terça-feira, 23 de março de 2010

VEREADORES PEDEM ABERTURA DE CPI DO CARNAVAL

acesse: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/jornal/129/swf/8x08m5QUAR.swf

"A coletiva foi marca por muitas perguntas, onde os vereadores
explicaram os principais motivos para instaurar a CPI DO CARNALVAL"

TIMÓTEO - Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (23), na Câmara Municipal de Timóteo, os vereadores José Vespasiano – Vespa (PT) e Douglas Willkys (PSB) anunciaram que irão encaminhar um requerimento para que seja instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a prestação de contas do carnaval. Os vereadores alegam que foram procurados por representantes das escolas de samba e de grupos caricatos insatisfeitos com o não pagamento integral do repasse pela Prefeitura de Timóteo, dentro do que foi acordado.

De acordo com Willkys, uma das motivaçoes para a instauração da CPI é a dificuldade encontrada por alguns vereadores de obter informações detalhadas a requerimentos enviados para a PMT. “É preciso fazer uma discussão mais ampla sobre o contrato com a Oscip IDHEAS (responsável pela realização do carnaval). Houve repasse de recursos, portanto tem que ser feita a prestação de contas. O carnaval aconteceu há mais de 30 dias e até agora as escolas não receberam todo o dinheiro que deveria ser repassado pela prefeitura”, ressaltou Douglas.

Segundo Vespa, não há afirmação de que exista alguma irregularidade. “Queremos investigar todos os gastos. Queremos que exista transparência, já que estamos falando de recursos públicos. É um direito dos cidadãos saber para onde foi o dinheiro arrecadado no carnaval, e nós não estamos conseguindo ter acesso a alguns documentos. Queremos deixar claro que não somos contra a realização do carnaval, mas sim contra a falta de planejamento para a realização do evento”, emendou Vespa. “Vamos torcer que a CPI seja instaurada para que a gente possa ter essas respostas”, completou.

Mais uma vez, os vereadores demonstraram preocupação com a contratação da Oscip IDHEAS. “A contratação não passou pela Câmara, não foi respaldada por lei municipal para que fossem estabelecidos alguns critérios”, pontuou o petista.

ARGUMENTOS

Douglas e Vespa afirmaram que têm em mãos alguns argumentos que legitimam a instauração da Comissão. “Tivemos acesso a um CD com a gravação de uma conversa entre uma pessoa e o suposto funcionário da oscip IDHEAS em Timóteo, que compromete a lisura do convênio da oscip com o município. Temos ainda um depoimento de uma pessoa que atuou ativamente nos blocos de carnaval, que também tem dúvidas se a forma como o pagamento feito às escolas de samba condiz com os procedimentos corretos dentro do serviço público”, contou Willkys. Os vereadores não relataram detalhes do conteúdo das provas.

“Tivemos acesso a uma conversa entre uma pessoa e um funcionário da oscip IDHEAS em Timóteo, que compromete a lisura do convênio", dispara Douglas


PROCEDIMENTOS

Os vereadores disseram que, para a abertura da comissão, o regimento interno da Casa prevê que é necessário que no mínimo um terço da Câmara assine o requerimento. “Precisamos de quatro assinaturas. Além de nós dois, o meu companheiro de partido Keisson Drumond também já se comprometeu a assinar. Nós acreditamos que os demais vereadores também participem”, afirmou o petista. Douglas e Vespa explicaram que para instauração de CPI's não é necessário que o requerimento seja aprovado em Plenário, basta que ele tenha o número mínimo de assinaturas. “Estamos solicitando a abertura dessa CPI para questionar os gastos feitos com o carnaval e o que foi feito com o dinheiro arrecadado. Para gerir o dinheiro público, tem que haver normas”, esclareceu Vespa.

“Precisamos de quatro assinaturas. Além de nós dois, o meu companheiro de partido Keisson Drumond também já se comprometeu a assinar. Nós acreditamos que os demais vereadores também participem”, afirmou Vespa (PT)


O parlamentar Douglas Willkys (PSB/MG) assina requerimento de CPI DO CARNAVAL e diz ser o melhor meio para investigar o convênio entre OSCIP IDHEAS e o município de Timóteo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dificuldades para Fiscalizar

Vereadores da oposição, Douglas Willkys(PSB) e Vespa(PT), encontram dificuldades para exercerem o papel fiscalizador do poder legislativo em Timóteo.
Entenda os fatos acompanhando a matéria publicada no Jornal Vale do Aço em 22/03/2010
http://www.jvaonline.com.br/novo_site/jornal/?cdjornal=127

sexta-feira, 19 de março de 2010

"PARLAMENTAR COMEMORA ANIVERSÁRIO COM REQUERIMENTOS IMPORTANTES REPROVADOS EM REUNIÃO ORDINÁRIA"

Comunidade participa de reunião ordinária do dia 16, terça-feira

Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (16), a Câmara Municipal reprovou, requerimentos do vereador Douglas Willkys (PSB/MG) e José Vespasiano (PT), líderes de oposição. Segundo os Vereadores os requerimentos têm embasamento jurídico, pois uma das principais prerrogativas do parlamentar é fiscalizar o executivo.

Os requerimentos reprovados do vereador Douglas Willkys (PSB/MG) foram o de nº 067, que trata de pagamentos efetuados a empresa STAFF publicidade, onde requer cópia do contrato e demais informações e o requerimento nº 068, que trata de pagamentos efetuados a CONSITA, onde requer cópia do contrato e demais informações. Para o parlamentar Douglas, esta atitude foi um péssimo presente de aniversário, pois tratava-se de um dia feliz comemorando seus 23 anos de vida.

“É lamentável este tipo de atitude em pleno século vinte e um, onde prezamos pela transparência no serviço público. Neste momento, quem perde é a comunidade. Ao reprovar estes requerimentos, cujo ponto principal é a transparência e a moralidade, os vereadores deveriam fazer um reflexão, onde o teor deveria ser o povo timotense”, enfatiza o vereador Douglas Willkys (PSB/MG).

Já os requerimentos reprovados do vereador José Vespasiano (PT) são os de nº 055 , que trata sobre informações sobre o funcionamento do EJA e o de nº 056, que trata da relação dos servidores em desvio de função na secretaria de Educação.

“Uma das principais funções dos vereadores é de ser fiscalizador. Na medida que perdemos esta função, que é o nosso dever, estamos ferindo o princípio da transparência no serviço público. Se não existe algo que possa comprometer a atual Administração Municipal, também não poderia existir resistência em aprovar os requerimentos solicitados”, afirma José Vespasiano (PT).

Vereador Douglas Willkys (PSB/MG) e vereador José Verpasiano (PT)

segunda-feira, 15 de março de 2010

PARLAMENTAR DOUGLAS WILLKYS (PSB) PARTICIPA DE SEMINÁRIO NO RIO E DISCUTE POLÍTICA INTERNACIONAL


O parlamentar Douglas Willkys participou do Seminário Internacional de discussão de políticas públicas e inclusão social, “As experiências socialistas chinesa e de governo de esquerda em países capitalistas”, que visa estabelecer parcerias políticas visando captar recursos junto às várias esferas do governo. O parlamentar estava junto da comitiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Vale do Aço no Rio de Janeiro, onde foi realizado o seminário.

O seminário reuniu importantes lideranças do PSB em todo o Brasil, além de representantes da Bolívia, Chile, China, Equador, Uruguai e Venezuela. Ainda, o presidente do diretório municipal do PSB em Coronel Fabriciano, Vair Dias de Assis (Breu), seu colega de Timóteo, Gervásio Pierre. Douglas ressaltou a importância da presença de um Parlamentar de Timóteo, “as trocas de experiências são fantásticas, e como representante jovem percebemos onde queremos chegar, que é ao pleno desenvolvimento sustentável de Timóteo. Sou jovem e quero trabalhar por nossa Cidade, ser um elo entre a reconstrução e o desenvovimento".


Douglas Willkys (PSB/MG) e o presidenciável, Deputado Federal Ciro Gomes (PSB/CE)

Já o presidente do PSB mineiro, deputado estadual Wander Borges, reforçou a importância de Timóteo para a consolidação do partido no Estado, como exemplo de gestão ética e transparente. “Neste pouco tempo em que o PSB retornou à Prefeitura de Belo Horizonte, através da vitória de Márcio Lacerda, já colhemos os frutos de nosso trabalho. Na última pesquisa do DataFolha, Lacerda figura como melhor prefeito de capital em primeiro mandato, e segundo lugar geral. É o mesmo tipo de trabalho que o PSB vai desenvolver em Timóteo: administrar pensando nas pessoas”, anunciou.


DISCUSSÃO

O seminário foi marcado pelo balanço do presidente do Partido Socialista do Chile, Martin Fritz Machuca, sobre os avanços obtidos em 20 anos de governo naquele país. A recente vitória da direita conservadora nas eleições, apesar dos expressivos índices de aprovação da ex-presidente Michelle Bachelet, foi atribuída ao conseqüente desgaste da frente de esquerda após tantos anos, que dificultou a política de alianças da base governista no pleito.

Sérgio Mende discussa e pede apoio na reconstrução de Timóteo


Já o representante da Frente Ampla do Uruguai, J. Fabián Fontoura Cairello, relatou as políticas públicas que foram implementadas naquele país, que hoje figura na 50ª colocação do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Lá os principais desafios foram romper com o modelo neoliberal, distribuindo renda e resgatando a dignidade nacional.

Um dos depoimento mais emocionante nas discussões foi quando a representante do Movimento al Socialismo (MAS) da Bolívia, Leonilda Zurita Vargas, relembrou a trajetória do povo boliviano até culminar no governo Evo Morales. Além do preconceito internacional, pela tradição de mascar folhas de coca, foi preciso enfrentar duras pressões da elite boliviana, inconformada com a ascensão ao poder das etnias indígenas – maioria da população. Hoje o país vive novos tempos, inclusive sendo aprovada a nova Constituição, que assegura direitos como assistência social, participação feminina na política, nacionalização dos recursos naturais, participação comunitária na gestão do Estado, entre outros.

Douglas Willkys (PSB/MG) ao centro, juntos os companheiros do PSB do Leste de Minas.

O vereador-suplente Roberto Prolar (PSB/Timóteo), a deputada profª Vilma Moreira (PSB/MT), o parlamentar Douglas Willkys (PSB/MG) e Gervásio Pierre, Presidente do PSB de Timóteo-MG.

COMPANHEIROS DO PSB REGIONAL NO CONGRESSO INTERNACIONAL





sexta-feira, 5 de março de 2010

PARLAMENTAR QUER AGÊNCIA BANCARIA NO DISTRITO DE CACHOEIRA DO VALE


O Parlamentar Douglas Willkys (PSB), reuniu-se na manhã de ontem (5), na Superintendência da Caixa Econômica Federal em Governador Valadares, com o novo Superintendente Regional do Leste de Minas, Dimas Wagner Lamounier. Na pauta, entre outros assuntos, a implantação de uma agência da Caixa ou Casa Lotérica para suprir as demandas bancárias no distrito de Cachoeira do Vale.

Na reunião, Douglas argumentou sobre a independência do distrito de Cachoeira do Vale em diversas áreas, como posto de saúde próprio, cartório, agência dos correios, sub-destacamento da polícia militar (posto policial), creche, escola municipal e estadual e ainda mais de cem pequenos e médios estabelecimentos comerciais, empreendedores individuais, além de uma multinacional e empresas de grande porte, geradoras de inúmeros empregos.

O Superintendente Regional, Dimas Wagner Lamounier afirmou que se empenhará junto ao parlamentar Douglas Willkys(PSB) para a concretização de mais esse sonho da comunidade.

O parlamentar salientou também que os moradores submetem-se à um extenso deslocamento para utilizar serviços bancários e lotéricos, que em sua avaliação tal serviço já deveria ser realidade na vida na comunidade, ainda mais que a demanda é fruto de um antigo desejo dos moradores. Douglas ressalta que enquanto legítimo representante da comunidade timotense, compromete-se a interpelar junto à todos os órgãos competentes, mais essa conquista para Cachoeira do Vale

“Após a concretização do sonho do posto policial, não podemos cessar esforços para continuar buscando melhorias para nossa comunidade. Considerando as grandes oportunidades que poderiam ser concretizadas, solicitei avaliação da possibilidade da instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal ou uma unidade lotérica no Distrito de modo a facilitar a vida e dar segurança e conforto aos cidadãos. Temos a certeza que o poder público da Cidade colaborará no que for necessário”. afirmou Douglas Willkys.

Nova Superintendência

Dimas Lamounier assumiu o cargo em Governador Valadares à cerca de um mês. Funcionário de carreira da Caixa desde 1978, formado em Engenharia e Administração pela UFMG, com pós-graduações na área econômica. Dimas já ocupou diversas funções de direção na Caixa em Minas Gerais e São Paulo. Participou também da elaboração do Programa de Governo do Presidente Lula, com contribuições relacionadas ao papel dos bancos públicos.

Dimas Lamounier e o parlamentar Douglas Willkys (PSB/MG)