimento do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem comercial na cidade de Timóteo com intuito de oferecer capacitação profissional aos jovens na área de comércio e serviços.

Neste mês a prefeitura de Timóteo abre 2 mil vagas de profissionalização para os jovens por meio do programa PROJOVEM que irá oferecer cursos gratuitos para pessoas com idade entre 18 a 29 anos em diversas áreas. O participante que tiver 75% de frequência no curso escolhido também irá receber um auxílio financeiro, além de vale transporte e lanche durante as aulas.

Para Douglas esta medida é uma AÇÃO positiva que poderá evitar o ingresso do jovem na criminalidade por oferecer-lhe opções de melhorias para qualidade de vida com dignidade.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

TIMÓTEO PODERÁ TER AÇÕES ESPECIAIS VOLTADAS PARA A COPA DO MUNDO E PARA AS OLIMPÍADAS




O Projeto de Lei 3.456, de 03/05/2010, que “Autoriza o Poder Executivo a instituir ações de apoio e divulgação do esporte brasileiro em competições internacionais”, de autoria do vereador Douglas Willkys foi aprovado por unanimidade em primeira votação na última reunião da Câmara Municipal de Timóteo.

O projeto prevê a realização de ações por parte da municipalidade visando divulgar as competições e os atletas que representam o país. De acordo com o projeto poderão ser instalados telões em vários pontos da cidade para que os torcedores acompanhem os principais jogos. Os munícipes também poderão enfeitar casas, ruas e praças públicas. Tudo, entretanto sob orientação e fiscalização da Prefeitura Municipal, que inclusive poderá criar campanhas de divulgação entre os moradores e entre os alunos da rede municipal de ensino.

O ponto polêmico do projeto é a possibilidade de competição e premiação entre os moradores ou grupos que sobressaírem nos enfeites e ornamentação com as cores nacionais. Entretanto, os mesmos deverão obedecer a regras previamente definidas pela equipe organizadora e deliberadas em conjunto pelos interessados.

Segundo o autor do projeto, Douglas Willkys (PSB), a legislação é importante porque as ações já são desenvolvidas pelos moradores em suas comunidades, a lei apenas cria mecanismos para que o município apóie, incentive e fiscalize estas ações que muitas vezes são realizadas sem nenhuma supervisão do poder público. “Em regra, na Copa do Mundo muitas ações já são realizadas neste sentido, precisamos que o patriotismo esportivo também seja amadurecido nas outras competições, só assim, atletas e outras modalidades também serão conhecidos e terão seu trabalho reconhecido pela população” afirma o parlamentar.

Com a confirmação das próximas Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil, abre-se um grande espaço para ações voltadas para o esporte e o desempenho do país. O comércio da região como sempre, deve aproveitar as datas para oferecer produtos e serviços a estas situações e conseqüentemente apostar no aumento das vendas. No sentido de apoiar o esporte brasileiro e o aquecimento do comércio, o projeto já ganhou a medalha de ouro.

Corpo de Bombeiro para cidade de Timóteo, uma grande conquista


Recado do Vereador Douglas Willkys a comunidade de Cachoeira do Vale

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sergio Mendes como candidato à ALMG

TIMÓTEO – A executiva municipal do PSB anunciou nesta terça-feira (1) que vai indicar o nome do ex-vereador Sérgio Mendes como candidato do partido a uma cadeira na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O presidente da legenda, Gervásio Pierre, afirmou que a deliberação foi conjunta, com a participação das direções estadual e nacional.

A notícia foi dada durante entrevista coletiva na sede do partido, na no Centro de Acesita, que contou com a presença de integrantes da direção municipal. Atualmente o PSB possui 400 filiados no município.
“O PSB se reorganizou e a população tem clamado por uma candidatura do partido. O fato do Sérgio estar aguardando o julgamento do processo no TRE-MG (para assumir a Prefeitura de Timóteo a partir de uma possível cassação de Geraldo Hilário por abuso de poder econômico e político) corre paralelamente à campanha. Mas não podemos deixar de apresentá-lo como uma opção da legenda, pois o nome dele é forte. Acreditamos que o nome dele vai arrebanhar votos em Ipatinga e Coronel Fabriciano, além de Timóteo”, justificou Gervásio.

Questionado sobre um possível choque da campanha para deputado estadual com a finalização do processo que corre em segunda instância, o que geraria a posse de Sérgio Mendes à frente da Prefeitura Municipal de Timóteo, o presidente do PSB disse que existem outros nomes da legenda na região que poderiam substituir Mendes, nesta eventualidade.


CPI de Timóteo é adiada outra vez - CPI apura denúncias contra os serviços da Oscip Idheas


TIMÓTEO – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades nos serviços prestados pela Oscip Idheas para a Prefeitura Municipal de Timóteo vai ter que esperar pelo menos mais duas semanas para sair do papel. O novo entrave apresentado na reunião ordinária do Legislativo timotense nesta terça-feira (1) foi a redação do requerimento, que não apresentaria em seu conteúdo um fato determinado, o que tornaria o documento inconstitucional, na visão do vereador Moacir de Castro (PSDB), líder do governo de Geraldo Hilário (PDT).

Os vereadores que assinaram o requerimento pedindo a CPI – Douglas Willkys (PSB), Marcílio Magalhães (PDT), José Vespasiano (PT), Keisson Drummond (PT), Willian Salim (PPS) e Wanderlei Nobre (PSB) - apresentaram um substitutivo, corrigindo os pontos questionados. O documento foi elaborado pelo procurador jurídico da Câmara, Luiz dos Vieira Marques. Contudo, Moacir pediu vistas até segunda-feira.

Willkys solicitou à presidente do Legislativo, Guaraciaba Gomes Martins Araújo (PMDB), que anexasse junto ao documento várias cópias de reportagens sobre a vinda da Polícia Federal a Timóteo em abril deste ano, quando foi deflagrada a operação Hygeia, em que a Oscip Idheas acabou envolvida.

Moacir quer interpor recurso e Guaraciaba disse que o líder de governo tem até segunda (7) para encaminhar seus argumentos à Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Além de examinar o documento, ela dará parecer ao substitutivo ao requerimento.

Afronta
No momento em que o vereador Douglas Willkys (PSB) solicitou a inclusão de matérias veiculadas na imprensa sobre a operação da PF em Timóteo para subsidiar o pedido de CPI, Moacir de Castro, ex-vice-prefeito de Anchieta Poggiali num dos mandatos mais desastrosos já experimentados pela população de Timóteo, dirigiu palavras ofensivas ao jornal VALE DO AÇO.

FONTE: jornal VALE DO AÇO