terça-feira, 27 de abril de 2010

CARTA À CIRO GOMES


Prezado Companheiro Ciro Gomes:


Gostaria de manifestar minha decepção com a direção do PSB quanto a decisão de impedir que o Deputado disputasse o mais alto cargo político deste país.

Sou militante e filiado no mesmo partido, detentor de um mandato de vereador em Timóteo-MG. Escolhi o partido pela afinidade com os ideais de não se curvar diante dos grupos interessados em se perpetuar no poder.

Achei de uma fraqueza imensurável o papel a que se prestou o grande PSB Brasileiro em favor do projeto político de outro partido e quem sabe pelo projeto pessoal de alguns.

Fiquei entristecido pelos sinais de negativa de apoio do partido desde a algumas semanas atrás em disputar a eleição mesmo tendo um bom nome e possibilidades de informar a população brasileira as bases que o socialismo prega e a forma pela qual gostariamos de ver nosso país conduzido.

Covardia é a palavra mais adequada para transmitir o meu sentimento e de outros correligionários perante a decisão.

Desejo sorte na sua caminhada socialista e espero em breve poder defender um nome do PSB para o cargo mais importante deste país.

Cordialmente,

Douglas Willkys

Vereador-Timóteo/MG

Atleta do Futuro incentiva formação

por Diário Popular

Em Timóteo, o projeto desenvolve a modalidade de futsal em parceria com o Sesi


atleta do futuro

Na tarde desta segunda-feira (26/04), foi realizada uma cerimônia de apresentação do projeto nas dependências do SESI

TIMÓTEO - "Usar o esporte como meio de inclusão social é o melhor caminho e os resultados positivos fazem com que novas parcerias entre empresas e órgãos públicos se efetivem", assegura o gerente do SESI de Timóteo, João Francisco de Almeida, ao comentar sobre o projeto Atleta do Futuro, fruto da parceria com a ASSEIT. Desenvolvido em âmbito nacional pelo SESI, o projeto atende, em Timóteo, 90 crianças de 07 a 17 anos, mas a expectativa é de que, até o final de 2010, a instituição supere o número de 200 alunos assistidos.
Iniciado no final de 2009, o Atleta do Futuro conta com o apoio das empresas VAMTEC e VAMLOC e da Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação e das escolas municipais Novo Tempo e Angelina Alves de Carvalho. Na tarde desta segunda-feira (264), foi realizada uma cerimônia de apresentação do projeto nas dependências do SESI. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria do Carmo Dias Lima, da diretora do Departamento de Ensino, Rosilei Alvarenga Duarte, do gerente de Esporte, Júlio César Lana Jacques. O prefeito Geraldo Hilário foi representado pelo secretário municipal de Administração, José Constantino Filho, o Coronel.

EDUCAÇÃO
O Projeto Atleta do Futuro consiste na iniciação e aperfeiçoamento esportivo com caráter sócio-educativo. Em Timóteo, o projeto desenvolve a modalidade de futsal. Em meio às ações esportivas permanentes são estimuladas a vivência e conscientização para os valores humanos. "O Atleta do Futuro conta com a participação da família, que na medida do possível tem acompanhado de perto as atividades, e proporciona o exercício da responsabilidade social empresarial", frisa João Francisco de Almeida, gerente do SESI Timóteo, elogiando o apoio da iniciativa privada.
O professor de Educação Física, Guilherme Bueno Américo, destaca que o foco do projeto é a questão educativa. "Estamos ensinando a técnica e a tática do futsal, a preparação física, mas a proposta principal é formação integral do cidadão. Ao incentivar a prática esportiva entre os jovens reduzimos a criminalidade, e criamos valores, hábitos saudáveis", avalia o professor.
Gustavo de Paula Félix da Costa, aluno da escola Novo Tempo, joga na posição de goleiro. Aos 15 anos, ele já tem a consciência da importância social do projeto. "O projeto tira os jovens das ruas e das drogas. Eu acho que o futebol pode nos dar um bom futuro", comenta. Para o lateral Matheus Leonardo de Souza, 15 anos, que estuda na mesma escola, o projeto favorece a disciplina na escola. "Com determinação, daqui para frente a gente pode até ser um atleta desses times lá de fora", sonha Matheus.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Timóteo debate educação inclusiva


TIMÓTEO - A educação inclusiva será debatida pela comunidade timotense nesta segunda-feira (26). Por iniciativa da diretoria da Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza, será promovido um encontro no auditório do Paço Municipal, às 18:30h, para discutir os avanços e os desafios da inclusão na área educacional. O evento é aberto à participação de instituições educacionais, diretores, professores, pais de alunos e comunidade em geral.
Já está confirmada a presença de representantes das escolas municipais Ana Moura, Infantil Monteiro Lobato, Angelina Alves de Carvalho e José Moreira Bowen. Além dos debates, o encontro constará de uma palestra com o tema "Sensibilizando para a inclusão", ministrada pela coordenadora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), Sandra Peri. Haverá ainda apresentação da peça de teatro "Você é especial" pelos alunos surdos e do coral de deficientes visuais do CREIA.

EXPOSIÇÃO
A exposição "Proibido não tocar", do Instituto Cultural Usiminas, recebeu a visita de quinze alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA) de Timóteo, que atende portadores de deficiência visual e auditiva. A visita foi realizada na sexta-feira. O objetivo da exposição, idealizada pelo artista, professor e educador Bruno Munari, é de estimular as percepções das crianças: auditiva, visual, táteis. São propostas atividades lúdicas, que incluem brincadeiras, leitura, criação de histórias e construção de seus próprios livros. O CREIA é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, que atende 94 pessoas de diferentes idades. O centro funciona no bairro na Av. Judith, Maria do Carmo, nº 12, bairro Olaria.
educação

sábado, 24 de abril de 2010

Parabéns ao METASITA pelos 58 Anos de Luta


Venho a público externar votos de congratulações ao METASITA.

A entidade vem ao longo de seus 58 anos, completados neste sábado (24) demonstrando através de seus filiados e das diretorias regularmente eleitas a verdadeira luta pelo direito do trabalhador.

Na pessoa do Presidente Carlos Vasconcelos faço votos de contínua prosperidade a todos os que já integraram e atualmente integram os quadros deste forte sindicato.

Leia ainda: METASITA reinvindica PLR de R$ 9.681:


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Operação Hygeia prende mais um



Ronildo Nascimento foi preso em Taguatinga, Distrito Federal. A Polícia Federal ainda caça o último foragido: Celino Fraga, diretor da Idheas.

A Polícia Federal prendeu, na noite de segunda-feira (19), o penúltimo foragido da Operação Hygeia, que desarticulou um esquema de corrupção entre Funasa, Oscips, empresas e prefeituras de Mato Grosso e de Minas Gerais.

O advogado que é sócio da empresa LW Representação Comercial Ltda, estava com a prisão decretada desde o dia 7 de abril com a deflagração da Operação Hygeia, e foi detido em Taguatinga, no Distrito Federal, na noite de ontem (19).

Conforme informações da PF, Ronildo estava na casa de uma conhecida na cidade-satélite e não reagiu à prisão. Ele já prestou depoimento na capital federal e não há previsão da transferência para Cuiabá. A assessoria de imprensa informou ainda que os policiais tinham mandado de busca e aguardavam apenas a convicção de que o acusado se encontrava na residência onde foi preso. Inicialmente a polícia suspeitava que ele estava em Goiânia.

Dos 35 mandados de prisão temporária expedido pela Justiça Federal, somente um continua em aberto, o do diretor comercial da Oscip Idheas, Celino Henrique Lugon Fraga, interlocutor da Idheas em Timóteo.

No esquema de fraude e corrupção, Ronildo Lopes foi acusado de ter participação das ações da Oscip Idheas.

No pedido de prisão encaminhado pelo Ministério Público Federal (MPF) e acatado pelo juiz Julier Sebastião da Silva, Ronildo figura como um dos articuladores da contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Idheas em Tangará da Serra e Timoteo (MG).

Em gravações telefônicas, apurou-se que Ronildo reivindica de Maria Guimarães Bueno de Araújo, presidente da Idheas, o direito de ter 5% de todo o faturamento da Oscip em Timóteo, pois obteve termo de parceria juntamente com Sérgio Vanderley.

Maria, que também estava foragida, foi presa na sexta-feira (16) em um hotel em Belo Horizonte. Ela usava nome falso para se esconder da polícia desde 7 de abril, com a deflagração da Operação Hygeia.

Conforme a assessoria de imprensa da PF, a polícia recebeu informações de que a acusada viajou para a capital mineira, logo após ter mandado de prisão expedido pelo juiz federal da Primeira Vara de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva.

Foragido

O último foragido, Celino Henrique Lugon Fraga, é diretor comercial do Idheas, também com ligações em Timóteo e outros município de Minas Gerais.

Segundo a PF, ele é responsável por angariar novas prefeituras "parceiras", como Santos (SP) e Diamantino (MT).



ENTENDA O ESQUEMA



Timóteo se prepara para receber 3º encontro nacional de Motociclistas

por Diário Popular


TIMÓTEO - Os amantes do motociclismo, motociclistas de Timóteo e do Vale do Aço e visitantes de várias cidades de todo o país se reúnem na cidade para um dos eventos mais radicais e tradicionais da região. O III Encontro Nacional de Motociclistas de Timóteo, que acontece neste final de semana - entre o dias 23 a 25 de abril - na Praça 1° de Maio, Centro Norte, promete ser o melhor da temporada.
No ano passado, no segundo encontro nacional, cerca de 12 mil pessoas visitaram a Praça 1° de Maio, durante os três dias do evento. Representantes de 85 motoclubes marcaram presença em Timóteo, hospedando-se em hotéis ou até mesmo na área de camping designada para participantes do evento, movimentando a economia da cidade, gerando emprego e renda, e conhecendo um pouco dos atrativos turísticos de Timóteo.
O III Encontro Nacional de Motociclistas de Timóteo é promovido pelos Fugitivos do Vale, Águias do Vale do Aço e Tantans do Asfalto, motoclubes da casa, com apoio da Prefeitura de Timóteo. Uma surpresa nas apresentações deste ano é o show de manobras radicais. Pilotos farão acrobacia sobre as máquinas, num verdadeiro show de perícia sobre duas rodas. Quem patrocina a vinda da Equipe Auto Giro neste terceiro encontro nacional é a Mavimoto, revendedor Honda da região do Vale do Aço.


Fonte: http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=9703

terça-feira, 20 de abril de 2010

Assunto da última reunião ordinária (16) foi Oscip Idheas e CPI

TIMÓTEO – Grande parte da reunião ordinária realizada na tarde de sexta-feira (16) na Câmara de Timóteo, que teve a presença do prefeito Geraldo Hilário (PDT), foi tomada pelo assunto Oscip Idheas e CPI. Os vereadores de oposição e situação se alternaram em argumentos contra e a favor da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o último carnaval na cidade, que precisa de quatro assinaturas e, até o momento, tem apenas três.


A presença de Hilário no plenário não foi suficiente para que
Douglas Wilkys (PSB), José Vespasiano (PT) e Keisson Drumond (PT) desistissem de pedir assinaturas para a criação da CPI. Vespa parabenizou a iniciativa do colega Douglas, que deu início ao alerta sobre irregularidades da Oscip Idheas.



Keisson Drumond (PT) engrossou o coro: "Eu assinei o requerimento de CPI por quatro razões: improbidade administrativa; porque não estavam no orçamento gastos com Oscip; não consultou o Legislativo e pela operação da Polícia Federal. Não é com alegria que a gente faz isso, mas temos que fiscalizar. Quem está pagando o preço de tudo isso é o cidadão que paga os impostos”, disse.


Douglas Wilkys acrescentou: “Muitas vezes reclamamos dos escândalos em âmbito nacional, mas quando acontece no município, como fica? Hoje tive a informação e que tem seis auditores do Conselho Nacional da Saúde aqui. Não gostaria que quatro vereadores assinasse o pedido de CPI, mas todos, para colaborarem com a elucidação dos fatos”.


“Muito provavelmente, a Polícia Federal está olhando também a Secretaria de Educação, porque estavam querendo terceirizar a Educação de Jovens e Adultos. Onde tem fumaça tem fogo. O prefeito disse que defende CPI, então por que não discutir isso agora? Temos que dar uma resposta para a sociedade. A nossa principal função é fiscalizar, se não fizermos isso, podemos entregar nossos cargos”, comentou Vespa (PT).


A presidente do Legislativo, Guaraciaba Martins (PMDB), ponderou: “A minha assinatura ainda não está no requerimento, mas pode estar. O prefeito está pedindo um prazo para apresentar os documentos, acredito que temos que ser parceiros dele. Caso ele não apresente a documentação, aí sim, temos que investigar. Não vou passar a mão na cabeça de prefeito corrupto, mas temos que ter responsabilidade”. Para a presidente, instaurar a CPI nesse momento poderia ser precipitado: “Se instaurarmos a CPI hoje, podemos passar vergonha, já que é pouco provável que consigamos os documentos”, confessou.

Moacir de Castro, do PSDB, defendeu o prefeito e sua administração: “A CPI é questão política. A oposição tem que ser responsável, uma vez que o prefeito solicitou prazo. Não vou assinar CPI nenhuma”, enfatizou Moacir de Castro (PSDB).

___________________________________________________



CÂMARA CHEIA PRESSIONA VEREADORES

O plenário contou com uma grande participação popular.

Participe você também!

Ligue: (31) 3848 - 6043

Douglas Willkys critica possível retirada da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes à presidência.

Segundo Ciro, o momento é de cautela.
"O PSB é forte, sabe a hora certa de avançar, e a hora certa de recuar".



A cúpula do PSB começa hoje as negociações para a retirada da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes da corrida presidencial. Com o intuito de participar da comemoração pelos 50 anos de Brasília, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deve desembarcar na capital para um conversa com Ciro. "Temos de atender o apelo do Ciro e resolver logo isso. Existem vários diretórios do partido nos Estados que estão parados à espera de uma solução", disse o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral.

Daqui a uma semana, dia 27, a Executiva Nacional do PSB pretende bater o martelo sobre a candidatura de Ciro à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Na contabilidade do PSB, a renúncia dele pode abrir negociações com o PT em alguns Estados. A candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro.

No entanto, o vice-presidente do PSB negou que o partido esteja "negociando" com o PT a retirada da candidatura de Ciro Gomes em troca do apoio de petistas em alguns Estados. "Não existe isso. Até porque o PT tem muito pouco a oferecer hoje ao PSB."

A avaliação de parte da cúpula do PSB é que a candidatura de Ciro perdeu densidade com a polarização da eleição presidencial entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra. Um dos sinais foi o fato de Pedro Brito, ministro da Secretaria Especial dos Portos, não ter se desincompatibilizado, no início de abril, para disputar uma vaga na Câmara. Brito é ligado a Ciro - foi seu secretário executivo no Ministério da Integração Nacional, no primeiro mandato de Lula.

Já o parlamentar Douglas Willkys (PSB/MG), que esteve no Rio de Janeiro, junto à executiva nacional do partido, em março deste ano, disse que partido quer Ciro presidente, e que se assutou com a notícia circulada hoje. "Em março no congresso nacional estava confirmada a participação do PSB no pleito presidencial, mas temos que ponderam nossas atitudes. Sei que existe hoje a possíbilidade do PSB compor com Dilma. Segundo o próprio presidente, Lula, já disse que Ciro representa o clamor do povo do nordeste", afirma Douglas Willkys.


Douglas Willkys (PSB/MG) e Ciro Gomes (PSB).
Congresso nacional do Partido Socialista Brasileiro no RJ.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Vereadores aprovam concurso público em Coronel Fabriciano


por Diário Popular

13/04/2010

FABRICIANO - Reunidos na noite de ontem (12) em caráter extraordinário, os vereadores de Coronel Fabriciano aprovaram em duas votações o PL 1903, que trata da organização administrativa e o PL 1904, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores no Legislativo Municipal. Na prática, os projetos significam a correção de distorções históricas no Legislativo, com a possibilidade imediata da abertura de concurso público, pela primeira vez, na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, que só possui três servidores estáveis.


http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=9559



quarta-feira, 7 de abril de 2010

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO HYGEIA EM TIMÓTEO



Agentes recolhem provas para a operação Hygeia

Foram muitos os documentos recolhidos pela operação no decorrer da tarde em Timóteo


TIMÓTEO – A Polícia Federal deflagrou hoje às 06h uma operação que envolve a administração municipal de Timóteo e a Idheas, organização que mantém um contrato para gerenciamento de serviços administrativos do serviço público no município. Serão cumpridos 76 Mandados de Busca e Apreensão e 35 mandados de Prisão Temporária nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, dos quais 17 são em desfavor de servidores públicos.

A polícia federal ocupou a sede da Oscip Idheas, localizada na rua José de Alencar, ao lado a loja Terno e Cia, no bairro Funcionários, Timóteo. Ao mesmo tempo outra equipe da Polícia Federal ocupou as salas onde ficam documentos de compras e licitações da prefeitura, no bairro São José.

A"Operação Hygeia", da PF, apreendeu documentos e computadores. A Assessoria de Comunicação da PF em Belo Horizonte deverá divulgar nota oficial sobre a operação à tarde. Agora há pouco a Superintendência da PF em Minas Gerais informou que a operação é da Polícia Federal de Mato Grosso, Estado sede da Oscip Idheas.

A Oscip Idheas já era investigada por suspeita de corrupção e fraudes em licitações em outros Estados brasileiros. A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Timóteo confirma que deverá divulgar uma nota oficial no começo da tarde de hoje. Em Mato Grosso, serão 26 Mandados de Prisão Temporária e 59 de Mandados de Busca e Apreensão. Os municípios envolvidos na operação são Tangará da Serra, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop, Canarana, Santo Antônio do Leverger, Canarana e Cuiabá.

A operação desenvolve-se em parceria com a Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União e apura crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação, dentre outros, praticados em detrimento de Órgãos Públicos Federais e Municípios do interior do Estado.

A CGU já comprovou por meio de auditorias preliminares o desvio de dos esquemas resultaram um prejuízo efetivo aos cofres públicos de cerca de R$ 51.127.692,40 (cinqüenta e um milhões cento e vinte um mil seiscentos e noventa e dois reais e quarenta centavos) em obras e serviços pagos e não executados. Entretanto, o valor total dos prejuízos podem ultrapassar os R$ 200 milhões.

Ong´s

Por fim, o último esquema trata-se do uso de empresas travestidas sob o manto de organizações do terceiro setor (Ons´s) - que são contratadas por alguns Municípios de Mato Grosso e Minas Gerais para gerir os programas de Saúde Indígena, Saúde da Família (PSF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades Municipais de Saúde (UMS).

Neste caso, por deterem status de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - teoricamente entes sem fins lucrativos - os municípios promovem a contratação sem o devido processo licitatório. Em todos os casos, os projetos apresentados com vistas a assinatura do termo de parceria é genérico e apresentam embutidos custos muito superiores ao efetivamente despendidos pelas Oscips para executar os trabalhos de gerenciamento e a administração do quadro de profissionais da saúde contratados para executar o PSF, Samu e UMS.

Além do lucro aferido diretamente por estas instituições, que estariam legalmente vedadas sob pena de distorcer os fins para o qual foram criadas, as investigações demonstram que na execução dos serviços do termo de parceria são contratados pelas Oscips diversos parentes e apadrinhados de vereadores e secretários municipais, além de membros dos conselhos municipais de saúde (ente responsável pela fiscalização da boa execução do projeto), dentre os quais, boa parte não cumpre a jornada de trabalho prevista.

Imprensa espera por mais notícias


Muita apreensão em frente à prefeitura Municipal de Timóteo


ENTENDA MAIS SOBRE AS FRAUDES DA OSCIP IDHEAS


Funasa MT

O primeiro esquema desenvolve-se no âmbito da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso e apresenta o seguinte modus operandi: mediante o recebimento de vantagens financeiras, servidores públicos lotados em postos estratégicos (Divisão de Administração, setor de logística e divisão de licitações) e o staff do órgão promovem o direcionamento das licitações que envolvem os contratos de maior repercussão econômica no âmbito da entidade às empresas do núcleo empresarial beneficiado.

Em seguida, estes contratos são executados com custos superiores ao valor de mercado para o tipo de serviço, além de serem realizados pagamentos por serviços simulados, ou seja, que não foram efetivamente prestados.


Fraudes em obras

A segunda fraude identificada está relacionada à execução de Obras de Engenharia realizadas com recursos federais transferidos por meio de convênios a algumas Prefeituras do Interior do Estado de Mato Grosso.

Cientes da existência de recursos repassados a estes municípios em virtude da grande articulação política de que gozam, os empresários cooptam agentes públicos de setores sensíveis das Prefeituras beneficiárias de modo a propiciar que a licitação para contrato de execução da obra seja direcionado a empresas do seu interesse, muito embora a proposta apresentada seja superfaturada. A obra é iniciada e abandonada sem conclusão após o repasse de notória parcela dos recursos ou é executada por inteiro, porém em quantidade e qualidade inferior ao previsto contratualmente.

Imprensa entrevista agentes em busca de respostas